Essa é a hora de investir em sua carreira e se destacar no mercado de procedimentos injetáveis na estética!
A busca pela beleza e juventude é uma preocupação constante de muitas pessoas. Logo, os procedimentos injetáveis na estética se tornam verdadeiros aliados de quem deseja se manter jovem com o passar dos anos.
São tratamentos não invasivos que oferecem resultados rápidos e eficazes no combate aos sinais do envelhecimento. Consequentemente, melhoram a vida e a autoestima dos pacientes.
Mas você sabe quais são os principais tratamentos? Como se especializar? Acompanhe a leitura e tire suas dúvidas!
O que são procedimentos injetáveis na estética?
Os injetáveis na estética são tratamentos minimamente invasivos que utilizam agulhas ou cânulas para injetar substâncias na pele ou nos músculos.
Os tratamentos são indolores e, ao estudar a anatomia facial e corporal para cada procedimento, você enquanto profissional saberá que áreas do rosto ou do corpo precisam de intervenção.
Existem diversos tipos de procedimentos, cada um com uma finalidade específica, como:
- preencher rugas;
- restaurar volumes faciais;
- melhorar a textura da pele;
- reduzir gordura localizada;
- tratar manchas;
- eliminar microvasos;
- outros.
Por exemplo, na harmonização facial, pode-se utilizar ácido hialurônico ou outros preenchedores para suavizar as linhas faciais e restaurar a produção de colágeno.
Outro procedimento muito procurado é a toxina botulínica, que é utilizada principalmente para suavizar linhas de expressão e rugas na testa e ao redor dos olhos.
Além desses, existem também procedimentos injetáveis para eliminar gordura localizada ou eliminar a aparência de cicatrizes.
Os profissionais que podem realizar os métodos são das seguintes áreas: Biomedicina, Farmácia, Enfermagem, Cirurgiões Dentistas e Médicos, com diplomas reconhecidos pelo MEC.
Mercado injetáveis na estética
Hoje, existem mais de 7 mil profissionais que são credenciados na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). A quantidade de cirurgias plásticas deve ultrapassar 2 milhões em 2023 e a procura por procedimentos não invasivos também é bastante relevante.
Um estudo da Sociedade Brasileira de Dermatologia aponta que no ano passado a busca por procedimentos estéticos cresceu 390%, principalmente entre 25 e 48 anos.
Segundo o Global Marketing Insights, os tratamentos para melhorar a firmeza da pele deverão crescer 12,4% entre 2023 e 2032. São números bastante promissores para quem deseja trabalhar na área.
Esse crescimento traz oportunidades de carreira em diferentes procedimentos injetáveis na estética.
Como se preparar para ser um profissional diferenciado na área?
Para se tornar um profissional diferenciado, é importante investir em qualificação e habilidades, o que não é exatamente uma novidade. Afinal, quem é da área de saúde sabe que precisa sempre buscar conhecimento para se atualizar.
Como já disse certa vez Benjamin Franklin: “O investimento em conhecimento rende sempre os melhores juros”.
Existem diversos cursos e workshops que podem ajudar os profissionais a se aprimorarem em técnicas específicas e se manterem informados sobre as tendências e tecnologias.
Além disso, é importante ter uma boa comunicação com os pacientes, entender suas expectativas e oferecer um atendimento personalizado.
Outra questão muito importante é a ética profissional. Você não deve prometer resultados irreais ou realizar procedimentos para os quais não está qualificado.
Como dominar os diferentes procedimentos injetáveis na estética?
Dominar os procedimentos injetáveis na estética requer prática, estudo e dedicação. Conheça os principais métodos de atuação no mercado.
Toxina botulínica
A toxina botulínica, muitas vezes chamada de Botox, que é o nome da marca do produto, é um dos procedimentos injetáveis mais conhecidos e propagados na área estética.
Ela age relaxando os músculos. Desse modo, impede que eles se contraiam e elimina rugas. Para trabalhar na área, você precisa saber a quantidade certa de produto a ser aplicado em cada ponto do rosto, além de saber em quais músculos aplicar.
Outro ponto importante é saber como lidar com possíveis efeitos colaterais e afastar intercorrências.
Mesoterapia facial
A mesoterapia facial é um procedimento injetável que consiste na aplicação de pequenas doses de substâncias antioxidantes na área a ser tratada.
Elas têm como objetivo hidratar, tonificar e rejuvenescer a pele. O procedimento acontece com microinjeções e também pode ser utilizado para tratar manchas e cicatrizes de acne.
Carboxiterapia
Entre os procedimentos injetáveis na estética, a carboxiterapia consiste na aplicação de gás carbônico sob a pele.
O intuito é ativar a circulação sanguínea, reduzir a celulite e a gordura localizada. Também pode ser utilizada para tratar estrias e flacidez.
Tratamento de microvasos
Os microvasos são pequenos vasos sanguíneos que ficam visíveis na superfície da pele. Eles podem ser causados por fatores genéticos, idade, exposição solar, atividade física intensa, entre outros.
O tratamento de microvasos também é um dos procedimentos injetáveis na estética. Consiste na aplicação de produtos esclerosantes nos vasos sanguíneos. Esses medicamentos fazem com que os vasos se fechem e desapareçam.
Fios de sustentação
Os fios de sustentação são aplicados no rosto para trazer o resultado de lifting, ou seja, levantar e reduzir flacidez e rugas.
Eles são feitos de material absorvível. Significa, portanto, que são reabsorvidos pelo organismo ao longo do tempo. Para fazer o procedimento, é aplicada uma anestesia local, que torna o tratamento indolor.
Por que investir em uma pós-graduação para procedimentos injetáveis na estética?
Com uma pós-graduação, é possível aprimorar as habilidades técnicas e conhecimento teórico, entender novas técnicas, além de se atualizar sobre as melhores práticas do mercado.
Qualificar-se por meio de uma especialização traz um bom diferencial competitivo e serve para que a sua credibilidade enquanto profissional se mantenha relevante.
Conheça a pós-graduação Master em Estética Avançada
Na pós-graduação Master em Estética Avançada, do IESE, você vai se atualizar na área de injetáveis estéticos, com ênfase em botox, mesoterapia facial, carboxiterapia, tratamento de microvasos, fios de sustentação e outros procedimentos.
Além de fornecer uma formação completa e aprofundada, a especialização vai possibilitar que você impulsione a sua carreira e se diferencie no mercado estético.
Outra vantagem é a possibilidade de fazer networking com professores e colegas, o que é algo valioso para profissionais em qualquer área.
O IESE tem como objetivo formar profissionais de alta qualificação, capazes de atuar com excelência em suas áreas de atuação!
Conheça o curso: