Ozonioterapia – as 11 principais dúvidas

Autor: Drª Antoniella Mendanha.

Muito além de ser um gás presente na estratosfera, o Ozônio tem muitas aplicações, dentre elas pode ser utilizado em benefício da saúde humana, como na Ozonioterapia. Para trazer mais informações sobre este tratamento, conversamos com a Dr.ª Antoniella Mendanha, biomédica responsável pelos injetáveis estéticos da Clínica Tudo Belo e professora efetiva do Instituto de Ensino em Saúde Estética.

1. O que é ozonioterapia?

Dr.ª Antoniella Mendanha: A ozonioterapia é o uso de um gás medicinal no tratamento e prevenção de doenças, e também no uso das disfunções estéticas. O ozônio é um molécula composta por 3 átomos de oxigênio que se forma quando as moléculas de oxigênio se rompem devido a radiação ultravioleta ou descarga elétrica, então os átomos são separados. O ozônio que é usado na medicina é formado por uma mistura de oxigênio + ozônio, que normalmente é constituído de 98% de O2 e somente 2% de O3.

O que realmente tem utilização nas técnicas tanto para a saúde, quanto para a estética, são os ozonídeos, que é um subproduto do ozônio. Os ozonídeos ficam no organismo e agem no corpo por mais ou menos 5 dias. A máquina que gera o ozônio, que a gente utiliza no consultório, vem com uma bala com oxigênio, e o equipamento é capaz de fazer essa transformação do oxigênio em ozônio. O O3 entra em contato com a nossa pele e vai gerar os ozonídeos, que é o que realmente é utilizado.

2.Qual mecanismo de ação do ozônio?

Dr.ª Antoniella Mendanha: Atua nas propriedades do fluxo sanguíneo, melhorando a circulação, Aumenta as enzimas g6pd, Aumento da oxigenação, Ativação das enzimas antioxidantes, Aumenta NAD/NADH (Energia para o interior das células), Aumento do sistema imune, Destroem bactérias, fungos e vírus;

3. Em que o ozônio pode ser utilizado?

Dr.ª Antoniella Mendanha: O ozônio pode ser utilizado para metabolismo de ácidos graxos, deficiência nutricional, privação do sono, deficiência hormonal, toxicidade, infecções, ipóxia (ausência de oxigênio nos tecidos para manter as funções corporais), isquemia, stress, inflamação e hipoglicemia (queda das taxas de açúcar no sangue).

4. Quais as indicações?

Dr.ª Antoniella Mendanha: Doenças virais, como hepatite e herpes, Feridas de origem vascular, arterial ou venosas, úlceras diabéticas e por insuficiência arterial, Dores articulares decorrentes de inflamações crônicas; Colites e outras inflamações intestinais crônicas; Vários tipos de câncer, ajudando a combater tumores e reduzindo os efeitos colaterais da Radioterapia e da Quimioterapia, Diversos problemas circulatórios; Queimaduras de diversos tipos; Hérnias de disco, protrusão discal e dores lombares.

5. Quais os benefícios na estética?

Dr.ª Antoniella Mendanha: A Ozonioterapia pode ser utilizada para:
Lipoaspiração, Gosdura localizada, Celulites, Olheiras, Rugas de Expressão, Queda de Cabelo, Alopécia, Cicatrizes e queloides, Flacidez, Manchas Cutâneas, Infecções, Dermatites, Acne, Rejuvenescimento facial e corporal.

6. Que equipamento deve ser utilizado?

Dr.ª Antoniella Mendanha: Deve ser utilizado o equipamento que tenha a capacidade gerar o ozônio, então a gente fala que são equipamento geradores de ozônio. Algumas marcas já tem esse tipo de equipamento como o Oxy, da Tonederm.

7. Existem contra indicações?

Dr.ª Antoniella Mendanha: Sim, as contra-indicações são para anemia, problemas na tireoide, deficiência da enzima G6PD, diabete e hipertensão arterial severa.

8. É um procedimento com procura no mercado?

Dr.ª Antoniella Mendanha: A um tempo atrás o uso do ozônio era muito limitado para alguns profissionais que conheciam sua aplicação. Hoje o ozônio está muito mais na mídia, não só para disfunções estéticas como também para tratamento. Inclusive agora com o Coronavírus, foi publicado em um site chinês, que eles estão usando tanto para higienização do ambiente como para aumentar a imunidade do paciente. Desde o ano passado o ozônio já estava muito na mídia, as pessoas já procuram muito, mas agora com o avanço desse vírus está ainda mais sendo divulgado. É sim um tratamento com procura no Mercado e é rentável.

9. Qual é o custo médio de uma sessão de ozonioterapia?

Dr.ª Antoniella Mendanha: Uma sessão de ozonioterapia custa em média de R$150 a R$250, sendo que a bala de gás tem uma durabilidade em média de 70 sessões.

10. Em que mais o ozônio pode se usado?

Dr.ª Antoniella Mendanha: Muito além da medicina, o ozônio se torna indispensável para aplicações em diversas áreas. Considerado como um dos oxidantes naturais mais potentes e também um poderoso germicida, pode ser utilizado em: Processos Industriais, Tratamento de águas, Produção de alimentos, Tratamentos estéticos, Produção de gases e efluentes.

11. Como é a ozonioterapia no mundo?

Dr.ª Antoniella Mendanha: Reconhecida pelo Sistema de Saúde de nações do mundo a fora, a Ozonioterapia é praticada há várias décadas nos 5 continentes. Seus benefícios comprovados são tantos que, na Alemanha, este procedimento médico faz parte dos tratamentos pagos pelos seguros-saúde do governo.

Venha aprender mais desta técnica com o Curso de Ozonioterapia.

Fale com uma de nossas consultoras :

Pelo WhatsApp: Clique aqui.

Pelo Telefone: (62) 3995-7100

Ou acesse mais informações no site: www.iesecursos.com.br

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias:

loading...

Faça parte do nosso canal do Youtube e tenha acesso a Conteúdos Exclusivos!

[fts_youtube vid_count=4 large_vid=yes large_vid_title=no large_vid_description=no thumbs_play_in_iframe=yes vids_in_row=4 omit_first_thumbnail=no space_between_videos=1px force_columns=no maxres_thumbnail_images=yes thumbs_wrap_color=#000 channel_id=UCr4uyXhrDvV6vqFRUd3_ovg]