Preenchedores X Bioestimuladores: entenda as diferenças

Autor: Blog IESE.

Tudo que você precisa saber.

Os preenchedores e bioestimuladores para tratamentos estéticos apresentam diferentes especificidades. Se você trabalha ou deseja trabalhar com harmonização facial, precisa compreender do que se trata cada um.

Caso atue em Brasília e Goiânia, saiba que o mercado é bastante amplo. Sempre há espaço para os profissionais qualificados que se especializam e se mantêm atualizados no universo da beleza e dos injetáveis estéticos. Então, quer saber como funcionam esses procedimentos? Continue lendo!

O que são preenchedores?

Os preenchedores são produtos que visam preencher estruturas do rosto com flacidez. Em especial, sulcos que se formam em determinadas regiões do rosto. Eles servem até mesmo para compensar a falta de crescimento ósseo em áreas como o mento e a mandíbula.

Esses produtos podem ser constituídos de materiais autólogos, sintéticos ou biológicos. O ácido hialurônico, por exemplo, é amplamente utilizado em procedimentos de harmonização facial e é aplicado em regiões como:

  • queixo;
  • lábios;
  • mandíbula;
  • maçãs do rosto;
  • lábios;
  • nariz;
  • olheira;
  • têmpora;
  • lóbulo da orelha.

Nesse sentido, os preenchedores faciais são um grande aliado dos que buscam reduzir os efeitos do envelhecimento. E a parcela de consumidores desses serviços é vasta, formada principalmente por mulheres.

O profissional precisa conhecer os planos de aplicação dos preenchimentos, que são: supraperiosteal, subcutâneo e intradérmico.

Depois do procedimento, o paciente sente um pequeno inchaço e, às vezes, podem aparecer hematomas. Mas são sintomas passageiros. Em geral, é preciso reaplicar o produto entre seis meses e um ano.

Vale lembrar que existem diferenças do ácido hialurônico como preenchedor, hidratante e bioestimulante. Além disso, o levantamento do Future Market Insights, com previsões para 2024-2034, traz constatações interessantes:

Os avanços tecnológicos permitiram a criação de preenchimentos com maior durabilidade, reduzindo a frequência de tratamentos necessários para a manutenção dos resultados, o que não só aumenta a comodidade para quem busca melhorias estéticas, mas também contribui para a viabilidade econômica geral dos procedimentos”.

O que são bioestimuladores?

Os bioestimuladores são substâncias que estimulam a produção de colágeno. Eles promovem um efeito rejuvenescedor da pele, combatendo rugas de forma natural e progressiva.

As substâncias podem ser aplicadas em diversas áreas faciais e corporais. E o que é melhor: os resultados são duradouros, mesmo após a metabolização e eliminação do organismo.

Por sua vez, o tratamento pode ser associado a outras técnicas, a exemplo do ultrassom microfocado, para potencializar os resultados.

Se você é da área de estética, provavelmente já deve ter ouvido falar dos bioestimuladores mais conhecidos no mercado, que são os das marcas Sculptra, Radiesse e Ellanse.

Esses produtos são uma ferramenta importante para o tratamento da flacidez e proporcionam resultados como melhoria do volume tecidual, pele mais firme e menos flácida.

Uma boa notícia: trata-se de um procedimento pouco invasivo, com recuperação mais simples e rápida do que cirurgias plásticas.

O organismo continua a produzir colágeno após o tratamento, e os resultados podem ser percebidos a partir de três semanas após a primeira sessão. No caso do Sculptra, por exemplo, os resultados duram até dois anos.

Logo, o uso de bioestimulador é relevante para quem apresenta perda de colágeno, que começa a acontecer a partir dos 30 anos e pode ser precoce se há fatores ambientais como tabagismo, por exemplo.

Nesse sentido, a aplicação do colágeno atua no surgimento de novas proteínas que vão proporcionar a firmeza perdida.

Quais as diferenças entre preenchedores e bioestimuladores?

Os preenchedores e os bioestimuladores têm o objetivo de rejuvenescer a pele, mas funcionam de maneiras diferentes.

Os preenchedores são utilizados para corrigir pequenas falhas, dar volume em regiões do rosto e preencher rugas, depressões e linhas de expressão de forma imediata.

Por outro lado, os bioestimuladores estimulam a produção de colágeno e proporcionam resultados progressivos. Os efeitos começam a surgir depois de três ou quatro semanas. Eles são recomendados para quem busca uma melhora na firmeza e elasticidade no médio e longo prazo.

O profissional precisa entender como funciona a técnica com agulha e microcânula, além de estar apto a evitar intercorrências e tratar possíveis complicações.

Ainda, talvez você esteja em dúvida se a toxina botulínica é um preenchedor ou bioestimulador. Na verdade, é um tratamento distinto.

O Botox é uma substância que atua inibindo atividades neuromusculares. Isso resulta na paralisação da região afetada e previne marcas de expressão.

Como dominar as técnicas?

Para dominar as técnicas de preenchimento e bioestimulação de colágeno é necessário se especializar nessas áreas. Entenda os motivos:

  • aprimoramento técnico: um curso de especialização oferece a oportunidade de aprimorar as habilidades técnicas necessárias para realizar os procedimentos com segurança;
  • conhecimento específico: proporciona conhecimento aprofundado sobre os diferentes tipos de preenchedores e bioestimuladores, suas aplicações e os cuidados necessários nos procedimentos;
  • atualização das habilidades e de tecnologias utilizadas: a área de estética é bastante dinâmica e um curso de especialização permite acompanhar as inovações e novas técnicas que surgem no segmento.

Ao se especializar nessas técnicas no IESE, você poderá oferecer tratamentos completos e personalizados às necessidades individuais de cada paciente.

Profissionais com formação em estética e na área de saúde, a exemplo de biomédicos, dentistas, dermatologistas e outros, podem trabalhar com harmonização facial ao se especializarem nos procedimentos.

Quais são os diferenciais de aprender no IESE?

O IESE oferece uma série de diferenciais atrativos para quem deseja aprimorar os conhecimentos em preenchimentos e bioestimuladores, em especial para quem deseja atuar em Brasília ou Goiânia. Entenda:

  • excelência acadêmica: o IESE é reconhecido pelo alto nível de ensino e por oferecer cursos de qualidade, proporcionando aos alunos uma formação completa e atualizada;
  • networking: a instituição oferece um ambiente propício para o networking, permitindo que os alunos estabeleçam conexões com profissionais, alunos e professores;
  • abordagem prática e teórica: os programas do IESE combinam uma abordagem prática e teórica e preparam você para os desafios do mundo real;
  • corpo docente qualificado: o IESE conta com um corpo docente altamente qualificado, composto por mestres, doutores e PhDs.

Esses são alguns motivos que tornam o IESE a melhor escolha para os profissionais que desejam se especializar e se destacar na área de injetáveis estéticos.

Então, gostou deste conteúdo? Aproveite para conhecer os cursos do IESE em Brasília e Goiânia e mantenha-se atualizado nas técnicas de harmonização facial! Saiba mais:

Curso Preenchimento Facial Avançado

Curso Bioestimuladores, Volumizadores e Fios Faciais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias:

loading...

Faça parte do nosso canal do Youtube e tenha acesso a Conteúdos Exclusivos!

[fts_youtube vid_count=4 large_vid=yes large_vid_title=no large_vid_description=no thumbs_play_in_iframe=yes vids_in_row=4 omit_first_thumbnail=no space_between_videos=1px force_columns=no maxres_thumbnail_images=yes thumbs_wrap_color=#000 channel_id=UCr4uyXhrDvV6vqFRUd3_ovg]