Marketing Digital para Estética: Guia Completo

Autor: Blog IESE.

O marketing digital para estética é uma ferramenta indispensável para profissionais e clínicas de beleza que desejam se destacar no mercado.

No entanto, muitos profissionais da área não sabem por onde começar, têm dificuldades em criar conteúdo ou não sabem como adotar estratégias para atrair mais pessoas dispostas a consumirem seus serviços.

Assim, uma das melhores soluções na era da internet é ter uma boa presença online para que um número cada vez mais de potenciais clientes o conheçam e confiem no seu trabalho.

Então, quer saber como ter melhores resultados na sua profissão e qual é a importância do marketing na área da estética? Acompanhe a leitura!

O que é Marketing Digital?

Marketing digital é o conjunto de estratégias e ações que uma empresa ou pessoa realiza no ambiente online com o objetivo de promover uma marca, atrair novos clientes, gerar leads, aumentar as vendas e fortalecer a marca e o relacionamento com o público.

Essas estratégias envolvem o uso de diferentes canais digitais, como sites, redes sociais, e-mails, blogs, entre outros, para alcançar e engajar potenciais consumidores.

O marketing digital para estética é uma área que acompanha as mudanças no comportamento do consumidor e do mercado. A ideia é buscar sempre novas formas de se conectar e impactar o público, seja no marketing digital para salões de beleza ou em clínicas especializadas.

Por que investir em marketing digital?

Investir em marketing digital é uma estratégia muito importante para clínicas e profissionais que desejam crescer e se destacar no mercado. Entenda por quê!

Aumento da visibilidade

Com o marketing digital, você pode aumentar a visibilidade da sua clínica ou negócio, pois os seus potenciais clientes o encontrarão online.

Criação de autoridade

Se você já ouviu falar em marketing de conteúdo, possivelmente já entende que é possível criar conteúdo informativo e educativo sobre os serviços de estética que você oferece, demonstrando sua expertise no assunto e criando autoridade no mercado.

O marketing de conteúdo na estética é uma estratégia que utiliza a criação e distribuição de conteúdo relevante para atrair, engajar e converter o público-alvo.

Essa abordagem visa educar, informar e entreter os consumidores, ao mesmo tempo em que estabelece a empresa como autoridade. Mais adiante você encontrará informações mais detalhadas sobre como fazer marketing de conteúdo.

Engajamento com o público

As mídias sociais são uma ótima maneira de se conectar com o público e de engajar seus seguidores. É importante, por exemplo, saber como divulgar estética no Instagram.

Com o marketing digital para profissionais de estética você constrói relacionamentos duradouros com potenciais clientes, que poderão se interessar pelos seus serviços, e com os clientes atuais, com objetivo de fidelização.

Aumento de procura por serviços

Uma estratégia de marketing digital para estética bem planejada permite que você consiga uma maior movimentação do seu negócio e da prestação de serviços. Afinal, mais pessoas entrarão para o funil de vendas.

Análise de dados

É possível medir o sucesso das suas estratégias a partir de métricas que nem sempre estão disponíveis no marketing tradicional. Assim, você pode fazer ajustes e testes A/B para melhorar o desempenho e obter melhores resultados.

Um teste A/B é uma técnica de experimentação que consiste em dividir uma estratégia em dois subgrupos. Depois, expõe-se cada uma delas a uma versão diferente.

Por exemplo, você pode testar qual tipo de reels funciona melhor no Instagram, se é um informativo ou motivacional. Isso pode ser feito com anúncios, páginas de vendas e outros formatos de conteúdo.

O objetivo é comparar o desempenho ou a eficácia das duas versões e analisar qual delas traz mais resultados.

Como atrair clientes para estética?

A atração constante de potenciais clientes é importante na área de estética porque se trata de um mercado bastante competitivo.

Existem muitas clínicas e profissionais oferecendo serviços semelhantes. Por isso, ganhar visibilidade para se destacar é um diferencial que não pode ser ignorado.

Além disso, a maioria dos serviços de estética têm uma procura recorrente, o que significa que os clientes geralmente têm várias opções para escolher no mercado.

Pensando nisso, o marketing de conteúdo desempenha um papel essencial. Ele permite que as empresas de estética eduquem e informem o público sobre os diferentes tratamentos, procedimentos e serviços oferecidos.

Conteúdos como artigos, vídeos e posts nas redes sociais servem para orientar o público na jornada de compra até que ela se torne uma cliente.

Como divulgar meu trabalho na estética?

Existem diversas formas de divulgar o seu trabalho no marketing digital para estética. É importante explorar diferentes canais para ter uma presença online de destaque.

Criação de um site

Ter um site profissional serve como uma vitrine digital dos serviços que você oferece. Além disso, aumenta a sua visibilidade e credibilidade online.

É importante que o site seja bem estruturado, com informações sobre preços, horários de atendimento, endereço e formas de contato.

Blog informativo

Além de ter um site, o blog é um canal para esclarecer as principais dúvidas do público-alvo sobre os serviços. Assim, contribui para aumentar a conscientização do potencial cliente na jornada de compra.

Um blog é uma ferramenta útil para atrair tráfego orgânico. Por isso, é importante criar conteúdo relevante e interessante para aumentar a quantidade de leads.

Então, se você quer atuar com marketing digital para clínicas de estética, pode ter um blog com conteúdos sobre tratamentos faciais, as diferenças entre Skinbooster e Sculptra, como funcionam os tratamentos a laser, entre outros.

Além disso, o SEO é um conjunto de técnicas para otimizar o conteúdo do seu site e melhorar sua visibilidade nos mecanismos de busca, como o Google.

Ao aplicá-las, com o uso de pesquisa de palavras-chaves, otimização de meta tags, entre outros fatores, você pode aumentar sua presença nos resultados de pesquisa e atrair potenciais clientes que estão procurando por produtos ou serviços que você oferece.

Redes sociais

No marketing digital para estética, as redes sociais são uma das melhores formas de se conectar com o seu público e divulgar seus serviços. O Instagram, por exemplo, é uma mídia focada no aspecto visual e de imagens.

Ou seja, é um canal que facilita muito a comunicação. Afinal, você pode divulgar casos de pacientes que tiveram bons resultados com o seu serviço, além de trabalhar o marketing de conteúdo e engajar a audiência.

Além do Instagram, há outras, como Facebook, Tik Tok, Youtube e LinkedIn, nas quais você pode compartilhar conteúdos, promover seu trabalho, responder a perguntas e se envolver com o público-alvo.

As ideias de posts para clínica de estética são divididas em topo, meio e fundo de funil, para acompanhar todas as fases do lead até a conversão.

Tráfego pago

O tráfego pago tem a grande vantagem de possibilitar o alcance de um público mais segmentado, em geral no meio e no fundo do funil.

Ele permite que você direcione seus anúncios para pessoas com características e interesses específicos, inclusive por região demográfica.

É possível investir em anúncios no Google Ads, Facebook Ads e outras plataformas de publicidade online.

Diferentemente do tráfego orgânico, que é considerado gratuito e tem resultados a médio e longo prazo, com tráfego pago você investe recursos para ter visibilidade imediata.

Marketing por e-mail

Praticamente todas as pessoas verificam seus e-mails pelo menos uma vez por dia, certo? Por isso, o e-mail marketing ainda é uma estratégia eficaz para atrair potenciais clientes.

Ao construir uma lista de contatos qualificados e enviar e-mails personalizados, você pode manter um relacionamento próximo com pessoas interessadas nos seus serviços.

Com esta estratégia de marketing digital para estética, é importante segmentar sua lista de e-mails com base nos interesses e preferências dos destinatários para aumentar as chances de conversão.

Como vender serviços de estética?

Para vender serviços na área, além de ter um bom plano de marketing para estética, existem algumas estratégias que farão uma grande diferença para que você consiga resultados positivos na carreira. Entenda!

Habilidades de comunicação

Aprimore suas habilidades de comunicação para transmitir claramente os benefícios e o valor dos serviços de estética com os quais você trabalha.

Saber se comunicar é uma soft skill extremamente importante em diversas áreas profissionais. Nesse sentido, a comunicação empática envolve a capacidade de se ter uma escuta ativa e entender as dores e preocupações do outro.

É preciso também demonstrar flexibilidade e paciência para estabelecer uma relação de confiança e entender as expectativas dos clientes. Portanto, é preciso evitar ao máximo mal-entendidos e problemas de comunicação.

Use a persuasão a seu favor

Utilize técnicas de persuasão, sabendo que a ideia não é manipular e oferecer promessas irreais.  No livro “As armas da persuasão”, Robert Cialdini fala sobre as técnicas de persuasão mais utilizadas por profissionais de vendas, publicidade e marketing.

Ele identifica seis “armas”, ou gatilhos mentais, que são frequentemente utilizados para influenciar o comportamento humano. São elas:

Reciprocidade

Aqui entra a ideia de que as pessoas tendem a retribuir favores e presentes. Por exemplo, quando alguém lhe oferece uma amostra grátis de um produto, você pode se sentir mais inclinado a comprar o produto.

Compromisso e coerência

Ao falarmos em marketing digital para estética, o compromisso e a coerência referem-se à ideia de que as pessoas tendem a seguir com compromissos que fizeram anteriormente.

Se algum cliente já consome há algum tempo os serviços da sua clínica, existe a tendência de que permaneçam. No entanto, para ter uma boa fidelização é importante também fornecer sempre bons incentivos para que ele não o troque por outro concorrente.

Aprovação social

A aprovação social acontece quando as pessoas tendem a seguir o comportamento de outras pessoas, especialmente aquelas que consideram semelhantes ou influentes.

Se um produto é recomendado por uma celebridade ou um amigo, o potencial cliente pode se sentir mais inclinada a comprá-lo.

Afeição

A afeição é o conceito de que as pessoas são mais propensas a serem influenciadas por pessoas de que gostam ou que admiram. Se existe empatia e conexão entre você e o seu público, pode ser mais fácil persuadi-lo a conhecer seu trabalho e ser seu cliente.

Autoridade

O gatilho da autoridade aponta que as pessoas tendem a confiar mais em especialistas em um determinado assunto. Por exemplo, se um profissional de estética possui uma pós-graduação, ele será visto com uma autoridade maior que aquele que possui apenas graduação.

Escassez

Nesta situação, trata-se da ideia de que as pessoas tendem a valorizar mais aquilo que é escasso ou difícil de obter. Então, se um produto ou serviço está em oferta por tempo limitado, a pessoa vai querer adquiri-lo antes que a oferta acabe.

Ofereça uma experiência personalizada

No marketing digital para estética, oferecer uma experiência personalizada é outro fator que não pode ser subestimado.

Isso porque demonstra que você está comprometido em oferecer soluções que atendam às necessidades do público de forma única. É preciso saber qual é o histórico de saúde, estilo de vida, preferências pessoais e objetivos do potencial cliente.

Além disso, é importante que o profissional crie um ambiente acolhedor e confortável, que vai além do atendimento em si.

Pode abranger a escolha de uma decoração agradável, música suave, aromaterapia e outras maneiras de tornar a experiência diferenciada em uma clínica.

Além disso, para se destacar nesta área, é importante que o profissional invista em formação e atualização constante, buscando sempre novas técnicas e tendências para não ficar obsoleto no mercado.

Como fazer o marketing pessoal?

Para fazer o marketing pessoal, é importante definir algumas questões para a criação da sua marca, além de conquistar credibilidade e ter boas avaliações de clientes.

Construir uma marca pessoal

Construir uma marca pessoal forte é um dos pilares do marketing digital para estética. Ele é importante para que você se destaque como profissional ao transmitir sua identidade, valores e habilidades únicas.

O primeiro passo é definir sua proposta de valor. O que você oferece de diferente dos outros profissionais? Qual é a sua especialidade?

Além disso, você deve identificar seu público-alvo: quem são seus clientes ideais? Quais são suas necessidades e preocupações em relação à estética?

Outro passo relevante é criar uma identidade visual, que é a representação visual da sua marca. Isso pode incluir um logotipo, paleta de cores, fontes e outros elementos visuais que ajudem a transmitir sua mensagem no marketing de conteúdo.

Ainda, estabelecer parcerias estratégicas com outros profissionais da área pode ajudar a fortalecer sua marca pessoal e aumentar sua visibilidade.

Conquistar confiança e credibilidade

É como diz o ditado: “Credibilidade é algo que se perde rápido e se conquista devagar”. A confiança e a credibilidade são muito importantes ao se fazer marketing pessoal. Afinal, os clientes geralmente procuram por profissionais em quem confiam.

Eles precisam se sentir à vontade e seguros ao lidar com um profissional de estética, pois vão cuidar da aparência e, muitas vezes, têm dúvidas ou medo de realizarem certos procedimentos.

Quanto à credibilidade, as pessoas buscam profissionais que possuem conhecimento, habilidades e experiência. Elas querem ter a certeza de que estão sendo atendidas por alguém que sabe o que está fazendo, concorda?

Apresentar depoimentos e avaliações

Apresentar depoimentos e avaliações tem por objetivo comprovar a qualidade dos serviços prestados e ativar o gatilho da prova social. Este é um pré-requisito para quem deseja fazer marketing digital para estética.

De acordo com uma pesquisa de avaliação do consumidor do BrightLocal, 89% dos consumidores de medicina e saúde procuram por avaliações antes de adquirir o serviço.

Outro estudo aponta que “quando as pessoas estão em conflito ou não sabem o que escolher, um empurrãozinho na prova social pode reduzir a incerteza”.

Os depoimentos são relatos de experiências positivas de clientes anteriores, que criam uma imagem positiva do profissional e transmitem a confiança necessária para que novos clientes se sintam seguros em contratar seus serviços.

Conclusão

Vimos até aqui que é possível criar uma presença online forte, aumentar a visibilidade da marca, atrair mais clientes e fidelizá-los não apenas com um atendimento personalizado e de qualidade, mas também com estratégias em diferentes mídias digitais.

Criar conteúdo relevante e atrativo, seja nas redes sociais ou em um blog, além do tráfego pago, é algo bastante recorrente entre empresas e profissionais bem-sucedidos que atuam na área.

Então, gostou de saber mais sobre como funciona a divulgação online dos seus serviços? Para estar presente no mundo online, existem diversas agências que realizam este trabalho para facilitar sua vida.

Uma delas é a Minduba Digital, que é especializada em marketing digital e pode ajudar você ou a sua empresa na implementação de estratégias para o crescimento da sua marca ou do seu negócio. Entre em contato para mais informações!

1 Comentário

  1. Ana Cássia Assis

    Adorei!!!

    Responder

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