Passo a passo para se pós-graduar e abrir sua clínica de estética

Autor: Renata Pádua.

No mês da Mulher o IESE traz o passo a passo para se pós-graduar e ter seu próprio negócio o mais rápido possível.

Não é segredo que o aprimoramento profissional é essencial para crescer em qualquer carreira. Ainda mais na saúde estética que a cada dia surgem novas tendências e novas tecnológicas.

Partindo dessa premissa, quem não acompanhar as novidades da área, ou seja, não buscar atualizações constantes, pode acabar ficando para trás. Então, fazer uma pós-graduação em saúde estética é um investimento para quem deseja se destacar e tornar uma autoridade no mercado da beleza. Afinal, essa área é um mercado aquecido e a procura por serviços que possam melhorar a aparência vem crescendo a cada dia.

Está pensando em pós-graduar nesse mercado tão promissor? Então esse artigo é para você. Continue lendo!

Princípios da saúde estética

Antes de entrar nos méritos do curso de formação para se especializar em estética avançada, é imprescindível uma breve visão da disciplina, para entender o que é e em quais casos é eficaz.

A saúde estética é muitas vezes confundida com a cirurgia estética, no entanto, é uma prática completamente diferente que não requer incisões e nem uso de anestesia geral. 

Seu princípio baseia-se principalmente na injeção de substâncias na pele. Isso pode ser em particular:

  • Aplicação de ácido hialurônico na derme e tecido celular subcutâneo.
  • Preenchimentos dérmicos: substâncias ‘semelhantes’ a gel injetadas sob a pele para restaurar o volume perdido, suavizar linhas e vincos ou melhorar os contornos faciais.
  • Toxina botulínica (Botox): geralmente usado para fins de redução de rugas como pés de galinha e linhas da testa. 

O objetivo da saúde estética é, portanto, o uso de substâncias para retardar o envelhecimento da pele, no entanto, não se limita a isso. Além da injeção de substâncias, outras técnicas também estão incluídas, como:

  • Uso de lasers na depilação ou remoção de tatuagens;
  • O método de criolipólise que elimina o acúmulo de gorduras localizadas, graças ao congelamento das células de gordura;
  • Técnicas de peelings (leves e moderados), usado para proporcionar uma série de benefícios a pele, como, reduzir o aparecimento de rugas, melhorar a textura e manchas na pele.

A saúde estética inclui, portanto, todas as técnicas que não requerem cirurgia.

Primeiros passos para se graduar em saúde estética

Graduar-se em saúde estética, significa formar em uma área em constante aprimoramento, exigindo dos profissionais que desejam atuar nesse meio, compreender com profundidade as técnicas disponíveis, estando sempre atentos às novidades tecnológicas, atualizações terapêuticas e congressos.

O primeiro passo para o profissional que quer especializar no mercado da beleza — em particular, com os injetáveis — é realizar uma pós-graduação em saúde estética avançada.

Este curso é direcionado para diversos profssionais da saúde, dentre eles, biomédicos.

Segundo a resolução n° 241 do Conselho Federal de Biomedicina, os profissionais biomédicos, poderão oferecer procedimentos minimamente invasivos (não cirúrgicos), aos seus pacientes após habilitação em Biomedicina Estética.

Mas atenção! Somente após o término da pós-graduação e habilitação do conselho regional, é que esse profissional estará capacitado para atuar com procedimentos injetáveis estéticos, faciais e corporais.

Qual profissional pode fazer pós-graduação em estética?

O curso destina-se àquelas profissionais que pretendem investir no seu profissionalismo, já conhecendo todos os métodos básicos da estética, mas pretendem expandir as suas competências aproximando-se do mundo da saúde estética avançada

Em um mercado competitivo como o atual, a “estética” e a “saúde estética avançada” colaboram para garantir a solução de problemas complexos na aparência e que exigem uma abordagem multidisciplinar garantindo a satisfação do cliente. 

“Embora o envelhecimento da pele seja irreversível, a ciência, a medicina e a estética, oferecem vários recursos para frear a sua degradação. A beleza da pele é um dos principais atributos para a nossa aparência. Para mantê-la saudável, devemos tratá-la com cuidados específicos para cada tipo.

Goosens (2004, p.43-44)

Então, o que vem depois?

Bom, se você deseja trabalhar de forma independente, atuando na sua própria clínica e prescrever procedimentos injetáveis para seus pacientes, após a conclusão da pós-graduação em estética avançada poderá ter seu próprio negócio. 

Abrir uma clínica de estética é uma boa oportunidade, se você fizer do jeito certo. Isso requer seguir várias etapas e se proteger contra riscos de mercado.

De fato, qualquer atividade empreendedora não é isenta de riscos, por isso listamos algumas dicas para você abrir sua clínica de beleza de forma rápida e com segurança!

Localização da clínica

Há muitos fatores a serem considerados aqui, mas o ingrediente principal é a visibilidade. Se você está abrindo uma clínica de estética sofisticada, pode ser desafiada a tentar equilibrar luxo com conveniência. Embora seja importante atrair seu cliente-alvo, você também quer ser notado pelas pessoas na rua. 

Identifique os concorrentes e sua localização

Estar sozinho na realização desta atividade em uma ampla área geográfica é muitas vezes uma vantagem, mas devemos ficar atentos, pois a ausência de um concorrente pode ser a justificada pela ausência de demanda.

Determinar clientes em potencial

Este e o passo mais importante! Se ninguém está interessado em seus tratamentos de beleza, significa que você está no lugar errado. Para superar essas deficiências, é importante determinar vários critérios, por exemplo:

  • O que os clientes locais esperam da sua clínica?
  • Qual o Custo e benefício dos seus produtos e serviços?
  • Como construir a fidelidade do cliente com um bom atendimento?

Você pode fazer essas perguntas diretamente aos potenciais clientes. Isso permitirá que você saiba onde deve se instalar, quais serviços e produtos oferecer e, finalmente, qual estratégia de comunicação adotar.

Equipamentos e suprimentos

Uma clínica de beleza requer equipamentos e suprimentos para os negócios. Você precisa de itens para seus estilistas de beleza e clientes. Desenvolva uma lista de verificação dos equipamentos e produtos iniciais da clínica.  

Discuta as necessidades da clínica com fornecedores de renome. Por razões sanitárias, evite comprar equipamentos e suprimentos desconhecidos.

Ah! Você também não pode esquecer de promover sua clínica de estética através de um bom plano de marketing negócios, que impulsione a conscientização, atraia novos clientes e crie seguidores fiéis. 

Conheça os diferenciais da pós-graduação em estética do IESE

Ministrado por renomados acadêmicos e especialistas na área, nosso curso de pós-graduação Master em Estética Avançada, inclui aspectos importantes de anatomia, farmacologia, cosméticos, segurança, prática clínica e protocolos para lidar com complicações.

Oferecemos excelente educação, informações e treinamento prático que se correlaciona com os mais recentes avanços em saúde estética em todo o mundo.

Nosso diferencial?

  • corpo docente altamente capacitado e qualificado;
  • infraestrutura moderna e sofisticada, com salas de aulas totalmente equipadas.
  • professores altamente qualificados com as últimas tendências do mercado.

Os cursos de pós-graduação do IESE, sem dúvidas, é um diferencial para os profissionais que querem ter as melhores oportunidades no mercado de trabalho, aprimorar suas habilidades e se destacar da concorrência.

Amplie sua prática clínica com conhecimento especializado em saúde estética. Venha estudar com a gente!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias:

loading...

Faça parte do nosso canal do Youtube e tenha acesso a Conteúdos Exclusivos!