Outubro Rosa é com cosméticos livres de xenobióticos

Autor: Dr.ª Ana Carolina Teixeira.
Categoria: Cosmetologia

No Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, busque o que é mais seguro o ano todo para cuidar da beleza e da saúde: cosméticos livres de xenobióticos.

No mês de outubro, o país inteiro veste o “rosa” em referência à campanha que busca enfatizar a importância da detecção precoce do Câncer de Mama, ação que ficou conhecida como Outubro Rosa. E esse assunto é tão sério que, além de reforçar a importância do autoexame para prevenir a doença, também vale o alerta sobre reduzir a exposição a fatores de risco. E aí entra a questão de fazer escolhas mais seguras e conscientes, por exemplo, quanto ao uso de cosméticos, que devem sempre ser livres de xenobióticos.

Xenobióticos são compostos estranhos ao organismo humano e que podem acarretar sérios prejuízos à saúde, pois têm ação nociva sobre as células, por isso deve-se evitar produtos que contenham essas substâncias em sua composição. Infelizmente eles podem ser encontrados em vários produtos que utilizamos no nosso dia a dia, incluindo cosméticos de tratamento, produtos de beleza e de higiene pessoal, fármacos e até em alguns alimentos. E você só vai descobrir isso se ficar de olho no rótulo, buscando sempre a lista de ingredientes. Entre os mais conhecidos que podem estar presentes em cosméticos estão os conservantes parabenos, liberadores de formol, óleo mineral, parafina e propilenoglicol.

Os conservantes liberadores de formaldeído são considerados tão sensibilizantes e causadores de irritação quanto o próprio formaldeído (formol), de uso proibido no Brasil e identificado como tendo potencial cancerígeno. No caso do propilenoglicol, a principal ocorrência é dermatite de contato. Já o uso do óleo mineral resulta em difícil absorção de nutrientes pela pele, causando tamponamento, além de ser altamente comedogênico (acneico), ocasionando obstrução dos poros e aumento da sensibilidade cutânea. No caso dos parabenos, eles apresentam características estrogênicas, ou seja, agem no organismo como se fossem o estrogênio, um hormônio feminino. Ao serem aplicados na pele, podem ser absorvidos pelo corpo, provocando desregulação endócrina. Muitos estudos mostram a ação nociva dessas substâncias, mas, na dúvida, opte pelo que é mais seguro: Bases Biocompatíveis, livres de xenobióticos.

Então, vale a pena lembrar: exames preventivos são um cuidado que vale para a vida toda. O uso de cosméticos seguros também.

#outubrorosa
#semxenobióticos
#cosmeticoslivresdexenobióticos

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias:

loading...

Faça parte do nosso canal do Youtube e tenha acesso a Conteúdos Exclusivos!

[fts_youtube vid_count=4 large_vid=yes large_vid_title=no large_vid_description=no thumbs_play_in_iframe=yes vids_in_row=4 omit_first_thumbnail=no space_between_videos=1px force_columns=no maxres_thumbnail_images=yes thumbs_wrap_color=#000 channel_id=UCr4uyXhrDvV6vqFRUd3_ovg]