Como tratar a foliculite e acne nos homens

Autor: Dr.ª Ana Carolina Teixeira.
Categoria: Saúde Estética

Essa confusão ocorre porque a foliculite aparece como pequenas espinhas vermelhas, de ponta branca, ao redor dos folículos pilosos, com ou sem pus. Sua presença se dá justamente pela infecção desses folículos, causada principalmente por bactérias, entre outras razões, sendo comum após a depilação e o barbear ou uso de roupas muito apertadas, ou seja, é super comum entre os homens, principalmente no rosto, após fazer a barba.

Na maioria das vezes é apenas superficial, provocando coceira e sensibilidade, mas pode até causar dor. Nos casos mais leves é comum desaparecer por conta própria, mas se o quadro se agrava ou se torna recorrente, o tratamento profissional é a melhor alternativa. Quando de característica profunda, pode levar à formação de furúnculos, com maior chance de cicatrizes. Além de atingir a face, também costuma aparecer no couro cabeludo, costas, pescoço, pernas e axilas.

Conheça alguns tipos:

Estafilocócica – considerada um tipo comum, a inflamação é causada pela bactéria staphylococcus aureus(estafilococos) em qualquer região do corpo que possua pelos, depois de sua entrada através de um corte ou ferimento na pele. Quando no rosto, é conhecida como coceira do barbeiro.

Banheira quente/por pseudômonas – ocorre quando as bactérias do tipo pseudômonas aeruginosa se desenvolvem em ambientes com água em que há desajuste de pH e nível de cloro, como banheiras de hidromassagem, atingindo as partes do corpo que ficam úmidas por mais tempo.

Pseudofoliculite da barba – inflamação dos folículos pilosos na região do barbear, quando a ponta do pelo, ao crescer, se curva e penetra na pele, levando a um processo inflamatório, que pode deixar cicatrizes. É comum na face e no pescoço. Os especialistas indicam técnicas que previnem o entupimento dos poros, entre elas limpeza de pele e uso de hidratantes sem agentes tamponantes, como o óleo mineral. Outra dica é proceder com o barbear no sentido de crescimento dos pelos, usando água morna e massagem para que os pelos fiquem mais macios.

Pitirospórica – causada por um fungo, é comum em adolescentes e homens adultos. Pode atingir costas, peito, pescoço, ombros, braços e rosto.

Sycosis barba – ocorre exclusivamente na área da barba, após o barbear. Caracterizada por pequenas inflamações que aparecem no lábio superior, queixo e região mandibular. Pode ser recorrente naqueles homens em que o barbear é contínuo.

Gram-negativo – se desenvolve pelo uso prolongado de antibióticos, como no tratamento de acne, em que há alteração do equilíbrio normal da pele, levando ao desenvolvimento de bactérias gram-negativas. Aparece principalmente no nariz, mas pode se espalhar pelo rosto, no entanto, costuma desaparecer após a descontinuação medicamentosa.

Acne
Os casos de acne, que também se caracteriza por um tipo de inflamação na pele, têm ligação direta com a ação das glândulas sebáceas, seja por desequilíbrio hormonal, aumento na oleosidade e até por fatores hereditários. É mais comum no rosto, tórax, costas e parte superior dos braços. A inflamação se dá depois que a bactéria propionibacterium acnes, presente na pele, entra no poro e provoca tamponamento, levando à formação de comedões e, posteriormente, as chamadas espinhas.

No caso da acne, a produção excessiva de sebo é a principal causa, provocando irritação e ação comedogênica (obstrução dos poros). O tratamento envolve limpeza diária da pele, porém não em excesso, para que não seja tirada a camada de proteção da pele e nem se provoque efeito rebote, estimulando ainda mais a produção sebácea. A limpeza, equilíbrio de pH, hidratação, proteção solar e tratamento pontual devem ser feitos com produtos específicos, oil free e com ativos como erva doce, ácido salicílico, alantoína, zinco, alfa bisabolol, Hamamélis, enxofre líquido, gluconolactona e o composto acnebiol.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias:

loading...

Faça parte do nosso canal do Youtube e tenha acesso a Conteúdos Exclusivos!

[fts_youtube vid_count=4 large_vid=yes large_vid_title=no large_vid_description=no thumbs_play_in_iframe=yes vids_in_row=4 omit_first_thumbnail=no space_between_videos=1px force_columns=no maxres_thumbnail_images=yes thumbs_wrap_color=#000 channel_id=UCr4uyXhrDvV6vqFRUd3_ovg]