Injetáveis estéticos é uma boa área para você se aperfeiçoar?

Autor: Blog IESE.

Você está em dúvida sobre como funciona uma especialização em injetáveis estéticos?

Para trabalhar no universo dos tratamentos faciais e corporais, é importante sempre estudar e adquirir novos conhecimentos que vão impulsionar a sua carreira na área de saúde ou de estética.

As terapias injetáveis trazem resultados rápidos aos pacientes e sem efeitos colaterais, além de serem um tratamento não invasivo muito procurado por inúmeras pessoas em qualquer região do país.

Para aplicar os injetáveis, você precisa conhecer mais a fundo as substâncias e os métodos de aplicação.

Para saber mais sobre o tema, continue lendo!

O que são injetáveis estéticos?

Os procedimentos estéticos estão sempre em alta no mercado. Muitas mulheres desejam ter uma pele bonita e bem tratada com o avançar da idade e, nesse contexto, os injetáveis estéticos se tornam uma boa solução.

Não há como escapar: os sinais da idade atingem a todos, mas há maneiras científicas de atenuar e reverter alguns desses incômodos aos seus pacientes atuais ou futuros.

As pessoas querem equilibrar o formato e os ângulos do rosto, além de buscarem correções no corpo, devido à flacidez, para trazer mais simetria e harmonia estética.

O tratamento com injetáveis é feito de modo subcutâneo e intradérmico, ou seja, é aplicado entre a derme (tecido externo) e um tecido subcutâneo (interno).

Alguns exemplos de substâncias utilizadas na aplicação são desoxicolato de sódio, L-Arginina, ácido deoxicólico, L-Glutathion e outros.

Os injetáveis englobam muitas modalidades de tratamentos corporais e faciais. Além disso, são considerados pouco ou minimamente invasivos.

Isso significa que não é necessário fazer cortes ou intervenções como cirurgias e, consequentemente, o cliente não precisa ficar internado.

Em geral, a recuperação é bem célere e há alguns efeitos colaterais comuns como um pouco de inchaço e vermelhidão que duram poucas horas.

Mercado dos injetáveis estéticos

O mercado da beleza está em expansão, o que é uma boa notícia para esteticistas e profissionais de saúde que desejam se especializar no setor.

O relatório Aesthetic Medicine Market Size & Growth, feito por de pesquisadores americanos, aponta que os procedimentos estéticos não invasivos devem crescer 14,5% entre 2022 e 2030.

No estudo, o Brasil ficou em 4º lugar no ranking de tratamentos não cirúrgicos ou minimamente invasivos.

De acordo com outro estudo realizado pelo The Aesthetic Society, os tratamentos com injetáveis têm crescido 10% a cada ano.

Além disso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) aponta que no início de 2022 aumentou 390% a busca por tratamentos estéticos em comparação com o ano anterior.

Portanto, as pessoas buscam cada vez mais procedimentos que tragam harmonização facial.

Este público deseja diminuir rugas e linhas de expressão, deixar a pele mais firme, remover bolsas dos olhos, marcar o maxilar ou quaisquer intervenções que minimizem os sinais de  envelhecimento ou de imperfeições corporais.

Esses tratamentos melhoram a autoestima e o bem-estar de mulheres e, também, de homens. Por isso, existem bons motivos para que você aperfeiçoe seus conhecimentos e invista no mercado de injetáveis estéticos.

O perfil que o profissional precisa ter

O escopo é amplo de profissionais que podem trabalhar com injetáveis. Logo, são habilitados para realizar os procedimentos injetáveis:

  • biomédicos;
  • dermatologistas;
  • cirurgiões plásticos;
  • dentistas;
  • farmacêuticos;
  • enfermeiros;
  • esteticistas com especialização.

Muitas pessoas têm dúvidas a respeito da aplicação de injetáveis por esteticistas sem formação na área de saúde.

No entanto, pela lei 13.643/18, os esteticistas não podem realizar tratamentos invasivos, mas podem trabalhar com injetáveis, desde que tenham uma formação complementar para este fim.

Além disso, profissionais de outras áreas da saúde, como enfermeiros, também precisam ter uma formação em curso específico para tratar pacientes com injetáveis.

O que o profissional vai aprender na área e onde pode ser aplicado

Ao fazer um curso ou especialização em terapias injetáveis, você vai aprender como funcionam diferentes ativos, como:

  • vitaminas;
  • aminoácidos;
  • minerais;
  • antioxidantes;
  • metiladores;
  • oligoelementos;
  • outros.

Ou seja, você estará apto a aplicar na prática tratamentos estéticos com injeção em seu consultório ou clínica, mesmo que não tenha uma equipe.

Além disso, os treinamentos ensinam a minimizar efeitos colaterais para que a pele se recupere rápido da intervenção, de forma a trazer resultados satisfatórios aos seus pacientes.

Um curso de injetáveis estéticos ensina questões relacionadas a inflamação e estresse oxidativo para tratar disfunções faciais ou corporais.

O aprendizado envolve também a biossegurança ao preparar os ativos, o quadro anatômico do paciente, técnicas em diferentes tipos de agulha e o nível de profundidade da aplicação.

Você poderá se tornar referência em sua área ao mesmo tempo em que contribui para melhorar a qualidade de vida dos que buscam esse tratamento.

Para quem é indicado

O tratamento facial ou corporal com injetáveis é recomendado para pacientes que apresentam perda de colágeno na pele e perda de hidratação, entre outros fatores que variam para cada paciente.

Isso acontece em áreas do rosto com o decorrer da idade ou do próprio corpo, por exemplo, devido à falta de tempo para praticar exercícios físicos.

É indicado para quem apresenta sulcos com profundidade na pele, sinais de rugas, perda de elasticidade, manchas e outros sintomas e interferem na aparência.

Além disso, os injetáveis podem também ser aplicados como prevenção por pessoas que ainda não tenham sinais mais avançados de envelhecimento da pele, a partir dos 30 anos.

Apenas profissionais de saúde com ensino superior e autorização ou esteticistas cosmetólogos com formação superior são habilitados para realização dos procedimentos.

Como já dito anteriormente, no caso do esteticista é necessário ter formação complementar.

Conheça a Pós-Graduação em Injetáveis Estéticos e Cosmetologia do IESE

Você deseja se tornar um profissional habilitado em bioestimuladores e em terapias injetáveis?

A pós-graduação do IESE é um treinamento completo para que você esteja apto a atuar no mercado. Ele segue as devidas normas de saúde e de segurança previstas em lei.

Trata-se de um curso de estética avançada, no qual você adquirirá conhecimento técnico-científico para se destacar em sua carreira.

O curso envolve procedimentos estéticos de harmonizações faciais, tratamentos corporais e capilares, com carga horária de 500 horas. As aulas são online e presenciais.

Faça sua inscrição aqui

Gostou deste artigo? Aproveite para ler outros conteúdos do blog e fique por dentro das mais modernas técnicas de tratamento facial e corporal!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias:

loading...

Faça parte do nosso canal do Youtube e tenha acesso a Conteúdos Exclusivos!

[fts_youtube vid_count=4 large_vid=yes large_vid_title=no large_vid_description=no thumbs_play_in_iframe=yes vids_in_row=4 omit_first_thumbnail=no space_between_videos=1px force_columns=no maxres_thumbnail_images=yes thumbs_wrap_color=#000 channel_id=UCr4uyXhrDvV6vqFRUd3_ovg]