Farmácia Clínica: Dúvidas frequentes sobre esta área de atuação

Autor: Lorena Lisita.

Farmácia Clínica, você já ouviu falar sobre esta atuação profissional?

As possibilidades de atendimento no Mercado, tem crescido exponencialmente, e diante de situações de Crise, como a que vivemos com a COVID-19, mais que nunca é possível reafirmar a relevância de profissionais da saúde especializados no diagnóstico precoce e cuidados preventivos.

Conversando com a Drª. Especialista Lorena Lisita, buscamos saber mais como este profissional da Farmácia atua.

O que faz um Farmacêutico Clínico?

Dra. Lorena Lisita: Atua em vários segmentos. Vou citar alguns deles: Realiza e desenvolve procedimentos para a promoção, proteção e recuperação da saúde; assegura que o medicamento seja administrado na dose, frequência, via de administração e horário corretos; promove intervenções terapêuticas, quando necessário; realiza consulta, anamnese e avaliação farmacêutica; planeja e coordena, junto com outros profissionais da saúde, estudos epidemiológicos e outras investigações relacionadas à área da saúde; participa de comitês de ética em pesquisa; identifica interações medicamentosas; desenvolve plano de cuidado farmacêutico individual para cada paciente, etc.

Como é o mercado de trabalho neste segmento?

Dra. Lorena Lisita: Devido à grande capilaridade do varejo farmacêutico brasileiro, o profissional que deseja seguir a carreira de farmacêutico clínico tem um vasto campo de ação nacional, podendo atuar, inclusive, fora dos grandes centros urbanos.

O que esperar da carreira profissional como Farmacêutico Clínico?

Dra. Lorena Lisita: Esta carreira permite ao profissional prestar serviços clínicos farmacêuticos, como por exemplo, o acompanhamento farmacoterapêutico, a conciliação terapêutica e a revisão da farmacoterapia. Ser especialista em farmácia clínica exige que o profissional tenha um perfil multidisciplinar, habilidade de comunicação, capacidade de tomar decisões e de interagir com os pacientes, além de possuir conhecimentos aprofundados em fisiologia humana, patologia, farmacologia e farmacoterapia.

Como se preparar para ser um Farmacêutico Clínico, apto em prescrição e em consultório farmacêutico?

Dra. Lorena Lisita: O curso de graduação em Farmácia é imprescindível para profissionais que desejam seguir carreira em farmácia clínica. Especializar em farmácia clínica é obrigatória para se destacar nessa carreira. E fazer a sua pós-graduação no IESE Especialização, é a garantia de se especializar em uma instituição que possui o propósito de contribuir com excelência na sua formação profissional.

A quem se destina a Pós-Graduação Farmácia Clínica, Prescrição e Consultório Farmacêutico?

Dra. Lorena Lisita: Destina-se a profissionais farmacêuticos que dirigem suas atividades ao atendimento das necessidades dos usuários de medicamentos nas: Farmácias comunitárias, Consultórios farmacêuticos, Drogarias, Farmácias hospitalares, Farmácias de manipulação, Clínicas privadas, Ambulatórios, unidades de saúde ou qualquer outro local que possua usuários de medicamentos expostos ao risco e às consequências de seu uso.

Por que um profissional farmacêutico deve realizar esta Pós-Graduação?

Dra. Lorena Lisita: Para adquirir segurança e habilidade na hora de prescrever medicamentos relacionados ao âmbito profissional do farmacêutico, bem como correlacionar as condições clínicas e laboratoriais do paciente, a sua necessidade medicamentosa.

Em que o farmacêutico pode atuar fazendo a Pós-Graduação em Farmácia Clínica, Prescrição e Consultório Farmacêutico?

Dra. Lorena Lisita: Ao final do curso o farmacêutico poderá atuar de forma humanizada e proativa na área de Farmácia Clínica, direcionada à prescrição farmacêutica. Através de uma formação reflexiva, crítica e criativa, conhecerá formas de atuação em prescrição de medicamentos considerando a semiologia fundamentada em necessidades multidisciplinares, aprofundando os conhecimentos sobre prescrição farmacêutica e ampliando a compreensão de concepções acerca de boas práticas, baseando-se em aspectos teóricos e em ferramentas necessárias para uma atuação segura e de qualidade. Poderá atuar em farmacologia clínica, terapêutica, abrir o seu próprio consultório farmacêutico, atuar em pesquisas na área, dentre outras atuações.

Quais os diferenciais o aluno irá encontrar escolhendo o IESE Especialização?

Dra. Lorena Lisita: O IESE oferece um curso de especialização completo para o farmacêutico que deseja ser especialista na área da farmácia clínica. Corpo docente altamente qualificado com experiência na prática clínica; Ementa contextualizada ao mercado de trabalho; Gestão em consultório farmacêutico; Módulo em vacinação (com a prática presencial com transmissão ao vivo).

Como o farmacêutico especialista em farmácia clínica, pode contribuir com a população enquanto profissional da saúde?

Dra. Lorena Lisita: Nas orientações aos pacientes quanto ao perigo da automedicação; contribuir na redução quanto ao uso irracional de medicamentos; esclarecer quanto as possíveis reações adversas a medicamentos; ser um farmacêutico atuante como o profissional mais acessível à população na linha de frente do combate a pandemia do COVID-19; prestar esclarecimentos quanto ao tratamento precoce de doenças, kit covid, dente várias outras.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias:

loading...

Faça parte do nosso canal do Youtube e tenha acesso a Conteúdos Exclusivos!