A drenagem linfática é uma massagem especializada na estimulação do sistema linfático – uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo. Entre os principais benefícios do método estão a redução da retenção de líquido, ativação da circulação sanguínea, combate à celulite e até o relaxamento corporal.
Em entrevista com a Fisioterapeuta Nayara Freitas, Professora do Curso de Drenagem Linfática e Pós Operatório em Cirurgia Plástica Estética do IESE, tivemos as respostas das principais perguntas em relação a este procedimento:
O método de Drenagem Linfática muda de um paciente operado para um paciente normal?
Profª. Nayara Freitas: Sim, ele muda. Ele tem direções que, dependendo da cirurgia, vão ajudar ou atrapalhar se for feito de forma errada. Também tem os cuidados em relação a pressão e o posicionamento do paciente.
A partir de quantos dias após a cirurgia plástica podem ser iniciados os procedimentos estéticos pós operatórios?
Profª. Nayara Freitas: Tem médicos que indicam o procedimento a partir de 48h, e tem médicos que indicam a partir de 72h. Quando iniciamos a partir das 48hs é por conta da diminuição da dor, uma sensação de alívio de dor e não para inchaço. E a partir de 72h sim.
Com que frequência deve ser feita a Drenagem Linfática pós operatória?
Profª. Nayara Freitas: A gente pode fazer o atendimento todos os dias, as primeiras 10 seções, ou de forma intercalada, quando for a vontade do médico, dia sim, dia não.
É possível o uso de recursos tecnológicos de aparelhos no pós operatório?
Profª. Nayara Freitas: Sim, existem aparelhos que são indicados no pós operatório, que só vão otimizar, que vão fazer uma ação anti-inflamatória e são muito bem vindos e indicados pelo cirurgião.
Tem mais alguma dúvida que não foi abordada aqui? Entre em contato conosco para maiores informações, e aprenda mais sobre esta técnica se inscrevendo no Curso de Drenagem Linfática e Pós Operatório em Cirurgia Plástica.