Injetáveis Estéticos são aliados para a beleza e também para a saúde mental
No mundo agitado em que vivemos, no qual a busca pelo equilíbrio entre corpo, mente e alma se torna urgente, as terapias injetáveis surgem como aliadas poderosas para promover não apenas a beleza, mas também a saúde mental.
Por trás das agulhas e seringas, há um universo de possibilidades estéticas e questões internas que vão além da mera aparência.
Enquanto muitos tendem a associar os injetáveis apenas a procedimentos de beleza, a exemplo dos preenchimentos faciais e da toxina botulínica, a verdade é que esses procedimentos têm o potencial de impulsionar uma jornada de autoaceitação e bem-estar emocional.
Além disso, há também outras questões a considerar, que podem também estar relacionadas a problemas de saúde mental, como a preocupação excessiva com os padrões estéticos e de beleza amplamente disseminados em propagandas e redes sociais.
Qual a relação entre injetáveis estéticos e saúde mental?
Por um lado, muitas pessoas buscam procedimentos como a harmonização facial e corporal como forma de melhorar sua autoestima e autoconfiança.
Quando estão mais satisfeitas ao se olharem no espelho, elas tendem a se sentir mais seguras e isso pode deixá-las mais felizes. No entanto, é importante lembrar que a busca excessiva pela perfeição estética pode levar a problemas de saúde mental, como transtornos dismórficos corporais (TDC) e baixa autoestima.
Para quem não sabe, o TDC se manifesta por meio da preocupação constante com um ou mais defeitos no corpo, que não necessariamente correspondem com a realidade.
Segundo especialista entrevistado pelo jornal The Guardian, entre 15 e 20% das pessoas que procuram tratamentos cosméticos (incluindo preenchimentos e injeções antirrugas) têm TDC.
Neste contexto, a pressão social para se adequar a padrões estéticos irreais pode afetar negativamente a autoimagem e a saúde mental de algumas pessoas. Por isso, o ideal é que seus pacientes busquem sempre o equilíbrio.
Quer um exemplo? Pode ser que um paciente queira se submeter a algum tratamento e a sua avaliação profissional aponte que não há necessidade de realizar procedimentos de terapias injetáveis.
Inclusive, no Reino Unido, que passa uma regulamentação do setor, especialistas alertam para a necessidade de os pacientes fazerem um teste psicológico para aplicação de toxina botulínica.
Quais procedimentos estão alinhados com esta ótica?
Os procedimentos estéticos de harmonização facial e corporal proporcionam um maior senso de autoconfiança e bem-estar para muitas pessoas.
Se, de uma lado, existem casos de pacientes com TDC, por outro lado estudos apontam que a aplicação de toxina botulínica pode ser benéfica para saúde mental.
Segundo o Aesthetics Journal, a mencionar estudo da Universidade da Califórnia em San Diego sobre a aplicação de botox, a substância contribuiu para aliviar sinais de depressão:
“Observou-se que aqueles que receberam tratamento para uso cosmético nos músculos faciais, enxaqueca (músculos faciais e da cabeça), espasmos e espasticidade (membros superiores e inferiores, excluindo músculos faciais), torcicolo e dor no pescoço (músculos do pescoço), blefaroespasmo (músculos das pálpebras) e hiperidrose (axila e palma), tiveram uma incidência significativamente menor de depressão”.
Os autores da pesquisa relataram que o efeito antidepressivo da toxina botulínica “não depende do local da injeção”.
Um outro estudo, publicado na National Library of Medicine, concluiu que o uso de injetáveis teve um efeito psicológico positivo nos pacientes:
“O tratamento estético com injetáveis foi associado a melhorias significativas no funcionamento psicológico e social relatado pelo paciente e a reduções no sofrimento relacionado à aparência. Esta mudança sublinha o valor destas terapias para melhorar a saúde psicossocial”.
No que o profissional que aplica deve se destacar?
O profissional que aplica terapias injetáveis com toxina botulínica deve se destacar por sua formação e experiência na área. Disso você já sabe, certo?
Logo, é indispensável que você tenha conhecimento teórico e prático sobre a anatomia facial, a fisiologia da musculatura, além de conhecer as indicações e as contraindicações da toxina botulínica.
Além do mais, você deve ser capaz de avaliar cada paciente individualmente. Ou seja, é preciso levar em consideração o histórico médico, as condições de saúde e os objetivos estéticos.
Isso é importante para determinar, por exemplo, as áreas do rosto que podem se beneficiar do tratamento com toxina botulínica, bem como a dosagem e técnica de aplicação adequadas.
Outra questão é que o profissional deve ser capaz de fornecer orientações e cuidados pós-tratamento adequados ao paciente, incluindo recomendações sobre alimentação, hidratação e atividade física.
Mercado durante a especialização e após se especializar
O mercado para profissionais que se especializam em injetáveis estéticos para aplicação de toxina botulínica é bastante promissor. Afinal, não faltam pessoas, principalmente mulheres, que buscam tratamentos de rugas faciais, redução de linhas de expressão, elevação de sobrancelhas, entre outros.
Nesse sentido, uma especialização em terapias injetáveis permite que o profissional adquira conhecimentos técnicos e habilidades específicas para realizar procedimentos estéticos com segurança.
Durante a especialização, você tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos teóricos e práticos. E mais: pode ter acesso a tecnologias e técnicas avançadas para aplicação da substância.
E depois de se especializar? Não faltam opções: você pode atuar em clínicas especializadas, hospitais, consultórios particulares, spas ou abrir seu próprio negócio. Sim, empreender também é uma opção bem atrativa para aqueles que desejam ter mais liberdade na atuação profissional.
Conheça a pós-graduação Master em Estética Avançada
A pós-graduação Master em Estética Avançada é um curso de especialização voltado para profissionais da área de estética facial, corporal e injetável que desejam aprimorar seus conhecimentos e habilidades técnicas com embasamento científico.
E, o melhor, o curso oferece disciplinas teóricas e práticas que abrangem diversos aspectos da estética avançada. Inclui anatomia e fisiologia, terapias manuais, técnicas de aplicação de injetáveis estéticos e protocolos de tratamento individuais para diferentes condições estéticas.
Além disso, a pós-graduação reforça a importância da ética profissional e da abordagem de excelência personalizada para cada paciente. Você aprenderá a realizar uma anamnese completa e detalhada para avaliar as necessidades e expectativas individuais em relação às terapias injetáveis.
Por fim, nesta pós-graduação você terá acesso a um treinamento prático em cadáveres frescos. Portanto, poderá desenvolver seus conhecimentos em um ambiente supervisionado. Isso ajuda a aumentar a confiança do aluno em sua capacidade de intervir em complicações ou intercorrências que possam surgir durante os procedimentos.
Saiba mais:
Fale com um de nossos consultores e garanta agora mesmo a sua vaga!