Profissionais de Sucesso: Gustavo Pacheco

Autor: Thiago.

Abrir seu próprio negócio faz parte dos objetivos de diversos brasileiros. Quer seja por necessidade, pela falta de oportunidades no mercado de trabalho, ou pelo desejo de ter e tocar um negócio próprio e consolidado, o empreendedorismo faz parte dos sonhos de grande parte da população.

Um panorama do empreendedorismo no Brasil

Mas o desejo de empreender não faz parte apenas dos sonhos, mas é fato e realidade. Segundo pesquisas do Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, em 2020 o empreendedorismo no Brasil, teve um crescimento de 8,4%, reforçando que nem mesmo a pandemia foi capaz de frear esse crescimento.

De acordo com esta fonte, em 2020 o país registrou recorde no número de novas empresas abertas e encerrou o ano com cerca de 20 milhões de negócios ativos, o que representa um aumento de 6% em comparação com 2019.

Em relação a microempreendedores individuais (MEIs), o crescimento foi ainda mais expressivo: a categoria registrou um aumento em relação ao ano anterior, com mais de 2,5 milhões de novos registros.

Duas realidades: Abrir um negócio X Prosperar o negócio

Mas não basta abrir um negócio, para garantir que ele seja um projeto de sucesso, próspero, que se mantenha e se desenvolva. Mesmo com a grande abertura de empresas, muitas, não alcançam nem sua maturação, e vem a fechar por inúmeros motivos. 

Dentre as diversas causas de falência, podemos destacar temas como despreparo profissional, má gestão, falta de planejamento a curto e médio prazo, inexistência de um plano de negócios, ausência de uma comunicação efetiva, erros no planejamento financeiro e inúmeros outros fatores que são fundamentais para manter uma empresa saudável e em crescimento. 

Em contrapartida, vemos profissionais que além de empreender, buscam a profissionalização pessoal para gerir seu negócio. Estes, na maioria das vezes, alcançam êxito e destaque no seu negócio, e apesar de enfrentar crises, estão mais preparados para lidar com estas situações.

Um exemplo de sucesso

Um exemplo de empreendedor de sucesso, é o empresário Gustavo Pacheco, e hoje vamos contar para você um pouco mais da sua história.

Gustavo Pacheco é fundador e proprietário da Pacheco Centro Estética, juntamente com sua esposa. Neste espaço realizam tratamentos no ramo da estética capilar, facial, corporal e injetáveis.

A ideia de abrir a Pacheco Centro Estética veio do desejo do casal de empreender, e desde o início entenderam que deveriam buscar o aperfeiçoamento profissional, para que, mesmo em meio a diversos concorrentes no ramo, pudessem se destacar.

Na busca por alguma especialização que pudesse atender às suas necessidades, o principal aspecto procurado foi uma Pós-Graduação que abordasse temas como gestão, negociação e como atrair clientes.

E nesta busca, encontrou no IESE Especialização o MBA em Estética. Ao longo dos estudos foi entendendo que sim, é necessário buscar sempre ajuda profissional para o aperfeiçoamento do negócio, quer seja através de mentores, consultorias, ou uma especialização.

Diante de tudo que aprendeu, pôde perceber que, antes de começar seus estudos, estava trabalhando sem um direcionamento correto. Mas com a Pós-Graduação, Gustavo alcançou a clareza necessária de como atuar, quais passos seguir, como lidar com seus clientes, como realizar suas melhores parcerias, enfim, como fazer sua empresa crescer.

A capacitação profissional por meio da especialização, fez com que seu negócio, não fosse apenas mais um, sujeito a uma falência por falta de estrutura, mas que fosse de fato, um negócio dos sonhos, de sucesso e rentável.

Olhando todo esse cenário de crescimento do empreendedorismo, e pensando em capacitar, ajudar e abençoar vidas através do Ensino, o IESE Especialização desenvolveu seus Cursos de Curta Duração e Pós-Graduação, para o preparo dos seus alunos para o mercado, tanto de forma técnica (na área de atuação profissional), quanto na gestão de negócios. 

Conheça todos os nossos cursos e venha fazer parte do nosso Time IESE Especialização!

Confira na íntegra a história deste Profissional de Sucesso, assistindo o vídeo abaixo

Confira outros episódios sesta série.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias:

loading...

Faça parte do nosso canal do Youtube e tenha acesso a Conteúdos Exclusivos!

[fts_youtube vid_count=4 large_vid=yes large_vid_title=no large_vid_description=no thumbs_play_in_iframe=yes vids_in_row=4 omit_first_thumbnail=no space_between_videos=1px force_columns=no maxres_thumbnail_images=yes thumbs_wrap_color=#000 channel_id=UCr4uyXhrDvV6vqFRUd3_ovg]