A drenagem linfática, também conhecida como massagem linfática, é uma técnica que tenta auxiliar o organismo num processo natural para eliminar as toxinas resultantes do trabalho do metabolismo e drenar os líquidos que devem ser eliminados. É aplicada com movimentos rítmicos e de pressão leve para estimular o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado.
O sistema linfático é responsável por regular o sistema imunológico, filtrar o sangue e remover toxinas que podem prejudicar o organismo e causar doenças. Quando esse sistema fica lento ou ocorre algum tipo de bloqueio no seu funcionamento, o corpo tende a acumular toxinas.
Ao contrário do que muita gente pensa, a drenagem linfática não tem que doer e nem deixar hematomas para funcionar. A ideia é que ela seja suave e inclusive relaxante.
O desconforto pode acontecer se alguma região massageada estiver mais sensível por inflamação, acúmulo de líquidos ou cicatrizes recentes de cirurgia. Se surgirem manchas roxas depois das sessões de massagem, é sinal de que os movimentos foram muito agressivos e houve rompimento de vasos.