Ácido hialurônico é a estrela da vez, e está cada vez mais procurado por quem busca a beleza facial. De fato, esse ativo poderoso pode trazer resultados incríveis para sua pele e enfrentar as marcas de envelhecimento. Continue lendo para entender um pouco mais.
O que é o ácido hialurônico?
E se eu disser que esse ativo que você tanto procura já está dentro de você?
Isso mesmo, o ácido hialurônico já está no seu corpo, cumprindo a função de hidratação e lubrificação.
Nas articulações, possui função de lubrificar e nutrir o tecido cartilaginoso. Mas como você já sabe, ele possui outras funções em nossa pele.
Aqui, ele hidrata profundamente e ainda estimula a produção de colágeno. Para você ter uma noção, de toda sua concentração em nosso corpo, 56% dele está em nossa pele. Tamanha é a sua importância para a saúde e beleza de nossa pele.
Assim como o próprio colágeno, a produção de ácido hialurônico diminui com o decorrer dos anos. Desse jeito, podemos entender por que ele está diretamente relacionado ao aparecimento de rugas e ressecamento da pele.
E quando isso acontece, precisamos consumir o este ácido de outras formas.
Ácido hialurônico para preenchimento.
Preenchimento labial é muito procurado nas clínicas.
O ácido hialurônico possui a capacidade de preencher, ou seja, “esconder” as rugas profundas e linhas de expressão em volta dos olhos e em outras áreas do rosto.
No entanto, também podemos realizar o preenchimentos dos lábios, buscando deixá-los mais volumosos.
Quando o assunto é preenchimento, o ácido hialurônico pode ser usado de duas formas: com dermocosméticos ou injetável.
Dermocosmético para preenchimento.
Desse jeito, o ativo é entregue através de um veículo, ou seja, o próprio dermocosmético. Pode ser aplicado em locais específicos, como em rugas em volta dos olhos, bigode chinês ou nos lábios. O tratamento pode ser feito diariamente em casa.
Lembre-se: quanto menor o peso molecular do ácido, mais profunda será a camada da pele alcançada no tratamento.
Preenchimento injetável.
Nesse caso, o ácido hialurônico vem como um gel a base de glicosaminoglicanas, que preenche os pontos da pele que estão sem volume, como rugas, olheiras, bigode chinês, cicatrizes de acne e celulite. Também pode ser utilizado nos lábios, para acrescentar volume e ganhar lábios mais bonitos e carnudos.
Quando injetado, os efeitos do ácido hialurônicos são mais duradouros, no entanto não são permanentes. Eventualmente, o processo terá de ser refeito.
Preenchimento injetável X botox.
Algumas pessoas podem confundir os dois procedimentos, apesar de serem muito diferentes.
Como já falamos, o ácido hialurônico é uma substância que já está presente em nosso corpo, e que pode ser utilizada para hidratação ou preenchimento. Por não ser algo desconhecido ao nosso organismo, as chances de rejeição são bem pequenas.
Por outro lado, o botox é uma toxina, chamada de toxina botulínica injetável. O efeito do botox não é necessariamente preencher, mas paralisar os músculos da região de aplicação. Desse jeito, não acontece o aprofundamento das rugas e a pele se mantém firme.
Ácido hialurônico para hidratação.
Hidrate a pele com os dermocosméticos corretos.
Também pode ser encontrado em dermocosméticos que ofereçam hidratação de pele, seja como principal objetivo do produto ou como secundário.
Como a redução da produção do ácido hialurônico afeta a aparência da pele e reflete em ressecamento, isso pode ser revertido com a aplicação do próprio ativo.
Uma função desse ativo que é muito importante nesse caso de desidratação é a formação de uma camada protetora na pele, que evita a perda d’água, e mantém o equilíbrio da pele.
Vitamina C + Ácido hialurônico.
Se sozinho já causa, imagina junto com a vitamina C, outra estrela dos tratamentos de beleza.
A associação dos dois é muito interessante, principalmente para tratamentos de rejuvenescimento.
Assim, o ácido hialurônico irá agir como hidratante e preenchedor de rugas e linhas de expressão, enquanto a vitamina C age como antioxidante, revitalizando a pele, evitando o envelhecimento precoce e o aparecimento de manchas.
Que combinação incrível, não é?