Estética avançada, por onde começar minha carreira?

Autor: minduba.

Tem dúvidas por onde começar, confira agora nosso passo a passo.

Vamos ser sinceros, encontrar um trabalho pelo qual você é apaixonado não é nada fácil nos dias de hoje, não é mesmo?

Já era difícil antes da pandemia, agora é um empreendimento quase impossível.

Mas não desanime, você tem infinitas possibilidades e tantos caminhos a percorrer e um deles pode te levar a uma carreira em estética avançada, principalmente se você tem paixão por tratamentos de beleza e curiosidade em saber como fazê-lo.

Até à data, o setor da beleza não para de crescer, aliás, nos últimos anos, teve um forte aumento na procura de tratamentos e isso levou a uma busca crescente de profissionais, criando muitos postos de trabalho.

Então, esse assunto te interessa? Vamos descobrir juntos quais são os passos fundamentais que lhe permitirão começar nessa carreira!

Continue lendo este artigo até o final e descubra.

O Esteticista — uma profissão que não pode ser improvisada

Para trabalhar com o corpo humano, é claro que primeiro é necessário estudá-lo e conhecê-lo.

É fácil cair em tentação e recorrer a uma pessoa inexperiente, deixando-se convencer por uma determinada técnica, um preço vantajoso ou formas firmes e decisivas de fazer as coisas. 

No entanto, é fundamental trabalhar com profissionais que se especializaram, para evitar problemas a curto e longo prazo. Um procedimento errado pode de fato causar ferimentos, irritação ou até mesmo, danos permanentes. 

Por este motivo, a atividade de Esteticista não pode ser exercida por quem não possui qualificação. Cada profissional de saúde deve seguir um curso de estudos que lhe permita obter as habilidades necessárias para o desempenho seguro da profissão. 

Passo a passo para começar sua carreira em estética avançada

Quer saber como começar sua carreira em estética avançada? Aqui está o caminho!

Comece escolhendo uma direção

Primeiro, encontre seu próprio nicho. No Brasil, existem muitas instituições de ensino em saúde e especializações. Entre eles, você pode encontrar cursos de extensão de curto prazo, bem como pós-graduação em Estética Avançada e Cosmetologia, que permite que você aprofunde seus conhecimentos técnicos para exercer atividades sobre saúde estética avançada.   

Pesquisa — existe demanda/competição na sua área?

Para começar da forma certa e ter sucesso em seu negócio de saúde estética avançada, você precisa ter certeza de que há demanda por seus serviços. É crucial realizar pesquisas de mercado e usar os dados coletados para informar sua estratégia de negócios. 

Também é um bom momento para ver quantas empresas concorrentes existem e o que elas estão oferecendo para lhe dar essa vantagem competitiva.

Considere como diferentes tratamentos, exigem diferentes habilidades

Vamos dar uma olhada em algumas áreas da indústria de beleza e ver se alguma delas lhe agrada:

Massagem terapêutica

Personalidade:

  • Empática e acolhedora — as pessoas procuram a massagem terapêutica para lidar com o estresse da vida cotidiana, então você deve conseguir ter empatia com seus clientes. 
  • Ouvinte atento/intuitivo — o massoterapeuta precisa ser capaz de receber dicas diretas do cliente, bem como dicas mais sutis, dadas pelo corpo e pelas expressões faciais

Depilação a laser

Personalidade:

  • Paciente e reconfortante — se você já foi depilado antes, você sabe que a depilação é dolorosa! As pessoas muitas vezes têm dúvidas, ficam com medo ou não querem lidar com a dor. Você precisa garantir que eles sejam o mais confortáveis ​​possível.
  • Persuasivo — A experiência do cliente determinará seu retorno. Para garantir que eles voltem, você precisa convencê-los sobre os benefícios da depilação.

Maquiagem

Personalidade:

  • Positiva e entusiasmada — você precisa fazer as pessoas se sentirem bem consigo mesmas e fazê-las acreditar que você é apaixonado por isso.
  • Altruísta — quando você tem um cliente em sua cadeira, sua atenção deve ser voltada a ele. Esqueça os compromissos pessoais — faça com que seus clientes se sintam especiais!

Desenvolva um forte relacionamento com o paciente

Simplificando, quanto mais seus pacientes gostarem de você, mais difícil será deixá-lo ir. Demonstrar fortes conexões com os clientes ajudará você a se destacar como um profissional estético e permitirá que você construa uma base de clientes que possa acompanhar você ao longo de sua carreira.

Pacientes que se sentem ouvidos, cuidados e satisfeitos tendem a agir como “embaixadores” para você e seu trabalho. Cada consulta estética é uma oportunidade perfeita para melhorar essa relação paciente-profissional, por isso vale a pena aprender tudo o que puder para lidar com sucesso nesse importante processo.

Abrace o treinamento contínuo

Em um sentido prático, sua capacidade de realizar tratamentos altamente procurados ou lucrativos é uma declaração de seu valor como provedor de estética. 

O desenvolvimento profissional contínuo na forma de treinamento clínico e técnicas de tratamento atualizadas, servirão tanto para funcionário quanto para proprietário de uma clínica de estética. 

Saber com o que você contribui para uma prática pode ajudar a justificar solicitações de funções expandidas ou taxas mais altas. Também pode ajudar a esclarecer onde você tem espaço para crescer como colaborador e se está pronto ou não, para fazer isso sozinha.

Cursos e treinamento para profissionais de estética

Se você já é um profissional treinado e deseja expandir seus serviços estéticos, nosso curso de estética avançada fornecerá o conhecimento e a experiência para você oferecer procedimentos mais especializados.

Além da prática usando modelos reais, você também sairá com a confiança e a capacidade de sugerir um plano de tratamento mais abrangente e eficaz aos seus clientes.

Você está pronta para iniciar sua jornada em direção à profissão de esteticista e escolher a especialização que melhor se adapta às suas paixões? Venha estudar no IESE.

Esperamos ter esclarecido suas dúvidas sobre como começar sua carreira no mercado da saúde estética avançada.

Você também pode gostar de ler: Como começar no mercado da beleza e saúde estética?

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias:

loading...

Faça parte do nosso canal do Youtube e tenha acesso a Conteúdos Exclusivos!