Bioestimuladores e Fios Absorvíveis: Tudo que você precisa saber para dominar as técnicas!

Autor: Blog IESE.

Domine a área de injetáveis estéticos.

Você já ouviu falar em bioestimuladores e fios absorvíveis? Essas técnicas de rejuvenescimento facial estão bastante presentes em clínicas estéticas.

Afinal, a cada dia cresce o número de pessoas que desejam rejuvenescer. Mas como eles funcionam e quais são os tratamentos disponíveis?

Na harmonização facial, os bioestimuladores são substâncias injetáveis para tratar a flacidez e rugas faciais. Já os fios absorvíveis são fios finos utilizados para sustentar os tecidos do rosto, proporcionando um efeito lifting.

Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber para ser um profissional completo no mercado. Continue lendo!

Mercado de injetáveis estéticos

Pesquisa da Precedence Research destaca que o mercado de injetáveis estéticos vai alcançar cifras de US$ 36,8 bilhões até 2032 em todo o mundo. O relatório afirma que:

“Um número crescente de pessoas está optando por procedimentos minimamente invasivos, como injetáveis ​​faciais, pois são considerados mais seguros”.

Nesse cenário, os procedimentos mais procurados são os preenchedores, pois são considerados de baixo risco.

“Os procedimentos minimamente invasivos oferecem vantagens como incisões menores, menor tempo de internação, rapidez no atendimento ambulatorial, rápida cicatrização, menor dor e menor risco de complicações em comparação com cirurgias invasivas”, aponta o estudo.

Esta é uma área que está em constante evolução. Existe também a estimativa de desenvolvimento de produtos aprimorados, como preenchimentos sintéticos de hidroxilaptita de cálcio (CaHA).

Bioestimuladores, volumizadores e fios faciais

São diversos os tipos de tratamento que buscam trazer uma aparência natural e jovem às mulheres, principalmente a partir dos 30 anos. Os homens também buscam esses tratamentos não invasivos, em especial a toxina botulínica e o ácido hialurônico.

Confira a seguir alguns dos principais procedimentos da atualidade!

Skinbooster

O Skinbooster é um tratamento estético injetável que consiste na aplicação de ácido hialurônico na pele.

Esse ácido é uma substância naturalmente presente no organismo humano e tem a função de hidratar e dar sustentação à pele.

O tratamento funciona como um hidratante profundo, melhorando a textura, elasticidade e luminosidade. Ele também estimula a produção de colágeno, o que ajuda a reduzir linhas finas e rugas.

Inicialmente, o tratamento é feito em três sessões, uma por mês. Depois, faz-se a manutenção a cada seis meses.

Sculptra / Elleva

Sculptra e Elleva são bioestimuladores de colágeno que têm como objetivo combater os sinais de envelhecimento.

Eles também são injetados na pele. Ambos são compostos por ácido polilático e agem preenchendo as áreas com perda de volume, para trazer mais firmeza.

Quando começam a aparecer rugas e sulcos profundos, a aplicação da substância promove a hidratação e a melhor elasticidade da derme.

Enquanto o Skinbooster é composto por ácido hialurônico, uma substância que tem a função principal de hidratar, o Sculptra age de forma mais intensa na produção de colágeno.

São realizadas de duas a quatro sessões, no período de 30 a 60 dias.

Ellansé

O Ellansé é um procedimento injetável à base de carboximetilcelulose e policaprolactona.

Ele também é indicado para preencher rugas e sulcos profundos, além de preencher as áreas com perda de volume.

A carboximetilcelulose é responsável pelo preenchimento imediato, enquanto a policaprolactona age estimulando a produção de colágeno a longo prazo.

A principal diferença em relação ao Sculptra é a composição do produto. O Ellansé é feito de microesferas de policaprolactona, um material sintético que pode durar até 4 anos.

Já o Sculptra é feito de ácido polilático, um composto biocompatível com duração de até 2 anos.

Ambos os produtos são seguros e eficazes, mas o Ellansé tende a ser mais adequado para pessoas que desejam resultados mais duradouros, enquanto o Sculptra se adequa a quem deseja resultados mais graduais.

Este tratamento pode ser feito com uma única sessão, mas a quantidade pode variar de acordo com quadro do paciente.

Radiesse e Diamond

Radiesse e Diamond são dois tipos de preenchedores dérmicos feitos a partir de hidroxiapatita de cálcio, um mineral natural encontrado nos ossos e dentes.

Eles são usados para tratar rugas e linhas finas no rosto, além de melhorar a aparência de cicatrizes.

A hidroxiapatita de cálcio estimula a produção de colágeno. Portanto, ajuda a melhorar a firmeza do tecido cutâneo. Essa substância é absorvida pelo corpo gradualmente ao longo do tempo, mas os resultados podem durar até dois anos.

Assim como acontece com outros preenchedores, você pode ver uma melhora significativa na aparência da pele de seus pacientes logo após o tratamento.

Além disso, há baixo risco de reações alérgicas, pois a hidroxiapatita de cálcio é um mineral natural encontrado no corpo humano.

Em geral, são feitas de duas a cinco sessões, com períodos de até dois meses entre elas.

Fios PDO facial

A técnica de Fios PDO facial é um procedimento estético minimamente invasivo que utiliza fios de polidioxanona (PDO) para levantar a região do rosto.

Esses fios são finos e flexíveis. Eles são colocados sob a pele em pontos estratégicos para criar um efeito de lifting imediato.

Os fios PDO também estimulam a produção de colágeno, a exemplo de outros injetáveis.

No entanto, o procedimento é realizado com anestesia local, com a introdução de uma agulha fina, e geralmente leva cerca de 30 minutos a uma hora para ser concluído. Não há cortes ou cicatrizes envolvidos no procedimento.

Os resultados duram até dois anos. Geralmente, são feitas três sessões em um intervalo de 60 dias.

Fios Sillhouette Facial

Os Fios Silhouette Facial são uma técnica de rejuvenescimento minimamente invasiva que utiliza fios para levantar e sustentar a pele do rosto.

Esses fios são feitos de ácido polilático, uma substância que é absorvida pelo corpo gradualmente.

Eles possuem pequenos cones e são colocados sob a pele com uma agulha fina em regiões precisas do rosto. É uma opção para pessoas que desejam resultados imediatos, mas que não desejam passar pelo processo de recuperação de uma cirurgia.

Uma das principais diferenças entre a técnica de Fios Silhouette Facial e outros tratamentos dérmicos é que eles são capazes de levantar e sustentar a pele, enquanto outros bioestimuladores são usados para preencher áreas com perda de volume.

É possível fazer uma sessão por ano e a duração é de até dois anos.

Então, você deseja alavancar sua carreira na área de harmonização e estéticos injetáveis? Conheça o curso:

Bioestimuladores, Volumizadores e Fios Faciais

Categorias:

Quer saber mais sobre os cursos IESE? Preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos consultores.

    Faça parte do nosso canal do Youtube e tenha acesso a Conteúdos Exclusivos!

    [fts_youtube vid_count=4 large_vid=yes large_vid_title=no large_vid_description=no thumbs_play_in_iframe=yes vids_in_row=4 omit_first_thumbnail=no space_between_videos=1px force_columns=no maxres_thumbnail_images=yes thumbs_wrap_color=#000 channel_id=UCr4uyXhrDvV6vqFRUd3_ovg]