Master em estética avançada: como se destacar neste mercado

Autor: Renata Pádua.

Descubra como se destacar no mercado de estética avançada

Nos últimos anos, a procura constante pela beleza e a vaidade, fez com que o mercado da beleza, tornasse ainda mais competitivo.

Existem práticas de ponta em todos os lugares, competindo diretamente com você. Enquanto isso, profissionais de baixo custo estão se instalando em praticamente todas as esquinas…

…e o consumidor nem sempre percebe a diferença.

Com isso, é fundamental saber como se diferenciar da concorrência.

Mas, quais táticas você pode usar para se destacar e tornar o destino preferido da clientela?

Esqueça descontos, promoções especiais e outras mágicas. A verdadeira resposta você encontrará aqui, no artigo de hoje.

Leia até o final e descubra!

Por que eu tenho que diferenciar?

Vamos te dizer por quê. 

Sabemos que a indústria da beleza é muito lucrativa e atrai diversos profissionais, ou seja, você não está apenas competindo contra seus colegas com quem frequentou a faculdade de estética. 

Agora você está competindo com as principais especialidades, bem como as instituições que veem esse mercado como um grande setor de crescimento; e o bolo ficou ainda maior, graças as mídias sociais. 

Tudo isso significa que é melhor você encontrar seu nicho de mercado e atendê-lo, ou, seus concorrentes farão isso por você.

Mas, o que eu devo fazer para diferenciar da concorrência?

Bom, você pode se diferenciar através de sua comunidade, tecnologia, valor, serviço ou afinidade. Ajudaremos você com algumas dicas:

1. Construa sua marca pessoal

Muitas clínicas de estética oferecem tratamentos semelhantes ao seu. Mas há uma coisa que nenhum deles pode replicar: você.

Sua personalidade, seu estilo e até mesmo a maneira como você aborda seu trabalho são únicos, e você pode capitalizar isso para construir uma forte base de seguidores.

“Quem é você como pessoa? Se você conseguir responder isso, as pessoas se conectarão a você.”

Pode demorar um pouco para você descobrir e depois para o público se conscientizar, mas você precisa pensar em como você cria essa marca.

As táticas podem incluir dar entrevistas à mídia local para fortalecer seu vínculo com a comunidade e mostrar sua personalidade e abordagem.

2. Escolha um público restrito

A maioria das clínicas de estética tenta atender a uma base de clientes muito amplaEles geralmente visam o mesmo público, e, como resultado, parecem e soam como todos os seus concorrentes.

Para se destacar neste mercado, você precisa ser corajoso o suficiente para atingir uma faixa estreita e muito específica do mercado.

Pense em “millennial” (geração do milênio), pessoas com idade avançada, homens — é melhor se concentrar em um grupo e fazer isso bem antes de expandir.

Após ter um mercado-alvo restrito, você pode adaptar seus serviços a essa clientela. É contraintuitivo, mas ser muito especializado normalmente resulta em um crescimento nos negócios, porque você se torna mais atraente para um determinado grupo de clientes.

3. O ponto fraco deles é o seu ângulo

Uma das maneiras mais eficazes de vencer estrategicamente a concorrência é identificar seu ponto fraco e transformá-lo em sua vantagem, na verdade, você pode até precisar considerar o que eles veem como seu ponto mais forte e virar isso de cabeça para baixo para servir ao seu negócio.

Deixe-me explicar…

Se a prática de um concorrente foi estabelecida localmente por muitos anos, seu concorrente pode ver isso como sua maior força — afinal, as pessoas os conhecem, eles são parte da comunidade e uma presença familiar com grande clientela (lealdade).

Como você poderia transformar isso em uma vantagem? Como você pode transformar esse ponto aparentemente forte em uma fraqueza ou no ângulo definidor de sua prática?

Bem, você pode não estar estabelecido, mas é inovador, de ponta, trazendo novas técnicas e tecnologias para a área. Você treinou com os melhores, tem visão de futuro. Estes são todos os pontos para comunicar. 

Como outro exemplo, em vez de preocupar em se tornar grande, quando seus clientes chegarem até você, ofereça-lhes um atendimento personalizado, de forma com que eles se beneficiam de sua experiência ou veem os mesmos profissionais todas às vezes, para construírem um relacionamento forte.

Talvez seu concorrente ofereça mais tratamentos — ótimo — você oferece alguns procedimentos cuidadosamente escolhidos, porque investiu em um treinamento avançado significativo e acredita que essa técnica trará melhores resultados. 

4. Nunca pare de aprender

Por fim, mesmo quando os negócios parecem melhores do que nunca, nunca pare de buscar maneiras de aprender: seja no atendimento ao cliente, nas mídias sociais, na jornada do cliente ou na forma como você se identifica. 

Certifique-se de que tudo gira em torno dos seus clientes, porque quando eles entram em uma clínica que atende todas as suas necessidades, com certeza valorizarão isso, e voltarão. 

Em última análise, há muitas partes necessárias para garantir que sua clínica de estética atraia e retenha clientes, apesar de toda a concorrência. É o entusiasmo e o esforço certos que podem fazer toda a diferença. 

Pode ser impressionante ver tudo o que é necessário para melhorar, mas concentre-se no que você e sua clínica estão se tornando. Defina metas para o próximo mês e ano e continue a definir seu padrão-ouro mais alto do que o que a concorrência define.

São esses grandes ajustes, além dos pequenos toques, que o manterão no topo.

Lembre-se!

O seu negócio é único!

Se você puder identificar o que o diferencia — seja sua atitude, valores, treinamento, sua formação, seu conhecimento ou qualquer outra coisa — e incorporar isso em todos os aspectos de sua prática, você terá uma grande vantagem competitiva.

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