Mesmo em meio à crise econômica que assolou muitos setores em todo o país no ano que passou, o público masculino tem mostrado cada vez mais potencial de consumo e tem sido responsável por uma fatia de mercado que não para de crescer quando se trata de produtos cosméticos e tratamentos de beleza direcionados para eles. Isso serve de reforço para o que sempre falamos ser um grande nicho de mercado: a especialização e personalização nos atendimentos. O profissional de saúde estética que deseja se sobressair no mercado precisa estar de olho e investir nesse segmento.
Estética para homens – o que há de diferente?
Em termos de tratamentos estéticos no geral (passo a passo e tipos de procedimentos), bem como a escolha dos ativos cosméticos, não há muita diferença entre homens e mulheres. Porém eles parecem desejar um atendimento mais privativo, um ambiente que seja mais a cara deles e há ainda os que buscam uma certa discrição quando se refere aos tratamentos que realizam. Nem todos gostam de sair falando abertamente.
É importante que tanto o profissional quanto o próprio cliente estejam atentos principalmente para quais ativos e, consequentemente, quais produtos atendem melhor as necessidades e características desse universo, pois a pele masculina, por exemplo, é mais espessa que a da mulher, em torno de 16% a 25%. Também apresenta maior nível de colágeno, fazendo com que suas fibras sejam mais resistentes e menos flácidas, o que a deixa mais firme e faz com que os sinais clínicos do envelhecimento feminino sejam mais visíveis, ou seja, a mulher parece envelhecer muito mais rápido do que o homem, pois algumas características do envelhecimento são justamente a queda nos níveis de colágeno e o afinamento da pele. No entanto, são os homens que apresentam uma necessidade maior de hidratação, de preferência produtos com base em gel, gel creme, séruns e loções.
A área da testa e dos olhos, chamada de terço superior, é a mais marcada na face masculina, em relação ao restante do rosto. Por conta da necessidade de se barbear, o homem acaba por fazer uma ginástica facial mais frequente e de modo natural. Lógico que ele sofre agressões por conta da lâmina, por exemplo, mas isso pode ser amenizado com o uso de um cosmético antiage adequado. Outro problema que pode ser agravado com o barbear constante é a foliculite, um tipo de inflamação que compromete o folículo piloso e que detalharemos na sequência.
Eles também costumam ter a pele mais oleosa, o que oferece uma certa vantagem quanto aos sinais do envelhecimento, sem eliminar, no entanto, a necessidade de hidratação. Porém, após a puberdade, a produção de sebo mais acentuada nos homens pode agravar os casos de acne, fazendo com que normalmente sejam mais intensos neles do que nas mulheres. A acne e a foliculite nos homens podem ser facilmente confundidas, já que está última apresenta erupções de pápulas foliculares ou pústulas, geralmente ao lado do pescoço e na região mandibular, por isso a indicação de se procurar um profissional de estética para identificação e tratamento. Essas alterações estéticas, inclusive, estão entre as principais que levam os homens a procurarem os centros estéticos, juntamente com a tão incômoda gordura localizada.
É, temos que admitir que, nesse último caso, eles não deixam nada a desejar com relação às mulheres no quesito insatisfação. Então fique de olho que em nossos próximos posts vamos especificar cada uma dessas alterações e as particularidades masculinas. Afinal, quanto mais o profissional de saúde estética conhecer de cosmetologia e da fisiologia do corpo humano, melhor ele conseguirá direcionar o protocolo e o uso de cosméticos para tratar aquela alteração inestética, oferecendo soluções seguras e melhores resultados.