Como começar no mercado da beleza e saúde estética?

Autor: Renata Pádua.

Neste dia das mulheres o IESE traz dicas para te ajudar a começar do jeito certo e se tornar uma profissional de sucesso no mercado da beleza e saúde estética.

Você se sente atraída pelo promissor e rentável mundo da estética? Muitas pessoas pensam que o interesse pela aparência é uma coisa inerentemente pessoal. Ainda mais, pessoas pensam nisso como mais um “hobby”. 

Mas a busca e o amor pela beleza intrigam a humanidade há séculos, portanto, uma vontade de construir uma profissão em torno dela pode ser realmente uma ideia muito frutífera. 

Então, se você está a caminho de descobrir como começar no mercado da saúde estética, fique conosco. Vamos ter uma conversa muito interessante sobre esse assunto!

O que é um esteticista?

Antes de começar a se preocupar em aprender como se tornar uma esteticista, vamos lidar com a questão mais importante primeiro: o que é um esteticista? 

Em geral, os esteticistas são profissionais experientes e bem treinados que usam uma variedade de técnicas de cosmetologia para fornecer serviços de cabelo, unhas, maquiagem ou cuidados com a pele aos seus clientes. 

Alguns especialistas optam por oferecer uma ampla seleção de serviços aos seus clientes, outras decidem se especializar em uma área específica, por exemplo, micropigmentação ou injetáveis estéticos.

Esteticistas não são profissionais médicos e não diagnosticam ou tratam doenças de pele — esse é o trabalho de um dermatologista — mas eles têm algum conhecimento de dermatologia para melhor tratar as preocupações de seus clientes.

Na mesma linha, os esteticistas podem apoiar o trabalho de um dermatologista ou cirurgião plástico; eles geralmente trabalham com clientes que têm problemas de pele mais sérios, incluindo queimaduras, traumas ou preparação e recuperação de cirurgia plástica.

O que é preciso para se tornar um (uma) esteticista?

Embora algumas pessoas se considerem talentosas para melhorar a imagem de outras, a estética é uma profissão, por isso, se você estiver interessada em entrar nesse universo, precisará encontrar uma escola na área de beleza e estética, que forneça o treinamento necessário para você poder se destacar no mercado de trabalho após a sua formação. 

Em 2018 a Câmara regulamentou o exercício da atividade, portanto, para atuar como esteticista, você terá que cursar uma graduação na área ou um curso técnico em estética e em seguida, poderá fazer um curso de curta duração, direcionado para a área da estética que mais gosta.

Algumas escolas oferecem cursos de curta duração; no entanto, não se deixe guiar pelo tempo, é aconselhável estudar até se sentir suficientemente preparada. 

Então, se você terminar um curso de alguns meses e sentir que precisa complementar, procure se especializar em determinadas áreas fazendo novos cursos e ‘workshops’ adicionais para complementar a preparação.

Lembre-se: o mundo da estética não para de crescer! Quais são as expectativas para 2022? A expectativa é que após a pandemia, essa tendência se consolide entre os consumidores e aumente a busca por tratamentos, produtos e cosméticos.

Para as clínicas de estética, isso significa uma oportunidade de investir em tecnologias que proporcionam bons resultados e atraem mais clientes. Para os profissionais que ainda não se especializaram, agora se torna o melhor momento, pois muitas instituições estão com valores diferenciados devido às retomadas e o mercado está superaquecido.

Como você iniciará sua prática?

Após terminar os estudos e obter sua certificação de esteticista, a próxima coisa a considerar é como você vai começar a oferecer o que aprendeu. Qual a melhor maneira de ganhar experiência na indústria da beleza? 

Normalmente, a primeira chance de muitas estudantes de estética em potencial adquirir experiência de trabalho é durante os estudos. No último ano, as alunas têm até duas semanas para trabalhar em empresas, clínicas, hospitais ou escritórios locais para experimentar o mundo do trabalho e recebem inúmeras tarefas para concluir. 

Para aquelas que já deixaram a escola, a experiência pode ser adquirida de uma forma diferente. Você pode ter que se dedicar a trabalhar nos fins de semana em um salão de beleza sem remuneração. Esta é a maneira mais fácil para quem está começando no mercado de saúde estética. 

Ao adquirir prática, conhecimento e segurança, vem a recompensa! Você poderá se tornar empreendedora e abrir seu próprio salão, spa ou centros de beleza. 

Porque o mercado da beleza pode ser uma ótima escolha para uma mudança de carreira

Começar sua carreira no mercado da beleza e estética tem muitos benefícios: não há limitações neste campo, você pode explorar coisas novas e o mais interessante, você define o quanto quer ganhar.

Isso ocorre porque esse segmento oferece uma variedade de trabalhos criativos e permite que você faça os outros se sentirem bem através da sua criatividade — é uma arte de ajudar as pessoas a parecerem magníficas. 

Além disso, o campo da beleza está repleto de oportunidades para conhecer e trabalhar com pessoas fascinantes; é isso que ajuda a manter essa carreira desafiadora!

Tendências do mercado de beleza para 2022

A indústria da beleza está crescendo rapidamente e não mostra sinais de parar tão cedo. Essa informação foi levantada pela Associação Brasileira da indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (ABIHPEC).

Segundo a ABIHPEC, nos últimos cinco anos, o mercado de estética brasileiro cresceu 567% e somente em 2020, o setor avançou mais de R$ 47,5 bilhões. A previsão de crescimento para os próximos anos continua. 

O motivo desse crescimento? Um aumento significativo dos gastos brasileiros com cuidados pessoais, aliado à alta preocupação cultural com a aparência física.

Esta é uma boa notícia para quem está pensando em se tornar uma esteticista, não é mesmo?

Um ponto importante que não poderíamos deixar escapar! A indústria da beleza é dominada praticamente por mulheres e hoje queremos dedicar esta mensagem a todas vocês!!! 

Todos os anos, o dia 8 de março é marcado como o Dia Internacional da Mulher em todo o mundo. Esse dia celebra as conquistas culturais, políticas e socioeconômicas das mulheres. Não tem como negar que as mulheres estão quebrando barreiras e alcançando o impossível todos os dias. 

Sinceramente! Não há nada que não possamos fazer! A todas vocês, desejamos um Feliz Dia da Mulher!!! 

Comece seu futuro em beleza e na saúde estética conosco!

Você está pronto para começar sua carreira no mercado da saúde estética e bem-estar? Aqui no IESE, somos considerados referência em treinamentos de aperfeiçoamento e capacitação profissional da saúde estética e beleza.

Nossos cursos foram desenvolvidos especificamente para criar uma base completa em beleza, e pode ser usado como um “trampolim” para quem deseja “dar um salto” na carreira ou entrar no mundo da beleza e estética. 

Contate-nos para saber mais sobre nossos cursos de curta duração! Estamos te esperando!

Ainda com dúvidas? Separamos alguns depoimentos dos nossos alunos para você se inspirar:

Dr. Junior Roma

“Vim em busca de uma nova tendência, que é a área da Saúde e Estética. Fiz o Curso de Botox Avançado e Preenchimento Básico e PEIM e me surpreendi com o Instituto! Ele conta com uma estrutura muito boa e profissionais excelentes.”

Raquel Rodrigues

“Venho de Londres e estava numa seleção de escolas de Estética, entretanto recomendaram o IESE como uma das melhores da região de Goiás. Eu gostei imensamente, foi muito produtivo para mim. Consegui aprender quase todas as bases necessárias que eu queria para o começo de uma nova profissão.”

Mayara Abdelnur

“Fiz cursos de Design de Sobrancelha, Micropigmentação e Extensão de Cílios. Aqui tem uma estrutura magnífica, a equipe é apaixonante, todos muito educados, muito preparados, impossível não se apaixonar. Me sinto muito bem e muito preparada. Estou saindo daqui pronta para começar meus atendimentos.”

Renata Pádua - Redatora IESE Especialização

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias:

loading...

Faça parte do nosso canal do Youtube e tenha acesso a Conteúdos Exclusivos!

[fts_youtube vid_count=4 large_vid=yes large_vid_title=no large_vid_description=no thumbs_play_in_iframe=yes vids_in_row=4 omit_first_thumbnail=no space_between_videos=1px force_columns=no maxres_thumbnail_images=yes thumbs_wrap_color=#000 channel_id=UCr4uyXhrDvV6vqFRUd3_ovg]