Como está o mercado de esteticista?

Autor: Blog IESE.

Iniciar uma carreira no mercado de esteticista pode oferecer amplas possibilidades profissionais.

Com o crescente interesse em cuidados com a beleza e o bem-estar, a demanda por serviços de estética tem aumentado significativamente.

Além disso, a oferta de tratamentos e serviços de beleza diversificados abre caminho para uma grande variedade de atuações profissionais e especializações.

Consequentemente, muitos profissionais têm visto essa carreira como uma oportunidade lucrativa para desenvolver habilidades e alcançar o sucesso profissional.

Se você tem interesse na área, começar como esteticista pode ser o primeiro passo para impulsionar a sua profissão e os seus negócios.

Dados do mercado de esteticista e de estética

Um estudo do Mordor Intelligence destaca que de 2023 a 2028 haverá no Brasil um crescimento de 6,72% no mercado de beleza.

Isso está relacionado à “crescente incidência de problemas relacionados ao cabelo e à pele”, como alopecia areata (queda de cabelo) e outros problemas.

Além disso, o relatório diz que:

Os clientes estão cada vez mais procurando produtos econômicos que sejam naturais e benéficos para a pele e forneçam uma gama de benefícios combinados de produtos premium de alto preço, como antienvelhecimento, clareamento, hidratação etc”.

Por sua vez, a pesquisa Global Clean Beauty Market (2023-2028) ressalta que o mercado de beleza “clean”, que envolve uso de produtos com poucos impactos ambientais, deverá crescer 40,1% até 2028 em todo o mundo. Isso representa receitas de 37,65 bilhões de dólares.

Em 2023, a indústria de beleza no planeta equivale a 571,1 bilhões de dólares.

Nesse contexto, o Brasil ocupa o 4º lugar entre os países que mais consomem produtos de beleza no mundo, segundo o Euromonitor.

Tratamentos de estética facial

As pessoas buscam por tratamentos de estética facial por diversos motivos, como aparecimento de rugas e linhas de expressão, cicatrizes de acne, manchas na pele, flacidez, olheiras e bolsas de gordura, entre outros.

Então, confira a seguir alguns desses procedimentos aplicáveis ao mercado de esteticista e de profissionais de saúde.

Rejuvenescimento de pele

As técnicas utilizadas para esse tratamento incluem, por exemplo, lasers, luz pulsada, peelings químicos, injetáveis, eletroterapia e microagulhamento.

O objetivo é eliminar linhas finas, rugas e manchas, além de melhorar a textura e a firmeza facial.

Entre as técnicas existentes, a eletroterapia pode ser utilizada no tratamento do rosto para estimular a circulação sanguínea, além de aumentar a produção de colágeno e elastina.

Saiba mais: Curso “Altas Tecnologias em Eletroterapia”

Preenchimentos (toxina botulínica)

A toxina botulínica, também conhecida como Botox, pode ser utilizada para suavizar linhas e rugas faciais criadas por movimentos musculares repetitivos e pelo avançar da idade.

Utilizam-se estéticos injetáveis sob a pele para restaurar o volume facial e melhorar a aparência de sulcos profundos.

Ou seja, esse tratamento é procurado por aqueles que desejam reduzir os sinais de envelhecimento. Por conseguinte, a aplicação torna a pele mais jovial e melhora a autoestima dos pacientes.

Saiba mais: Curso “Botox Master”

Fios de sustentação

Os fios de sustentação facial são uma técnica não-cirúrgica que utiliza fios de material absorvível para suspender a pele e dar um efeito de lifting facial semelhante ao de uma cirurgia plástica.

Os fios são aplicados sob a pele, criando pontos de ancoragem para sustentar a derme. Além do efeito de lifting, eles também estimulam a produção de colágeno.

O tratamento é indicado para pacientes que desejam reduzir a flacidez e a perda de elasticidade facial, mas não desejam se submeter a uma cirurgia.

Saiba mais: Curso “Magic Threads (Fios de Sustentação)”

Tratamentos de estética corporal

As pessoas buscam tratamentos de estética corporal por diversos motivos, incluindo a correção de imperfeições no corpo, a melhora da saúde e do bem-estar.

Alguns dos tratamentos mais comuns envolvem a redução de gordura localizada, a eliminação de celulite, a correção de estrias e flacidez.

Nos próximos tópicos você vai conhecer alguns desses tratamentos que fazem parte do mercado de esteticista e de outros profissionais de saúde.

Harmonização dos glúteos

Existem diversos tratamentos para melhorar o contorno dos glúteos, alguns deles abordam:

  • Bioestimuladores de colágeno: é um tratamento que aumenta a produção de colágeno, melhorando o contorno e a forma dos glúteos.
  • Preenchimento: é um tratamento que utiliza PMMA (polimetilmetacrilato) para preencher áreas específicas das nádegas.
  • Bioplastia: consiste na aplicação de produtos absorvíveis pelo organismo a fim de aumentar o volume e definir o contorno da área tratada.

Saiba mais: Curso “Glúteo Contour”

Carboxiterapia

Na lista de procedimentos do mercado de esteticista, a carboxiterapia é um tratamento que consiste na aplicação de dióxido de carbono (CO2) subcutâneo por meio de injeções na pele.

Essa técnica tem como objetivo reduzir a celulite, estrias e gordura localizada, pois melhora a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos.

A carboxiterapia também é conhecida por estimular a produção de colágeno e elastina, que são importantes para manter a firmeza da pele.

O tratamento é realizado em sessões, geralmente semanais, e as injeções são aplicadas em áreas específicas do corpo.

Saiba mais: Curso “Intradermoterapia | Intramuscular e Técnicas Associadas”

Drenagem Linfática e Pós-Operatório

Para finalizar a lista, você já deve saber que a drenagem é um procedimento que tem como objetivo ajudar a eliminar líquidos retidos no corpo, melhorando a circulação sanguínea e linfática.

Existem diferentes tipos de drenagem no mercado de esteticista, como a drenagem linfática manual e a mecânica.

E, para quem não sabe, é também um tratamento muito utilizado no pós-operatório de cirurgias plásticas.

Ela consiste em uma massagem suave que estimula a drenagem dos fluidos acumulados no corpo durante o processo de recuperação, reduzindo o inchaço, a dor e a inflamação.

Portanto, serve para evitar a formação de fibroses e aderências, que podem levar à deformidade dos tecidos e comprometer o resultado final da cirurgia.

Saiba mais: Curso “Drenagem Linfática e Pós-Operatório em Cirurgia Plástica Estética”

Gostou de saber mais sobre alguns dos procedimentos estéticos faciais e corporais no mercado de esteticista?

Em qual você tem vontade de se especializar? Inscreva-se agora mesmo e se destaque no mercado!

Você receberá um certificado reconhecido pelo MEC após a conclusão do curso.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias:

loading...

Faça parte do nosso canal do Youtube e tenha acesso a Conteúdos Exclusivos!

[fts_youtube vid_count=4 large_vid=yes large_vid_title=no large_vid_description=no thumbs_play_in_iframe=yes vids_in_row=4 omit_first_thumbnail=no space_between_videos=1px force_columns=no maxres_thumbnail_images=yes thumbs_wrap_color=#000 channel_id=UCr4uyXhrDvV6vqFRUd3_ovg]