Descubra o segredo para aplicar o Botox perfeito!

Autor: minduba.
Categoria: Beleza | Estética

Conheça o nosso curso de Botox avançado e Preenchimento básico.

Sem dúvida, o Botox, também conhecido como toxina botulínica, detém o título de procedimento cosmético não cirúrgico mais requisitado do mundo. Os pacientes que procuram este procedimento, ​​geralmente desejam obter resultados naturais que sejam minimamente perceptíveis. 

No entanto, há um grupo de pessoas que pensam que esses tratamentos oferecem resultados não naturais e até “grotescos”. Pode haver duas razões para este pensamento:

  • Em alguns casos, os resultados da técnica são muito paralisantes, levando um rosto sem expressão.
  • Em outros casos, a forma não natural da sobrancelha e outras linhas e rugas indicam que um paciente foi submetido a um tratamento com Botox.

Compreender os fundamentos desta técnica e seguir algumas dicas, ajudará a potencializar e melhorar os efeitos da aplicação no seu cliente.

Continue com a gente até o final e confira nossas dicas!

Afinal, o que é Botox e como é feito a sua aplicação na estética?

Vamos ver uma forma simples e clara de explicar…

Botox” é como “Bic”! Um nome de marca que se tornou tão universalmente famosa que se estabeleceu na linguagem cotidiana como um nome comum para designar seu produto.

A toxina botulínica atua bloqueando seletivamente a ação dos músculos responsáveis ​​pelas linhas de expressão (ação relaxante muscular).

Sua aplicação fundamental na estética é o tratamento das rugas de expressão, ou seja, aquelas que aparecem entre as sobrancelhas, na testa, nos cantos dos lábios ou no contorno dos olhos. 

Essa toxina oferece vantagens claras: evita cirurgia, pode ser aplicada a qualquer momento após avaliação médica, é uma técnica praticamente indolor, seus efeitos são imediatos e duram entre cinco e seis meses, quase não tem contraindicações, ajuda a prevenir a flacidez facial. 

Como funciona?

Os músculos associados às expressões faciais são continuamente engajados com base em nossas emoções, o que deixa marcas. Por exemplo, linhas de expressão podem aparecer devido à contração dos músculos em momentos de estresse ou raiva. É importante notar que a pele só enruga devido à sua proximidade com os músculos. 

As injeções de Botox tratam os músculos, não a pele. Mais especificamente, o Botox atua nos nervos que controlam os músculos da face, o que os impede de se contraírem. Os efeitos assim obtidos são transitórios. O rosto fica temporariamente mais suave e descansado. 

Quando o efeito desaparece — após cinco, seis meses — a toxina botulínica é então eliminada de forma natural e gradual pelo organismo. Posteriormente, os músculos reagem normalmente e as rugas começam a reaparecer.

Existem contraindicações?

Como medida de precaução, as injeções de toxina botulínica não devem ser realizadas em mulheres grávidas ou lactantes. Além disso, existem contra indicações para aplicação de Botox que o profissional de saúde deverá verificar antes de iniciar o tratamento. Estes incluem:

  • inflamação no local que será injetado;
  • história pessoal ou familiar de doenças musculares progressivas (espasmos musculares da pálpebra, miopatias, fibromialgia, etc.);
  • cirurgia ocular recente (córnea). 

Por que existem pessoas que perdem sua expressão natural?

Normalmente, o bloqueio da expressão facial ocorre porque uma quantidade excessiva da substância é aplicada ou, porque ela não é injetada no local e profundidade corretos. Isso causa paralisia total do músculo (em vez de relaxamento), resultando na perda da gesticulação.

Qual é o segredo para aplicar uma excelente toxina botulínica?

Sem dúvida, a melhor técnica para aplicar um Botox perfeito e oferecer resultados naturais ao paciente, é trabalhar com produtos de qualidade, além de se tornar um profissional especializado e experiente.

A seguir, listamos três recomendações — que realmente funcionam — para ajudar na sua prática.

1. Entenda a anatomia facial

É vital que, antes de tratar seu primeiro paciente, você tenha certeza de que compreende a anatomia facial.

O rosto humano é composto por um conjunto complexo de músculos que atuam em conjunto para criar expressões faciais e cumprir funções vitais. Clínicos com uma compreensão completa da anatomia facial e das relações funcionais entre os músculos da face e do pescoço podem usar com segurança o Botox para enfraquecer seletivamente músculos específicos, resultando em resultados estéticos favoráveis.

2. A dose certa

Para obter resultados naturais sem perder a expressão, devem ser utilizadas as doses adequadas. Para calcular a dose ideal, diferentes variáveis ​​devem ser avaliadas, como as características dos músculos ou o nível de relacionamento desejado. 

Os especialistas recomendam começar com uma dose suave, uma quantidade mínima, porém, eficaz, por outro lado, os músculos devem relaxar, mas não ficar paralisados ​​com grandes quantidades.

3. Combine a Toxina Botulínica com outros tratamentos

Falamos no decorrer deste texto que o Botox é um excelente tratamento para controlar rugas de expressão e para “remodelar” a posição de certos elementos do rosto, como sobrancelhas, nariz ou boca. 

Porém, para obter excelentes resultados, o paciente deve ser informado de que a combinação prudente da aplicação de Botox com outros tratamentos estéticos é essencial para alcançar os melhores resultados.

Um dos sinais mais importantes do envelhecimento facial é a falta de volume produzida por alterações nos compartimentos gordurosos e nos ossos da face. 

Considerando essas mudanças, pode-se entender por que a combinação do Botox com preenchedores e indutores de colágeno, alcançará resultados mais naturais.

Lembre-se! Menos é mais. O principal objetivo desta técnica é melhorar a aparência facial sem torná-la artificial. 

Mensagem para levar para casa!

As injeções de toxina botulínica podem oferecer resultados seguros e extremamente gratificantes para os pacientes. Como em todas as intervenções cosméticas, o passo mais importante é ouvir atentamente os desejos dos seus pacientes e realizar discussões cuidadosas sobre como eles se alinham com o que o tratamento pode oferecer.

Onde encontrar o treinamento de anatomia para Botox?

O IESE oferece um cursos de extensãoBotox Master, onde você aprenderá de forma prática tudo sobre Toxina Botulínica e como ela é aplicada em um paciente “real”. O treinamento com nosso corpo docente ajudará a minimizar os efeitos colaterais para melhorar a satisfação do paciente e obter melhores resultados.

Gostaria de conhecer os requisitos, duração do programa e currículo de nossos professores ou instrutores? Convidamos você a consultar nosso site, https://ieseespecializacao.com.br/cursos-injetaveis-esteticos/, onde você pode encontrar informações detalhadas sobre este ou outros cursos.

Prefere falar direto a gente? Então ligue agora para (62) 3995-7111, será um prazer falar com você!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias:

loading...

Faça parte do nosso canal do Youtube e tenha acesso a Conteúdos Exclusivos!