Previsões para 2024: Procedimentos Estéticos em Destaque

Autor: Blog IESE.

Descubra as tendências que moldarão o mercado estético em 2024, incluindo o poderoso Endolaser.

A busca por procedimentos estéticos avançados continua a moldar o cenário da beleza e do bem-estar. Por isso, vamos ver neste artigo quais são as previsões de 2024 para quem deseja trabalhar com tratamentos não-invasivos em Brasília e Goiânia. 

Pesquisa divulgada ano passado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia demonstra um crescimento de 390% na busca por procedimentos estéticos no Brasil.

Uma coisa é certa: os pacientes querem ter resultados naturais e duradouros, sem riscos e sem intercorrências ou complicações. Além disso, o profissional que se especializa será cada vez mais valorizado.

Como vivemos em um país no qual a aparência física costuma estar no radar não apenas das mulheres, mas também dos homens, os que desejam trabalhar com estética podem desbravar diversos caminhos que vão abrir portas para oportunidades em diferentes áreas.

Para saber mais sobre o tema, continue a leitura!

Quais são as mudanças e tendências no cenário estético?

De acordo com pesquisa da Aestha Clinic, o uso de polinucleotídeos para prevenção do envelhecimento a nível celular é uma das surpresas para 2024.

Ele funciona por meio da ativação da telomerase. Para quem não sabe, os telômeros atuam como uma espécie de “capa” protetora para os cromossomos, garantindo a estabilidade e integridade do DNA.

Assim, ao ativar a enzima, é possível fazer com que as células se dividam por mais tempo, de modo a aumentar sua vida útil.

Nesse sentido, o estudo da reprogramação celular visa deixar a célula jovem por um período maior, o que tende a reverter alterações no organismo relacionadas ao avanço da idade.

Como será a demanda para procedimentos não-invasivos?

De acordo com pesquisa da Mordor Intelligence, haverá em todo um mundo um crescimento de procedimentos não-invasivos de 12% até 2029. Entre eles, incluem-se os de remoção de gordura não cirúrgica e escleroterapia.

Segundo a publicação:

“A popularidade dos métodos de tratamento estético não invasivos ganhou força porque envolvem procedimentos de tratamento rápidos e sem cicatrizes em comparação com outros procedimentos de aprimoramento da beleza”.

O início da pandemia da Covid-19 trouxe impactos negativos para tratamentos estéticos, pois muitas clínicas tiveram que fechar as portas por um certo período. Mas a tendência já está se revertendo e o cenário tende a ser promissor neste e nos próximos anos.

Um dos fatores que pode impulsionar a área de estética é o desenvolvimento de novas tecnologias e o lançamento de novos produtos.

Endolaser é uma tendência em ascensão

O procedimento estético com endolaser é uma técnica que usa o poder do laser para dar um “up” na pele dos pacientes. Sabe aquelas ruguinhas, celulites e a flacidez que insistem em aparecer?

Ele trabalha nas camadas profundas da pele, estimulando a produção de colágeno e elastina, substâncias que deixam a pele firme e elástica.

Como funciona o endolaser?

A magia acontece devido à ação do laser, que dá aquela força para as fibras de colágeno, e o resultado é uma pele mais lisa e firme. A vantagem é que o tratamento é pouco invasivo e a recuperação é mais rápida do que no caso de cirurgias.

Dessa forma, a tecnologia de laser subdérmico conta com fibra ótica que realiza a emissão de energia com determinado comprimento de onda. Além de estimular o colágeno, ele faz a lipólise de gordura.

A liquefação da gordura ocorre por causa da compatibilidade entre o laser de diodo e as células de gordura. 

Por isso mesmo, o tratamento também é chamado de “lipolaser”, mas são procedimentos distintos. O lipolaser age apenas na superfície da pele, enquanto o endolaser age em camadas subcutâneas.

Como é a aplicação do endolaser?

Na aplicação, são feitas pequenas incisões para que o laser aja sob a pele. Ele promove o aquecimento do tecido, ativando a contração do colágeno.

Os resultados são praticamente imediatos. Sim, o endolaser vai moldar o corpo de suas pacientes como um escultor que produz uma obra de arte.

Além disso, talvez essa seja a sua dúvida: quais áreas do corpo são alvo do tratamento. Na verdade, ele pode ser aplicado em quaisquer regiões com acúmulo de gordura e flacidez, como abdômen, coxas, papada, braços, glúteos e até mesmo no rosto.

O tratamento é indolor?

O desconforto que o paciente sente com o endolaser é mínimo e o tratamento é indolor. Afinal, é aplicada anestesia na região tratada.

O procedimento é conhecido por ser bem tolerado, com a maioria dos pacientes relatando apenas sensações leves de calor ou formigamento durante o tratamento.

Podem ocorrer reações adversas?

Como acontece com qualquer tratamento estético, podem ocorrer reações adversas, como vermelhidão, inchaço e hematomas. Porém, eles não são a regra e o procedimento é considerado seguro.

E, claro, o paciente precisa contar com a expertise de um profissional capacitado. Até porque em casos graves podem ocorrer queimaduras, mas se as etapas do tratamento forem bem administradas os riscos são mínimos.

Os resultados duram quanto tempo?

Você já consegue ver os resultados imediatamente na aparência da pele após o procedimento. No entanto, a ação do colágeno é gradual e os resultados finais são perceptíveis após três meses.

Por que profissionais de estética precisam se atualizar?

Da mesma forma que um cientista atualiza suas teorias a partir de novas descobertas, um profissional precisa se atualizar para incorporar novos conhecimentos em sua prática. Então, conheça alguns motivos para fazer uma especialização:

  1. Avanços tecnológicos: os profissionais de estética precisam se atualizar devido aos constantes avanços tecnológicos na área, como novos equipamentos e técnicas que podem melhorar os resultados dos tratamentos.
  2. Novas tendências: acompanhar as novas tendências é essencial para não ficar para trás no mercado.
  3. Melhoria contínua: a busca pela melhoria contínua poderá ser o seu grande diferencial em relação a outros profissionais.
  4. Segurança: a atualização constante permite que os profissionais estejam cientes das práticas mais seguras, de acordo com as normas vigentes.
  5. Competitividade no mercado: a atualização é indispensável para se manter competitivo e oferecer serviços de alta qualidade.

Então, agora você já conhece algumas das previsões para 2024 nos procedimentos estéticos. Aproveite para navegar pelo site do IESE e conhecer nossos cursos de especialização para tratamentos não-invasivos!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias:

loading...

Faça parte do nosso canal do Youtube e tenha acesso a Conteúdos Exclusivos!

[fts_youtube vid_count=4 large_vid=yes large_vid_title=no large_vid_description=no thumbs_play_in_iframe=yes vids_in_row=4 omit_first_thumbnail=no space_between_videos=1px force_columns=no maxres_thumbnail_images=yes thumbs_wrap_color=#000 channel_id=UCr4uyXhrDvV6vqFRUd3_ovg]