Estética: mercado de trabalho, salário e como fazer a diferença

Autor: Renata Pádua.

No mês do trabalho confira as opções deste mercado que vem crescendo cada vez mais.

Você está considerando mudar de profissão ou deseja iniciar uma carreira que seja recompensadora, bem remunerada e ofereça uma vida inteira de oportunidades de aprendizado? 

Então, seja bem-vinda ao mundo da estética! Esteticistas são especialistas licenciados em cuidados com a pele que são treinados para fornecer uma variedade de procedimentos. 

É uma profissão em alta demanda e que está evoluindo a cada dia. Você sabe que ama cuidados com a pele, saúde e beleza, mas ainda está em cima do muro?

Não se preocupe! Neste artigo, vamos mergulhar profundamente sobre esse mercado de trabalho, estimativa de ganhos e como você pode se tornar um esteticista de sucesso. 

Vamos começar?

Mercado de trabalho — área de atuação

Novos avanços na tecnologia tornaram os procedimentos não cirúrgicos mais seguros, eficazes e, mais importante, além de menos onerosos do que os procedimentos cirúrgicos. Entre as possibilidades de atuação profissional estão:

  • salões de beleza;
  • centros de estética, spas e academias;
  • consultórios (de maneira autônoma ou como funcionário);
  • hotéis.

Cada ambiente de trabalho terá suas vantagens e desvantagens. É preciso considerá-las ao refletir se as alternativas correspondem à sua realidade.

Vamos supor que você trabalha em um salão de beleza. Ao assumir um vínculo empregatício, cria-se a possibilidade de fomentar uma base de clientes leais e estabelecer uma rotina de trabalho relativamente tranquila, além da estabilidade financeira.

No entanto, você será dependente de seu empregador e da estrutura fornecida por ele. Esta é uma opção para quem está começando. Afinal, você estará em um ambiente propício para o desenvolvimento de suas competências técnicas e habilidades profissionais. Ao encarar os desafios do dia a dia, você terá uma noção maior do que a profissão exige.

Outro cenário possível é o da atuação autônoma. Nesse caso, você terá a possibilidade de fazer seus próprios horários e até mesmo conciliar com outras atividades. Em contrapartida, você estará sujeito à cenários de instabilidades.

Essa opção é mais recomendada para aqueles que já atuam profissionalmente e têm experiências anteriores. Trabalhar para si mesmo exige disciplina, comprometimento e uma série de outras habilidades complementares, que talvez o recém-formado ainda não tenha. Por exemplo, como lidar com as finanças, fornecedores, agendamento de clientes… e por aí vai.

Independentemente de sua escolha, o segredo é posicionar-se de maneira inovadora no mercado de trabalho, aliando as suas habilidades técnicas a nichos pouco ou mal explorados, sempre atento às tendências.

Remuneração: quanto ganham os esteticistas?

Então, após aprender sobre as possibilidades de atuação profissional, quanto um terapeuta da beleza pode realmente ganhar? A resposta para isso é: depende da região, das certificações do profissional e da referência de mercado de trabalho do empregador.

Em média, a faixa salarial mensal para um esteticista no Brasil é de R$1.643,00, no entanto, uma pesquisa divulgada  pela Catho, aponta que os profissionais com qualificação superior podem ganhar 25% a mais do que quem não tem essa qualificação! De acordo com a Educa Mais Brasil o salário pode chegar a mais de R$3.500,00.

Interessante, não é mesmo?

Para saber a média salarial de um esteticista na sua região, clique aqui!

Chaves para o sucesso como esteticista

Quando você estiver pronto para se aventurar como um profissional qualificado, oportunidades infinitas estarão à sua espera na indústria da beleza. Selecionamos abaixo, algumas dicas importantes que podem te ajudar a se tornar uma esteticista de sucesso:

Ame o que você faz!

Começar na indústria da beleza requer horas de treinamento e aprendizado e pode ser exaustivo, mas compensa. Lembre-se de amar sua carreira e o resto virá fácil!

Esteticista de sucesso? Não prometa milagres

Seja racional com seus clientes e ofereça soluções personalizadas. Muitas vezes, o entusiasmo e o desejo de demonstrar a eficácia de alguns tratamentos podem levá-lo a usar palavras que podem “subentender” ao milagre. 

Explique de forma clara, quais resultados as pessoas se beneficiarão e como funciona o tratamento que você está prestes a fazer.

Resultados excepcionais em pouco tempo são cobiçados por todos, mas você sabe como o corpo humano funciona e o ritmo em que ele pode responder a diferentes tratamentos. Cada pessoa é diferente e a evolução da pele muda: seja sincero e você nunca errará.

Desenvolva habilidades interpessoais

A indústria de beleza é altamente baseada em serviços, onde você interage principalmente com os clientes. Como esteticista profissional, você deve desenvolver habilidades interpessoais para ser responsivo e interativo com os clientes. Algumas dessas habilidades, são:

  • habilidades interativas;
  • personalidade encantadora e agradável;
  • boas habilidades de comunicação;
  • atitude de compreensão diplomática.

Onde buscar inspiração?

Para saber mais sobre nossa futura profissão, é interessante acompanhar as novidades da área, além de assistir filmes ou ler livros que retratem essa realidade.

Escolhemos algumas fontes de inspiração para quem pretende cursar a graduação tecnológica em Saúde Estética, confira:

Livro — História da Beleza: a obra História da Beleza, de Umberto Eco, promove uma reflexão sobre a representação da beleza ao longo dos séculos. Desde a antiguidade, o conceito de beleza vem alterando-se e influenciando diversos aspectos da sociedade, como a teologia, a cultura e a política. O livro é amplamente ilustrado e traz comparações entre imagens de diferentes épocas, fazendo com o leitor acompanhe detalhadamente as mudanças do que era considerado belo ao longo das décadas.

Série: RuPaul’s Drag Race: disponível no Netflix, o reality show é apresentado por RuPaul, uma das maiores drag queens do mundo. As competidoras participam de provas, que envolvem desde dança e canto, até costura e imitação de personalidades da mídia. O mais impressionante da série, no entanto, são as maquiagens e os looks criados pelas participantes. Se você quer começar a pensar fora da caixa, este é um bom lugar para buscar inspiração.

Treine conosco e se torne um grande profissional!

Sabemos que escolher uma carreira não é simplesmente olhar um catálogo e apontar. É muito além disso; é realizar um sonho, ter uma vocação, dedicar uma vida.

Pensando nisso, o IESE desenvolveu uma metodologia de ensino extremamente confiável, segura e eficiente, conta com ampla estrutura, além de salas de aula totalmente equipadas e preparadas para oferecer todo conforto e praticidade para nossos alunos.

Orgulhamo-nos não apenas de oferecer um excelente treinamento em nossa instituição, mas também de oferecer suporte contínuo a todos os nossos alunos, o que é essencial em um setor que está em constante mudança.

Esperamos que você tenha se animado com a carreira de esteticista. Quer saber mais sobre o IESE? É só clicar aqui!

Sugestão de leitura complementar:

Tudo que você precisa saber sobre estética e se tornar um profissional de sucesso!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias:

loading...

Faça parte do nosso canal do Youtube e tenha acesso a Conteúdos Exclusivos!