Gestão de Clínicas de Estética – Um desafio possível

Autor: Karolyn Soledad.

Temos no Mercado da Estética profissionais cada vez mais capacitados em suas áreas de atuação, com um currículo impecável, repleto de cursos voltados para as áreas técnicas. Apesar dessa qualificação profissional, diversas vezes o quesito gestão de negócios e gestão empresarial é negligenciado, fazendo com que excelentes profissionais sejam péssimos empreendedores do seu negócio.

Mas qual é a grande causa deste problema?

Por vezes os profissionais acreditam que ser excelentes em suas técnicas é o suficiente para terem destaque, porém, alcançar o sucesso enquanto negócio requer muitas outras qualificações, que fogem até mesmo das suas áreas de atuação profissional, mas possibilitam o crescimento do seu empreendimento.

Compreender como funciona a Gestão de Clínicas de Estética é um dos pontos de partida para se iniciar uma transformação de sucesso, quer seja de um negócio já existente ou um projeto a ser colocado em prática. 

A má gestão do negócio pode tornar a rotina caótica com: informações desorganizadas, colaboradores “perdidos” em sua atuação, clientes insatisfeitos, gastos sem controle, e consequentemente prejuízos e um negócio à beira do caos.

Por mais que seu espaço  ofereça os melhores procedimentos estéticos, com profissionais altamente qualificados, um fator fundamental para o sucesso do negócio é a gestão. Entender como administrar de forma eficiente e eficaz, é um passo necessário para manter seu empreendimento saudável, financeiramente falando, e em crescimento constante.   

Dentro da Gestão de Clínicas de Estética, existem diversos aspectos que possibilitam o desenvolvimento do negócio. Abaixo, listamos os principais pontos que devem sempre estar presentes nesta administração.

Planejamento

O planejamento estratégico é um ponto importantíssimo a ser aplicado pensando no crescimento do negócio. É através do planejamento que se estabelecem metas e objetivos a curto, médio e longo prazo, que irão definir ações específicas a serem executadas em cada etapa de desenvolvimento do plano.

É a partir das metas que é possível ter um vislumbre de “onde estamos e para onde queremos chegar”, e o planejamento é o passo a passo de como esses objetivos serão colocados em prática.

Um bom planejamento estratégico, com objetivos bem definidos,irá abranger diversos aspectos da gestão de clínica, desde redução de custos e otimização de recursos, até a escolha das melhores estratégias para atrair clientes e alavancar as receitas do seu negócio.

Financeiro

O controle dos recursos financeiros, é outro aspecto essencial para a sobrevivência do negócio.

Dentro deste controle é necessário ter bem estabelecido as despesas fixas, variáveis e uma reserva financeira para situações que fogem ao controle. 

Fazer o gerenciamento das entradas e saídas diárias, é outra ação fundamental para avaliar o faturamento e lucro que o negócio vem obtendo.

A boa administração financeira, aliada ao planejamento estratégico, será responsável também por trazer previsões de quando “economizar” no negócio e quando investir.

Controle de Estoque

Na rotina frenética de atendimentos em clínicas de estética, muitas vezes, algumas ações importantes que deveriam estar dentro da rotina são esquecidas. Uma delas é o controle de estoque.

Mas por que isso é tão importante? Com o devido controle, além de serem evitados gastos desnecessários nas compras de insumos, deixam de haver problemas como falta de materiais no momento do atendimento aos pacientes.

Outro ponto importante que previne a perda de materiais, é o controle das datas de validade dos produtos. 

Por isso, no controle de estoque é necessário padronizar processos que devem ser realizados cotidianamente.

Capacitação da Equipe

Toda experiência do cliente dentro do seu negócio deve ser positiva. Desde o primeiro atendimento que pode ser realizado via telefone, whatsapp, instagram, até o momento de receber o procedimento, e o pós atendimento. Todas as etapas devem proporcionar ao cliente uma experiência inesquecível, fazendo com que ele volte e recomende para outras pessoas.

Para proporcionar essas sensações é de extrema importância a capacitação da equipe, através de cursos e treinamentos, que os habilitem a sempre oferecer o melhor na execução das suas tarefas, independente da área em que atuem na empresa.

Comunicação do Negócio

Comunicar é fundamental para fazer com que o negócio se torne conhecido para a pessoa mais importante: o seu cliente.

Independente de ser novo ou antigo cliente, só é possível conhecer o espaço quando há a comunicação do mesmo. Quer seja por indicação, boca a boca, panfletos, outdoor ou pelas mídias sociais, a comunicação é fundamental para o sucesso do negócio.

Mas antes de se comunicar, é necessário saber: Para quem devo comunicar? Conhecer o público alvo é a primeira etapa no processo de comunicação.

Isso por quê? Porque quando se sabe qual é o público que se quer atingir, mais assertiva será a comunicação para ele. Melhor será o direcionamento das campanhas e ações realizadas.

Conhecendo o público-alvo, é hora de partir para a comunicação em si. E uma das maneiras de mais fácil alcance hoje, é através das redes sociais. Estar presente, não é apenas necessário, mas essencial para ser conhecido e gerar confiança nos potenciais clientes.

Apesar de ser uma ferramenta pública, gratuita e de fácil acesso, é de extrema importância estudar a plataforma, para preparar conteúdos que sejam assertivos, relevantes e que, de fato, captem a atenção do seu público e convertam em vendas.

Uma outra maneira de comunicar ao público de forma estratégica, é a criação de campanhas sazonais. Aproveitar datas especiais e temporadas, como dia das mães, dia da mulher, dia dos pais, natal, férias, verão, com preços especiais, combos específicos, tratamentos exclusivos. Esta é uma ótima oportunidade de atrair novos e antigos clientes.

Atualização

Quer seja nas técnicas ou no uso de tecnologias inovadoras, a atualização é sempre uma forma de crescer, valorizar o negócio, se diferenciar diante da concorrência e atrair o cliente. 

São muitas as ações necessárias para uma boa Gestão de Clínicas de Estética, e quando colocadas em prática, podem elevar o negócio a altos patamares e diferenciais diante da concorrência.

Uma boa forma de desenvolver estas habilidades de gestão é através da busca de conhecimento especializado

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