O que faz um profissional da área de genética médica e biologia molecular?

Autor: Renata Pádua.

Descubra o que faz um profissional da área de genética médica e biologia molecular

Você está interessado em uma carreira onde você sempre aprenderá, um campo em constante expansão para avançar na saúde e melhorar a vida de pacientes, famílias e comunidades? 

Se a resposta for sim, genética médica e biologia molecular pode ser a carreira certa para você!

O estudo da genética permite compreender um dos princípios unificadores da biologia: o sistema genético de todos os organismos. Essa é uma característica em comum a todos os organismos vivos e, inclusive, aos não vivos, como no caso dos vírus. Por meio da genética, foi possível compreender que as características que herdamos ao nascer provêm dos nossos genitores, processo conhecido como hereditariedade. Esse processo permitiu que geneticistas estudassem as características transmitidas de pais para filhos e também possibilitou o avanço tecnológico na área, como o surgimento do sequenciamento genético, alavancando tanto a biologia quanto a medicina. No ramo da agronomia, a genética favoreceu o aumento da produtividade dos alimentos, por meio do melhoramento genético, e a expansão da área cultivada, possibilitando a abertura de novas fronteiras agrícolas, por meio de melhoramento de plantas cultivadas.

Para aqueles que ainda não estão familiarizados com o termo, existem três tipos principais de moléculas em nossos corpos — DNA, RNA e proteína — que orquestram microscopicamente tudo sobre nós. Eles coordenam os processos extremamente complexos que nos permitem comer, respirar, dormir, etc.

“Nosso DNA pode ser pensado como um manual de instruções. Tem regras para produzir RNAs que tem outras regras para fazer proteínas.”

Tem interesse em seguir essa carreira? Neste post, falaremos com você melhor sobre esta disciplina. Continue a leitura até o final e saiba mais!

Conceito de Biologia Molecular e Genética Médica

Biologia Molecular é o estudo da estrutura, composição e interações das moléculas celulares nos organismos vivos, incluindo os Processos Biológicos essenciais para o funcionamento da célula e a relação entre DNA, RNA e Síntese de Proteínas.

Genética médica é o ramo da medicina que cuida do tratamento e diagnóstico de doenças hereditárias. Envolve tanto a pesquisa quanto o atendimento clínico desse campo.

O que faz um profissional desta área?

De uma forma muito simples, podemos dizer que o biólogo molecular é aquele profissional que se dedica ao estudo dos processos que ocorrem nos seres vivos do ponto de vista molecular.

Nesse sentido, o trabalho dos biólogos moleculares se concentra principalmente em macromoléculas como DNA, RNA ou proteínas, para citar apenas as mais importantes.

Portanto, o campo de atuação dos especialistas em biologia molecular tem conexões com áreas como genética, medicina, citologia ou bioquímica, entre muitas outras. Dessa forma, os biólogos moleculares dispõem de um amplo leque de profissionais, dentro de um campo altamente dinâmico atualmente.

Você sabia que existem muitas doenças hereditárias e, infelizmente, muitas pessoas têm grandes chances de sofrer com elas? É neste ponto que o trabalho do geneticista será essencial para, por um lado, conhecer as possibilidades que existem e, por outro, poder preveni-las através de diferentes ações.

O geneticista também colabora, com o restante da equipe médica, no tratamento de algumas doenças genéticas. Esses tratamentos são muito variados, pois vão depender do tipo de doença, da pessoa que a sofre ou até mesmo se essa doença tem ou não tratamento. Como você sabe, a Síndrome de Down é uma doença genética e, pelo menos por enquanto, não há possibilidade de cura.

Oportunidades de trabalho

Dada a grande variedade de aplicações práticas desse ramo, as oportunidades de trabalho para biólogos moleculares e geneticistas são muito amplas. Podemos citar as seguintes:

  • Pesquisa em biologia molecular, seja no nível básico ou aplicado. Neste sentido, o biólogo molecular pode dedicar-se a trabalhos de investigação tanto no setor público como no privado, em diferentes áreas de especialização e com diferentes níveis de responsabilidade.
  • Biologia molecular aplicada ao setor saúde: como dissemos, a área médica é uma das que mais podem se beneficiar do progresso da biologia molecular.
  • Indústria química e farmacêutica: entre os diferentes tipos de profissionais que atuam nesses setores, deve-se destacar o papel dos biólogos moleculares. Assim, tanto sua visão particular quanto o conhecimento específico que fornecem são muito valiosos em processos como o desenvolvimento de novos medicamentos.
  • Ensino superior: sem dúvidas, o ensino universitário também pode ser uma opção muito interessante para um biólogo molecular. Por afinidade, podemos incluir aqui também a divulgação científica, que é uma oportunidade profissional que nem sempre é tida em conta neste campo.

Referências salariais

De acordo com pesquisa do salario.com.br, o profissional geneticista pode ganhar em média R$ 6.207,08. Para quem optar pela carreira de biologia molecular, receberá em média R$ 3.889,06.

Sobre o curso, o que irei aprender?

A Pós-Graduação em Biologia Molecular e Genética médica, visa proporcionar uma formação que permita aos profissionais de saúde acompanhar e aplicar diferentes técnicas moleculares e genéticas ao diagnóstico de doenças, na área da microbiologia aplicada, medicina veterinária, agricultura, ou que estejam relacionadas com a produção de danos à saúde humana.

Estrutura do curso:

  • Fundamentos da Genética e Biologia Molecular: engenharia genética e fluxo de Informação Gênica;
  • Anatomia molecular dos genes humanos: Genômica Estrutural;
  • Padrões de herança, cariótipo e anomalias congênitas;
  • Tópicos avançados em Células-tronco e Medicina Regenerativa;
  • Abordagem atualizada de temas em imunologia e imunogenética;
  • Farmacogenética e Farmacogenômica;
  • Biomarcadores Moleculares, Testes Genéticos e Cálculo de Risco Genético;
  • Terapias avançadas: Citogenômica e Nanobiotecnologia.

Instituto IESE

Os alunos que optarem por estudar no IESE, desfrutarão de um curso de especialização altamente integrado, combinando treinamento teórico e prático voltados para as pesquisas científicas em genética e diagnóstico clínico molecular de patologias.

O público-alvo para esta especialização são os profissionais graduados nas áreas das ciências da saúde ou biológicas, tais como: biomédicos, biólogos, bioquímicos, farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeutas e odontólogos.

Nossos diferenciais?

  • Contamos com um corpo docente altamente qualificado em áreas fundamentais da genética médica e biologia molecular.
  • Trabalhamos com uma ementa exclusiva, totalmente direcionada ao mercado de trabalho.
  • Nosso curso é reconhecido pela Sociedade brasileira de Ciências aplicadas à Saúde (SBCSaúde).

Agora que você já sabe o que faz um profissional da área de genética médica e biologia molecular, certamente está pronto para começar seu curso de pós-graduação aqui no IESE, não é mesmo?

Então, ligue agora para (62) 3995-7111 e converse com os nossos especialistas. Você também pode falar com a gente, por aqui! Ah! Se você gostou desse post, que tal compartilhar nas suas redes sociais?

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias:

loading...

Faça parte do nosso canal do Youtube e tenha acesso a Conteúdos Exclusivos!