O melhor caminho a percorrer, torne-se uma esteticista de sucesso

Autor: Renata Pádua.

No mês do trabalho descubra o passo a passo de como se tornar uma esteticista de sucesso.

Sensibilidade e compreensão para com as necessidades dos clientes, capacidade de trabalhar bem com as mãos, excelentes habilidades de comunicação verbal, ser minuciosa e prestar atenção aos detalhes… Estes são apenas alguns dos ingredientes indispensáveis para quem está considerado percorrer o caminho da estética.

Esteticista é uma profissão promissora. É gratificante dar às pessoas beleza, juventude, emoções positivas e claro, receber um bom salário por isto. No entanto, nem todo mundo tem o que é preciso para essa indústria competitiva.

Por isso, antes de mergulhar profundamente nesta carreira, você precisa entender quais habilidades são necessárias para se tornar uma esteticista de sucesso!

Este assunto te interessa? Então, continue a leitura deste post e descubra!

Quais são os requisitos para se tornar um esteticista?

Provavelmente, você está se perguntando como começar no mercado da beleza e saúde estética, certo? Bom, embora a paciência e as habilidades dos profissionais sejam essenciais, para você iniciar uma carreira no mercado da beleza, as qualificações acadêmicas são o requisito número 1. 

Você poderá optar pelas seguintes qualificações:

  • Graduação em Estética: este é o primeiro passo para se tornar um esteticista especializado;
  • Pós-graduação em Saúde Estética (Master em Estética Avançada, Estética Avançada e Cosmetologia, Genética Médica e Biologia Molecular);
  • Cursos de extensão (Estética facial/Corporal, Injetáveis Estéticos, Micropigmentação, Extensão de Cílios).

Você também pode optar por um curso online (EaD), por exemplo, Biossegurança em Estética e Imagem Pessoal.

O que estes cursos costumam envolver?

A grade curricular depende, no geral, o curso pretende, através do conhecimento científico e tecnológico, desenvolver habilidades e atitudes que permitam aos profissionais de estética realizar procedimentos tratamentos faciais, corporais, depilação, capilares, além de habilidades de negócio.

Alguns tópicos que você pode esperar aprender, incluem:

  • Anatomia humana e Biologia;
  • Ciência Cosmética;
  • Protocolos Faciais e Corporais;
  • Cosmetologia e Estética;
  • Marketing, vendas e gerenciamento de Clínica;
  • Biossegurança;
  • Empreendedorismo;
  • Segurança, saneamento e esterilização;
  • Entre outros.

E quanto às habilidades?

Sabemos que ter conhecimento não é suficiente para ter sucesso nesta profissão, não é mesmo? Você também precisa ter as habilidades certas. As mais requisitadas incluem:

Habilidades de atendimento ao cliente: esteticistas trabalham com pessoas, ajudano-os a alcançar a aparência desejada. Por isso, é importante que você seja extrovertida e social. Um bom profissional se esforça para fazer seus clientes se sentirem confortáveis e isto pode ser feito comunicando-se efetivamente e ouvindo ativamente.

Habilidades de gestão de tempo: profissionais da saúde podem atender vários clientes em um único dia. Como resultado, as habilidades de gerenciamento de tempo são importantes. Isto é para garantir que os cronogramas sejam mantidos e os clientes atendidos em tempo hábil.

Habilidades técnicas: aqui, é necessário ter uma compreensão profunda e completa de cada opção de tratamento e suas funcionalidades. Fornecer serviços confiantes, higiênicos e incrivelmente detalhados é a chave para fazer os clientes voltarem. 

Caminho para se tornar uma esteticista de sucesso

Agora que você já sabe sobre os requisitos e habilidades para começar no mercado da beleza, vamos entender quais são as aptidões que o esteticista precisa desenvolver para ter sucesso nesta carreira.

1. Paixão!

Para ser a melhor em qualquer linha de trabalho, você precisa ter paixão. Paixão por motivar a si mesmo, seus funcionários, seus clientes e seu negócio. Você precisa ser capaz de injetar vida e vitalidade nos serviços que oferece para poder informar os clientes sobre eles com confiança. 

A paixão pelo seu trabalho lhe dará a motivação necessária para ter sucesso, o impulsionará para frente, deixando-a ansiosa para aprender novas técnicas e permitirá que você se mantenha atualizada e até mesmo à frente da multidão!

2. Uma visão sólida

Todas as empresas de sucesso têm uma coisa em comum, uma visão clara e definida. Antes de iniciar seu negócio, pergunte a si mesmo: “Como é o meu sucesso?” Você vê pilhas de dinheiro ou centenas de clientes satisfeitos? Ambos? Seja o que for, você precisa de um plano para atingir esses objetivos.

Nosso conselho? Crie o mapa do seu negócio para o sucesso e cumpra-o. Embora possa parecer sábio mudar seu curso de ação diante de qualquer adversidade em potencial, é melhor manter o plano elaborado e ser paciente. 

Mais importante ainda, estabeleça os objetivos de longo prazo da sua clínica e celebre as pequenas vitórias que acontecem ao longo do caminho.

Deixe seu cliente confortável

Como todos são únicos, você ajustará continuamente a maneira como trabalha para atender às necessidades de cada cliente. Algumas pessoas tendem a ser mais nervosas do que outras, então aprender a ler a linguagem corporal é um trunfo nesta indústria. 

Se você estiver realizando a primeira massagem de alguém, certifique-se de que eles entendam o que é uma massagem de relaxamento e o que esperar. A forma como você fala com os clientes é muito importante — você precisará ajustar seu tom e escolher suas palavras cuidadosamente para cada cliente. 

Algumas pessoas respondem bem a piadas divertidas, enquanto outras são mais sensíveis e gostam de falar de maneira formal. Se você conseguir ler seus clientes e se conectar com suas necessidades, não terá problemas para reservá-los para uma visita de retorno.

4. Precisão

A precisão fala por si mesma — não há espaço para preguiça dentro da indústria da beleza, se você for inconsistente ou deixar de realizar qualquer parte de um procedimento e seu cliente perceber, infelizmente isso pode resultar em um cliente a menos. 

Em média, se uma mulher tiver uma experiência ruim, ela contará para 16 pessoas, se ela tiver uma experiência boa, ela contará para no máximo 7 pessoas — a propaganda boca a boca é uma das melhores maneiras de conquistar clientela, mas você precisa ser preciso para que seu negócio seja um bom tema de conversa. 

Então como você faz isso? Basta você entregar um serviço de qualidade cada vez que um cliente entrar pela sua porta! Lembre-se que a jornada do cliente começa ao chegar a sua clínica, é importante que ele se sinta cuidado e que suas expectativas sejam gerenciadas e atendidas.  

5. Capacitação

Além dos caminhos citados acima, existe outra habilidade que pode realmente fazer você se destacar: capacitação. Isso mesmo! A experiência prática é essencial, mas o mercado da beleza cada vez mais pede profissionais altamente capacitados. 

Esteticistas capacitados desfrutam da liberdade de escolher entre uma ampla variedade de carreiras em potencial. Alguns perseguem papéis gratificantes com empregadores estabelecidos, enquanto outros se concentram nos benefícios do trabalho autônomo. Em ambos os casos, o potencial de ganhos é alto e a satisfação no trabalho pode ser ainda maior.


E aí? Ficou interessada em percorrer por este caminho?

Então, o que você está esperando? Se você pensa que está pronta para embarcar em sua jornada de esteticista, que tal iniciar sua caminhada aqui com a gente!

No IESE, nos dedicamos a criar a melhor experiência de aprendizado, que supera em muito a nossa concorrência. Estamos aqui para apoiar terapeutas de beleza, enfermeiros, dentistas e outros profissionais de saúde que desejam progredir em suas carreiras, fornecendo as ferramentas essenciais para você ter sucesso com nossos cursos de treinamento em saúde estética.

De mais, né? Ainda não sabe o que cursar? Clique aqui, que ajudaremos você!Gostaria de ler outros conteúdos como este? Acesse nosso blog e fique por dentro das novidades!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias:

loading...

Faça parte do nosso canal do Youtube e tenha acesso a Conteúdos Exclusivos!