Tudo que você precisa saber sobre estética e se tornar um profissional de sucesso!

Autor: Renata Pádua.

Descubra como está o mercado de trabalho para quem deseja trabalhar com estética.

“O que eu preciso para ter sucesso?” Esta é a pergunta que esteticistas e profissionais de saúde como você se fazem, repetidamente; e parece perfeito para nós, porque significa que você tem a qualidade ideal para alcançar o sucesso: a vontade de aprender e melhorar.

O mundo da estética e da beleza tornou-se um dos setores mais estáveis ​​para se trabalhar hoje, e isso se deve às suas infinitas oportunidades de trabalho e à crescente demanda por profissionais.

Com alta competição e novos caminhos se abrindo diariamente, é inteligente ficar um passo à frente e saber quais qualidades o ajudariam a se destacar neste mundo glamoroso.

Confira no artigo de hoje o que você pode fazer!

Tornando-se esteticista: estudos e perspectivas futuras

Desde 2018, quando foi sancionada a Lei 13.643/2018, que regulamenta a profissão de esteticista, os profissionais que desejam entrar nesta profissão, deverão obrigatoriamente realizar um curso técnico ou superior em estética, devidamente regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC)

Para obter este curso, é necessário ter uma licenciatura em ensino médio ou ter outros estudos equivalentes para fins acadêmicos.

Essa formação é a melhor opção para dar o seu primeiro passo neste setor, pois, com ela você obterá uma base sólida em todas as áreas em que irá trabalhar no futuro.

É muito importante que o instituto de ensino em saúde estética que você escolher, lhe permita fazer aulas práticas estéticas em um ambiente real, para poder desenvolver a sua futura profissão com total segurança e satisfação.

Outro fator que você deve considerar é que o método educacional seja multidisciplinar e tenha um excelente quadro de professores especializados.

Certificação na mão, e agora?

Como em toda profissão, só o certificado de conclusão de curso não garante o seu sucesso, agora é hora de correr atrás de uma boa colocação. Mas por onde começar?

Bom, antes de se comprometer com uma carreira completamente nova, é sempre uma boa ideia ver como ela realmente é primeiro. Uma ótima maneira de fazer isso é acompanhar outro profissional qualificado, o que permitirá que você veja não apenas como eles realizam os tratamentos, mas também como lidam com as situações do dia a dia em uma clínica.

Embora você possa estar constantemente aprendendo através de minicursos e Workshops, também é uma ótima ideia se cercar de pessoas que estão na indústria da estética há muito tempo. 

Dê uma olhada nos fóruns e torne-se parte de uma comunidade de profissionais experientes que poderão responder suas dúvidas, além de oferecer conselhos e suporte.

As principais funções da esteticista

As funções das esteticistas variam de acordo com seu local de trabalho e especialidade. Algumas profissionais executam tarefas mais específicas, enquanto outras, realizam diversos tipos de tratamentos de beleza. 

Dependendo de sua experiência, suas responsabilidades podem incluir:

Estética facial: esses procedimentos são muito solicitados nos centros de beleza: rejuvenescimento facial, limpeza de pele, remoção de rugas e de manchas, assim como hidratação facial, tratamentos de acne, redução de flacidez, entre outros.

Melhorar a aparência dos cílios e sobrancelhas: mais requisitados do que nunca, esses tratamentos são focados em melhorar a aparência dos cílios e sobrancelhas, por isso, tratamentos como implante e coloração de cílios, micropigmentação ou microblading serão alguns dos mais solicitados em sua clínica.

Estética - Micropigmentação IESE

Tratamentos de manicure e pedicure: cuidados com os pés e as mãos, unhas de porcelana, manicure em gel ou semi-permanente, são altamente exigidos em uma clínica de estética.

Eletroterapia estética: esses procedimentos consistem na aplicação de cargas elétricas positivas e negativas na face e no corpo. Radiofrequência, pressoterapia ou cavitação, seriam alguns dos exemplos.

Procedimentos para a prestação dos serviços

Existem procedimentos que devem ser seguidos para manter altos níveis de profissionalismo ao se trabalhar na indústria da beleza, esses incluem:

  • Habilidades técnicas de beleza para realizar tratamentos com o mais alto padrão.
  • Atendimento ao cliente para que eles se sintam confortáveis ​​e bem cuidados.
  • Comunicação verbal, incluindo escuta ativa, para aprender sobre as necessidades dos clientes e explicar as opções de tratamento.
  • Destreza manual para realizar tratamentos.
  • Conhecimento básico de informática para agendamento de novos compromissos e processamento de pagamentos em sistemas eletrônicos.

Profissionalismo e sucesso no mercado da estética

“O profissionalismo é algo que se conquista e tem muito a ver com a imagem que você consegue transmitir aos outros”. Não tenha dúvidas de que seu sucesso será alcançado com muito trabalho e esforço, mas terá uma grande recompensa!

Por isso, dedicamos este espaço para oferecer algumas dicas para você alcançar o sucesso que merece:

Conquiste o sucesso diariamente: o sucesso é conquistado dia após dia, dando o seu melhor a cada momento. Estar atento aos desafios que surgem em seu caminho e pronta para lutar, é um reflexo claro de sua seriedade e seu desejo de vitória.

Teste seus limites: há dias ruins que testarão seu limite de resistência em sua carreira e profissão. Embora possam parecer obstáculos, na verdade, permitem que você se conheça melhor. Conhecer o seu limite é a melhor maneira de provar a si mesmo que você é capaz de superá-lo. O trabalho fácil deixa você preso em sua zona de conforto; saia disso e comece o caminho para a excelência.

Imagem e reputação: perseguir uma carreira e sucesso significa viver sob um “microscópio público”. Suas ações e palavras estão aí para serem avaliadas, julgadas e criticadas. Especialmente na era das redes sociais, onde é muito fácil expressar a opinião publicamente, perder sua reputação pode ser questão de alguns segundos (ou algumas mensagens). Procure proteger sua imagem evitando situações que possa colocá-la em risco.

Nunca recue: este ponto é muito fácil de entender, mas, ao mesmo tempo, difícil de cumprir. Um profissional de sucesso nunca recua, principalmente em situações difíceis. Estar lá, presente, significa ser um líder confiável. As pessoas que tendem a recuar são apenas aquelas que buscam resultados, sem esforço.

Ajude os outros: tudo o que você conquistou até agora, com certeza você deve a alguém que o ajudou, ensinou e orientou. Agora que você é um profissional de sucesso, chegou a hora de retribuir o favor a quem virá depois de você. Mostre-lhes o caminho que você seguiu, ajude-os passo a passo para se tornarem os profissionais de estética que merecem ser. Ser um mentor é a melhor maneira de continuar construindo sua reputação.

Este é definitivamente o momento para você brilhar!

Você se reconhece com essas habilidades? Acredita que está pronta para se tornar uma profissional de sucesso em saúde estética? Temos boas notícias! Nossa equipe do IESE, pode ajudar você a embarcar nesta maravilhosa profissão. 

Para muitos, é a oportunidade de conhecer a sua vocação, para outros, a possibilidade de definir sua direção. Conheça todos os nossos cursos e venha fazer parte do nosso Time!

Ah! Seu sonho é tornar uma empresária de sucesso? Então, assista esse excelente exemplo de empreendedorismo, e se inspire!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias:

loading...

Faça parte do nosso canal do Youtube e tenha acesso a Conteúdos Exclusivos!