Estética avançada: em quais áreas se especializar?

Autor: Blog IESE.

Conheça em detalhes as áreas de atuação em estética avançada.

A busca por beleza e bem-estar faz parte do estilo de vida de muitos brasileiros. Neste contexto, os que trabalham com estética avançada desempenham um papel importante para este público.

Mas o que faz o profissional que se especializa em diferentes procedimentos? É o que você vai descobrir neste artigo! Os campos de atuação são bem diversificados e você pode optar por trabalhar em apenas um método ou em diferentes técnicas para ampliar o leque no mercado.

Então, quer melhorar as perspectivas da sua profissão em Brasília e Goiânia? Acompanhe a leitura!

Como funciona a atuação em estética avançada?

Ao buscar por oportunidades de atuação na estética avançada, você vai perceber que existem diversas possibilidades. Os profissionais especializados são responsáveis por oferecer tratamentos faciais e corporais.

Eles possuem formação específica em estética ou são profissionais de saúde, como biomédicos, dentistas, dermatologistas, farmacêuticos, enfermeiros, entre outros.

Assim, têm conhecimentos sobre anatomia, fisiologia da pele, estrutura de vasos e nervos, além de conhecerem os produtos adequados para cada procedimento e as tecnologias utilizadas.

É importante ressaltar que a atuação em estética avançada exige ética, responsabilidade e habilidade técnica por lidar diretamente com a saúde e a integridade física dos clientes.

É indispensável seguir as normas de segurança e higiene previstas pela Anvisa, além de garantir um atendimento personalizado e de qualidade para cada cliente.

Quais são as possibilidades de trabalho em estética avançada?

Trabalhar com estética avançada envolve a aplicação de técnicas e procedimentos corporais e faciais para melhorar a aparência e autoestima dos pacientes. Para quem está em Brasília e Goiânia, não faltam oportunidades. Entenda!

Peelings químicos

O peeling químico é um verdadeiro aliado para a pele. É um procedimento estético que usa soluções químicas para deixar renovar a derme e deixá-la radiante.

No procedimento, uma solução é aplicada no rosto, fazendo com que a pele se descame e dê lugar a uma nova pele mais lisinha, sem cicatrizes ou rugas. O interessante é que existem diferentes tipos de peelings químicos, cada um com um nível de profundidade.

Microagulhamento

O microagulhamento é um procedimento estético que usa aparelho com microagulhas para dar uma “furadinha” na pele. Essas microperfurações estimulam a produção de colágeno e elastina, que são essenciais para regenerar a pele e deixá-la com uma textura melhor.

Sabe aquelas cicatrizes de acne, rugas, linhas de expressão e manchas na pele? Pois é, o microagulhamento é um ótimo tratamento para tratar tudo isso.

Eletroterapia

A eletroterapia é um procedimento estético que usa ondas eletromagnéticas para tratar as camadas mais profundas da pele. O aquecimento estimula a produção de colágeno, que é uma proteína importante para deixar a pele firme.

Além de rejuvenescer e tratar rugas, pode ser usada para tratar a flacidez, celulite e as gordurinhas localizadas. É um procedimento que inclui radioterapia, laser e carboxiterapia.

Toxina botulínica

A toxina botulínica, mais conhecida como Botox, é um tratamento que faz maravilhas para reduzir as rugas e linhas de expressão. Essa substância age bloqueando a transmissão dos impulsos nervosos para os músculos. Com isso, ela trata rugas causadas pela contração muscular, que são suavizadas.

O procedimento é bastante eficaz para rugas na testa, aquelas ruguinhas ao redor dos olhos e também as que aparecem entre as sobrancelhas. Devido à eficácia, é bastante popular na área da estética.

Preenchimento facial e corporal

O preenchimento facial e corporal utiliza injetáveis estéticos para preencher áreas com perda de volume. As substâncias podem ser à base de ácido hialurônico ou outros materiais.

O tratamento é utilizado para suavizar rugas, aumentar o volume dos lábios e melhorar o contorno facial. Já o preenchimento corporal pode ser utilizado para aumentar o volume de áreas glúteos, por exemplo.

Fios de sustentação

Os fios de sustentação dão um verdadeiro “up” para a pele. É um tratamento minimamente invasivo que usa fios, que podem ser absorvíveis, para fornecer suporte e levantar áreas com flacidez.

A mágica acontece quando esses fios são inseridos no rosto por meio de pequenas incisões. Uma vez no lugar, eles promovem um efeito lifting.

PEIM (Procedimento Estético Injetável para Microvasos)

O PEIM é uma técnica para tratar os vasinhos indesejados na pele, como os que surgem nas pernas e na panturrilha. Neste método, uma substância esclerosante é injetada nos vasos sanguíneos dilatados, o que bloqueia o fluxo e faz com que eles desapareçam.

Laser

O laser é um procedimento estético que utiliza feixes de luz concentrados. Existem diferentes tipos de lasers, cada um com uma finalidade. Eles podem ser utilizados para tratar manchas, rugas, cicatrizes de acne e remoção de pelos, entre outros fins estéticos.

O laser é basicamente luz, mas não é qualquer luz. Ele tem um comprimento de onda e todos os seus raios se movem em uma única direção. Isso permite concentrar uma quantidade de energia em um local específico.

Mesoterapia

A mesoterapia é um procedimento estético que consiste na aplicação de substâncias ativas na pele, por meio de injeções superficiais.

Essas substâncias podem incluir vitaminas, minerais, aminoácidos e outros compostos. A técnica pode ser utilizada para tratar celulite, gordura localizada, flacidez, manchas e rejuvenescimento facial.

Além disso, o profissional precisa saber exatamente qual é o ângulo ideal de aplicação da injeção, bem como a profundidade correta. As substâncias são administradas em pequenas doses e em pontos específicos.

Cosmetologia

A cosmetologia é uma área interessante que abrange os produtos cosméticos na harmonização facial e corporal.

Os profissionais dessa área têm conhecimento sobre os ingredientes ativos que estão presentes nos produtos. Eles sabem exatamente quais substâncias são benéficas para a pele e como elas podem agir para nos proporcionar os melhores resultados.

Como se diferenciar no mercado?

Conheça alguns pontos importante para se diferenciar no mercado de estética em Brasília e Goiânia:

  • faça cursos de especialização;
  • ofereça um atendimento personalizado para cada paciente;
  • invista em tecnologias e equipamentos de qualidade para oferecer tratamentos eficazes;
  • utilize estratégias de marketing para atrair novos clientes e fidelizar os existentes;
  • participe de eventos para estimular o networking;
  • busque feedback dos clientes como provas sociais;
  • desenvolva boas habilidades de comunicação.

Então, gostou deste conteúdo? O IESE vai ajudá-lo a impulsionar sua atuação em estética avançada. Oferecemos diversos cursos de especialização para quem deseja se destacar no mercado. Conheça a pós-graduação:

Master em Estética Avançada

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias:

loading...

Faça parte do nosso canal do Youtube e tenha acesso a Conteúdos Exclusivos!

[fts_youtube vid_count=4 large_vid=yes large_vid_title=no large_vid_description=no thumbs_play_in_iframe=yes vids_in_row=4 omit_first_thumbnail=no space_between_videos=1px force_columns=no maxres_thumbnail_images=yes thumbs_wrap_color=#000 channel_id=UCr4uyXhrDvV6vqFRUd3_ovg]