Quem pode trabalhar com estética corporal?

Autor: Blog IESE.

Trabalhar com estética corporal é uma profissão que movimenta bastante o mercado devido à grande quantidade de pessoas que querem melhorar a aparência do rosto ou do corpo, seja como prevenção ou como necessidade com o decorrer da idade.

Com o tempo, a pele deixa de produzir a mesma quantidade de colágeno da juventude. Mas é possível corrigir isso com diversos tratamentos direcionados a clientes que desejam manter a autoestima.

Se você quer ingressar nessa área, ou se atua no ramo e pretende aprofundar seus conhecimentos, continue lendo para entender melhor o mercado.

Mercado da estética corporal

O trabalho no campo estético envolve um mercado que traz muitas oportunidades e que só tende a crescer.

O Brasil está entre os países com maior número de tratamentos estéticos, segundo ranking da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS), ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Além disso, o IBGE aponta que até 2060 a população que terá mais de 65 anos será de 25,5%.

As pessoas que têm entre 15 e 64 anos representarão 59,8%, o que é uma boa notícia, tendo em vista que os procedimentos estéticos em geral são empregados em pessoas com mais de 30 anos.

Trabalhar com estética corporal é um negócio muito atrativo. Desde 2016 houve um aumento maior que 390% em tratamentos não cirúrgicos, é o que aponta a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

E mais: um estudo da Clínica de Dermatologia no Rio de Janeiro, realizado pelo Grupo Caru Moreno, aponta que as tendências para 2023 no mundo da beleza são procedimentos corporais pouco invasivos e tratamentos faciais que apresentam resultados naturais.

O que você precisa saber para de destacar na área

Existem alguns passos que você pode seguir para ter destaque no campo da estética. Confira abaixo!

Atendimento de qualidade

Não deixe de fornecer também um atendimento de qualidade, para fidelizar as clientes já existentes e para conseguir bons depoimentos que atraiam mais pessoas para o seu negócio.

O boca a boca também é importante no setor de estética. Então, se as pessoas gostarem do serviço elas poderão recomendá-lo a outras pessoas, o que aumenta a sua cartela de clientes.

Público-alvo

Conhecer o público-alvo é indispensável para que você saiba quais procedimentos estéticos serão oferecidos, além de ser útil para estabelecer a precificação e qual divulgação será realizada.

Por exemplo, em estabelecimentos classe A, o público não se importa tanto com o valor, e sim com a qualidade e os resultados, embora esse público possa ser mais exigente.

Já em clínicas de classe C e D, existe maior flexibilidade e este público gosta de promoções e descontos.

Presença digital

Se você deseja trabalhar com estética corporal, para conseguir alcançar cada vez mais pessoas, investir na presença digital é um diferencial que traz mais competitividade no mercado.

Por isso, é bom alimentar redes sociais como Instagram ou TikTok. Ter um site funciona como uma vitrine virtual para os seus serviços e traz maior visibilidade.

Outras opções interessantes são manter um relacionamento por e-mail marketing ou Whatsapp.

Gerar valor

Produzir conteúdos relacionados à sua área de atuação é uma forma de gerar valor para o seu negócio.

Além disso, os conteúdos contribuem para conscientizar os potenciais clientes na jornada de compra do cliente e no funil de vendas, ou seja, desde o topo até o fundo de funil.

Quando você gera valor, pode também cobrar mais pelos seus serviços, pois será considerada uma autoridade na área.

Fazer uma especialização de qualidade

Todos sabem que investir em conhecimento é o que fará você se diferenciar de outros profissionais do mercado.

É preciso escolher cursos técnicos ou de especialização de qualidade, pois os cursos que você faz vão ter um impacto direto sobre suas habilidades e sobre os resultados que seus clientes desejam.

No IESE você pode conferir neste link os melhores cursos de pós-graduação do mercado em diferentes áreas da estética.

Fazer networking

Para trabalhar com estética corporal, criar e manter uma rede de contatos também vai ajudá-la a ter destaque neste mercado.

Com o networking você conhece profissionais da sua área e cria mais autoridade. Por isso, é recomendado participar de eventos, congressos, feiras e cursos de estética.

Investir na marca pessoal

Investir na marca pessoal é algo que vai contribuir muito para crescer o seu negócio ao divulgar o seu trabalho.

Você pode fomentar a interação nas redes sociais, criar uma identidade visual para sua marca, criar um logotipo e divulgar cartões de visita físicos ou digitais para pessoas interessadas, escrever artigos, entre outras ações estratégicas.

Quais são os caminhos de crescimento na estética corporal

Alguns tratamentos têm muito sucesso e boa procura no mercado. Confira a seguir as tendências.

Ultrassom microfocado

Uma das tendências no mercado é o uso do Ultrassom microfocado. Trata-se de um procedimento com aplicação de ultrassom de alta intensidade, que funciona para estimular a produção de colágeno na pele, com elevação da síntese de proteína.

Ele pode ser aplicado no rosto ou no corpo.

Micropigmentação

Outra opção interessante para quem deseja trabalhar com estética corporal.

A micropigmentação é um tratamento estético capilar das sobrancelhas. Ela serve para deixar a aparência mais bonita e alinhada, além de corrigir problemas como sinais de calvície e também atua para corrigir o crescimento exíguo dos fios do couro cabeludo.

Fios de PDO

Os fios de PDO rejuvenescem a pele e são aplicados nas pálpebras, por exemplo, para reduzir o aspecto de vistas cansadas que se aprofundam com o avançar da idade. O procedimento também é feito na pele do rosto. 

Bioestimulador de colágeno

Este tratamento traz maior evidência à beleza natural da pele e é menos invasivo que o preenchimento de botox.

O intuito é prevenir flacidez e rugas, para que a pele fique mais viçosa, e ele se aplica também para áreas do corpo, como pescoço, braços, pernas e glúteos.

Laser Fotona

O laser Fotona é um tratamento estético não invasivo que atua como uma espécie de lifting. Ou seja, tem o objetivo de minimizar a flacidez da pele e as manchas com estimulação a laser.

Para quem é indicado

Afinal, quem pode trabalhar com estética corporal?

Este campo de atuação é recomendado para profissionais de saúde que fazem especializações nas áreas em que desejam atuar.

E, também, esteticistas cosmetólogos, desde que tenham formação complementar.

Ou seja, biomédicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, médicos e farmacêuticos podem trabalhar nessa profissão, visto que já possuem conhecimento anatômico e fisiológico do organismo.

É importante verificar no conselho de profissão de sua região se há alguma regra restritiva.

Cursos de extensão em estética corporal do IESE

Você está pensando em aprimorar seus conhecimentos em estética corporal?

Conheça os cursos de extensão do IESE, uma instituição que está a par de técnicas modernas e inovadoras do mercado.

Cobrimos uma ampla variedade de cursos de estética corporal, como ozonioterapia, estética íntima, fios faciais, depilação a laser, eletroterapia, toxina botulínica, entre outros.

Acesse aqui

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