Durante o inverno os cuidados com a pele devem aumentar pois a redução na umidade do ar e nas temperaturas ocasionam uma queda na transpiração corporal e, por consequência, a pele fique mais seca.
Esses fatores associados à temperatura elevada da água do banho, que ajuda a remover a oleosidade natural da nossa pele, são responsáveis pela desidratação e ressecamento. Outro agravante é que a pele seca tem maior tendência ao envelhecimento precoce.
Por isso, é necessário investir em hidratantes para manter a pele sempre bonita e saudável.
Para uma correta hidratação é importante utilizar produtos com bases biocompatíveis (formulados com óleos vegetais), pois esses têm maior permeação e são estruturalmente semelhantes ao manto hidrolipídico da derme, ou seja, são compatíveis com a pele.
É importante verificar ainda se o hidratante está livre de xenobióticos, como os parabenos, que ressecam a pele, e o óleo mineral, que entope os poros e dificulta a permeação de ativos.
Aqueles que apresentam excesso de oleosidade ou acne, devem utilizar hidratantes oil free, principalmente no rosto e tórax, para evitar a piora dos sintomas.
Cuidar dos lábios é imprescindível já que eles também sofrem com o ressecamento, ficando rachados e descamando. O ressecamento piora com a saliva, desta forma, evite ficar passando a língua pelos lábios e lembre-se de usar um protetor labial.
Ainda é importante manter-se hidratado, ingerindo pelo menos 2 litros de água por dia, e sempre aplicar o protetor solar, pois mesmo no inverno o sol queima e estamos em contato cotidianamente com a luz visível (aquela dos equipamentos eletrônicos, como TV, celular, computador, etc).
O inverno é o período mais propício para realização de procedimentos estéticos em que o paciente deve evitar a exposição solar, como peelings e tratamentos a laser. Então, aproveite os meses de junho, julho e agosto, para realizar esses protocolos.