Se você quer se tornar um especialista em estética em Brasília ou Goiânia, é importante conhecer os procedimentos de preenchimentos e toxina botulínica.
Você já parou para pensar como a busca pela juventude e pela beleza atemporal tem impulsionado avanços na área da estética? Preenchimentos e toxina botulínica são duas das técnicas mais procuradas quando se trata de rejuvenescimento em Brasília e Goiânia.
O tempo é implacável e, com ele, a pele vai perdendo o viço e a firmeza da juventude. As rugas e linhas de expressão são sinais inevitáveis do envelhecimento, mas nem por isso precisam ser motivo de preocupação.
Se você está pensando em se tornar um profissional de estética em Brasília ou Goiânia, é importante estar familiarizado com os procedimentos. Para saber mais, acompanhe a leitura!
Quais são os tipos de preenchimento?
1. Ácido hialurônico
2. Colágeno
3. Hidroxiapatita de cálcio
4. Ácido polilático
5. Policaprolactona
Os tipos de preenchimento mais conhecidos são com ácido hialurônico, colágeno e ácido polilático, mas há outros também. Confira a seguir.
Ácido hialurônico
O preenchimento com ácido hialurônico tem como objetivo corrigir rugas, sulcos e volume facial perdido. A substância está naturalmente presente no nosso corpo e possui a capacidade de atrair e reter água, conferindo hidratação e volume.
Durante o procedimento, ela é injetada na área desejada, como lábios, bochechas, queixo ou sulcos nasogenianos (linhas que vão do nariz até a boca, conhecidas como “bigode chinês”).
Os resultados costumam durar de seis meses a 18 meses, dependendo do tipo de ácido hialurônico utilizado e da resposta individual do paciente. É importante ressaltar que o ácido hialurônico é uma substância temporária e é gradualmente absorvida pelo organismo ao longo do tempo.
Colágeno
Sabe aquelas ruguinhas, sulcos e linhas finas que insistem em aparecer com o passar do tempo? O preenchimento com colágeno pode ajudar a suavizá-las, deixando sua pele mais jovem e radiante.
A ideia é simples: durante o procedimento, uma solução com colágeno é injetada na pele, preenchendo as áreas que precisam de um “up”. A duração dos efeitos é de 8 meses a um ano.
O colágeno é uma proteína que nossa pele naturalmente produz, responsável pela elasticidade e firmeza. Mas com o tempo, a produção diminui e a pele começa a mostrar sinais.
Agora, uma pergunta para você: já pensou em ser um profissional que faz o preenchimento com colágeno em Brasília ou Goiânia? É uma opção interessante para ir mais longe na sua carreira.
Hidroxiapatita de cálcio
Para você que é um aspirante a profissional de estética, pode ser que já tenha ouvido falar da hidroxiapatita de cálcio. Este também é um tipo de substância utilizada em procedimentos estéticos para rejuvenescimento.
Ela é sintética e se assemelha ao mineral presente nos nossos ossos. Assim, é injetada na pele para estimular a produção de colágeno. Basicamente, a hidroxiapatita de cálcio ajuda a deixar a pele mais lisa e com aspecto jovem.
É uma técnica interessante para oferecer aos seus clientes, pois pode proporcionar resultados duradouros, de até 18 meses.
Ácido polilático
O preenchimento com ácido polilático é um procedimento estético que utiliza esse ácido para estimular a produção de colágeno na pele, promovendo assim um efeito de preenchimento.
Essa substância é um bioestimulador de colágeno injetável que pode ser aplicado em diversas camadas da derme.
Os resultados começam a surgir dias após a aplicação e são mais perceptíveis a partir de 3 meses a 6 meses depois da primeira sessão. Trata-se de uma técnica que apresenta efeitos graduais e duração de até 2 anos.
Policaprolactona
O preenchimento com policaprolactona é um procedimento estético minimamente invasivo utilizado para melhorar o contorno facial e corporal. A policaprolactona é um tipo de polímero biocompatível, biodegradável e reabsorvível.
Esse tipo de tratamento é voltado para a produção de colágeno, o que resulta em uma pele mais firme, com equilíbrio facial e correção de volume.
A substância é gradualmente absorvida pelo organismo, mas os resultados do preenchimento podem durar vários meses a alguns anos, dependendo do paciente.
Quais são os métodos de aplicação de toxina botulínica?
A toxina botulínica pode ser aplicada de duas maneiras principais: por meio de injeções intramusculares ou subcutâneas. A aplicação intramuscular causa paralisia muscular devido à denervação química.
A toxina botulínica é injetada diretamente no músculo alvo para bloquear temporariamente a transmissão de sinais nervosos e relaxar o músculo. Assim, acontece atrofia muscular, o que se reverte posteriormente quando ele desenvolve novos receptores para acetilcolina.
O método mais comum é a injeção direta da toxina em pontos específicos do rosto, como a testa, pés de galinha e rugas entre as sobrancelhas. Além disso, a aplicação também pode ser feita em áreas como o queixo, as maçãs do rosto e o pescoço.
Um estudo de pesquisadores da Universidade Estadual de Goiás e PUC-GO, denominado O uso da toxina botulínica em procedimentos estéticos, diz o seguinte:
“A técnica de injeção intradérmica ou subdérmica, também conhecida como microbotox ou micro-dosagem, a qual utiliza uma baixa concentração de TBA do que a formulação tradicional para técnica de injeção intramuscular, tem demonstrado uma aparência mais natural no tratamento de rítides/rugas periorbitais, na face e no pescoço.”
Entenda o avanço das tecnologias e técnicas
O avanço das tecnologias e técnicas de estética em preenchimentos e toxina botulínica tem sido significativo nos últimos anos.
Novos produtos de preenchimento estão sendo desenvolvidos, com diferentes propriedades e indicações. Além disso, novas fórmulas de toxina botulínica têm sido aperfeiçoadas com diferentes potências e durações.
Do mesmo modo, há sempre o desenvolvimento de diferentes tipos de agulhas e equipamentos. Alguns exemplos são:
- agulhas de calibre fino e bisel trifacetado;
- microcânulas;
- agulha de Lebel;
- seringa de insulina pré agulhada;
- caneta gelada Skin cooler;
- anestesia tópica;
- ultrassom e tecnologias de imagem;
- outros.
Esses avanços têm contribuído significativamente para a melhoria dos resultados estéticos e a segurança dos procedimentos, inclusive os que são realizados em Brasília e Goiânia.
Diferenciais do IESE em Brasília e Goiânia
O IESE está preparado para oferecer um ensino completo e atualizado sobre as técnicas de preenchimentos e toxina botulínica:
- contamos com professores altamente qualificados e experientes, que possuem conhecimento teórico e prático sobre os procedimentos;
- aprendizado aprofundado, abrangendo anatomia, melhores métodos de aplicação, correção de intercorrências e prática em cadáveres frescos;
- oportunidades de prática clínica supervisionada, permitindo que os alunos apliquem as técnicas aprendidas em um ambiente controlado e seguro.
Esses são apenas alguns dos aspectos que destacam o IESE como referência no mercado em Brasília e Goiânia. Aproveite para conhecer os nossos cursos livres e especializações!