Imersão Toxina Botulínica! Saiba tudo sobre a aplicação

Autor: Blog IESE.

Para quem trabalha com estética, fazer uma imersão em toxina botulínica vai deixar você preparado para atender pacientes com diferentes demandas.

Com a capacidade de suavizar linhas finas e rugas faciais, a toxina botulínica se tornou uma opção cada vez mais procurada por pessoas que desejam melhorar a estética facial, prevenir rugas e reduzir os sinais visíveis do envelhecimento.

Mas, afinal, como funciona a aplicação? Quais são os tipos de tratamento que existem?  Continue lendo para saber mais detalhes!

Mercado de injetáveis estéticos

De acordo com relatório da Mordor Intelligence, haverá um crescimento em todo o mundo de 10,29% até 2027 no mercado de preenchimentos estéticos.

O relatório é intitulado: Análise do tamanho e participação do mercado de preenchimentos estéticos – Tendências e previsões de crescimento (2023 – 2028). Ele inclui países de todos os continentes, inclusive o Brasil.

O estudo aponta que o avanço no setor “é atribuído principalmente ao foco crescente das pessoas na aparência e nos avanços feitos nos procedimentos, o que proporciona melhores resultados”.

Outra pesquisa, publicada no Spherical Insights, demonstra que o crescimento no setor de injetáveis estéticos totalizará recursos de US$ 37,5 bilhões até 2030. Confira o gráfico:

Inclusive, a pesquisa relata estudos na área de bioestimuladores provenientes da seda, que poderão se propagar no mercado nos próximos anos.

O que é toxina botulínica?

A toxina botulínica, conhecida pelo termo popular botox, é uma substância empregada em tratamentos estéticos para acabar com rugas e linhas de expressão. As aplicações podem ser feitas na testa, ao redor dos olhos, na boca e no pescoço.

Ela age paralisando temporariamente os músculos que causam essas marcas no rosto e proporciona uma aparência mais jovem e suave.

Os resultados geralmente duram de quatro a seis meses. Após esse período, o tratamento pode ser repetido.

Apesar de ter origem em uma bactéria que causa intoxicação alimentar, a toxina botulínica é tratada quimicamente e é segura, pois são aplicadas apenas pequenas doses na região a ser tratada.

Nessa linha, a pesquisaEmbelezamento facial com injetáveis e principais diferenças entre os gêneros”, realizada por pesquisadores do Instituto Boggio, relata que:

“Tratar e cuidar da estética facial do indivíduo não se traduz somente em melhorar a sua autoestima, mas de forma ampla, melhora sua autoaceitação, suas relações interpessoais e sua percepção de vida no contexto global.

Não é de se admirar, portanto, o expressivo aumento na busca por procedimentos estéticos não cirúrgicos, notadamente preenchedores e toxina botulínica, uma vez que eles oferecem bons resultados, com segurança e sem afastamento das atividades cotidianas”.

Imersão Toxina Botulínica: tipos de procedimentos

Vamos entender neste tópico diferentes tipos de procedimentos aplicáveis com a toxina botulínica. Existem diferentes perfis de pessoas que podem aplicar, desde as mais jovens até as que já estão com idade mais avançada.

Botox tradicional

A toxina botulínica age bloqueando a liberação de acetilcolina, um neurotransmissor que envia sinais nervosos para os músculos.

Isso leva a um relaxamento muscular temporário que reduz a aparência de rugas e linhas de expressão.

A aplicação da injeção é feita com uma agulha fina e normalmente é indolor. É importante que o profissional tenha conhecimento anatômico e habilidade para aplicar a dose correta em cada ponto.

Vale lembrar que a aplicação de toxina botulínica é contraindicada para pacientes grávidas.

Microbotox

O microbotox é a técnica que usa doses menores e mais diluídas para melhorar a textura da pele, reduzir o tamanho dos poros, tratar melasma,  pele oleosa e até queda de cabelo.

Ele aumenta a firmeza da pele e diminui a ação das glândulas sudoríparas e sebáceas.

O melasma, por exemplo, é uma condição dermatológica comum que provoca manchas escuras e irregulares na pele, geralmente no rosto.

Essas manchas acontecem devido ao aumento da produção de melanina, que é o pigmento que dá coloração à pele, e se tornam mais graves pela exposição ao sol.  São mais comuns em mulheres e podem ser desencadeadas por fatores hormonais, como gravidez ou uso de contraceptivos.

Para atenuá-las, o microbotox pode ser aplicado de forma mais superficial sem a necessidade de um aprofundamento na derme como acontece no botox tradicional.

Mesobotox

Mesobotox é uma técnica de tratamento facial que envolve a injeção de uma pequena quantidade de toxina botulínica diluída em agentes hidratantes, como vitaminas, minerais e ácido hialurônico, entre outros.

O procedimento age para reduzir linhas finas, sem deixar o rosto com um feição enrijecida.

O tratamento geralmente é de até 2 sessões com intervalo de 15 dias.

As linhas finas são pequenas rugas que aparecem na pele do rosto e do pescoço. Elas são causadas por fatores como envelhecimento, exposição ao sol, tabagismo e desidratação.

À medida que envelhecemos, reduz-se a produção de colágeno e elastina. Consequentemente, a pele fica mais fina e menos elástica. Isso leva ao aparecimento de linhas de expressão, que podem ser tratadas com o mesobotox.

Baby botox

O Baby Botox é uma técnica de prevenção que visa trazer uma aparência mais natural e harmoniosa para o rosto.

É indicado principalmente para pacientes mais jovens que desejam prevenir o aparecimento de sinais de envelhecimento, como os pés de galinha, por exemplo.

A aplicação ocorre em pequenas doses e é um tratamento mais suave em comparação com a aplicação tradicional de botox, que é utilizado para tratar linhas finas já existentes. Portanto, é recomendada para pacientes a partir dos 25 anos.

Áreas de tratamento com toxina botulínica

A toxina botulínica pode ser aplicada em diversas áreas, incluindo rosto, pescoço e lábios:

  • Rosto: o tratamento é comum na testa, entre as sobrancelhas, ao redor dos olhos e queixo, visando suavizar linhas de expressão e rugas faciais.
  • Pescoço: a toxina botulínica pode ser utilizada para reduzir a aparência de flacidez e melhorar o contorno da região, incluindo a linha do maxilar.
  • Lábios: o tratamento é focado em suavizar as linhas finas ao redor da região labial, melhorar o contorno dos lábios superiores e diminuir vincos.

Então, você deseja trabalhar na área de estéticas injetáveis e se especializar em uma instituição reconhecida no mercado?

Conheça o nosso curso:

Imersão em Toxina Botulínca –  Full Face Pescoço e Demais Aplicações Estéticas

Categorias:

Quer saber mais sobre os cursos IESE? Preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos consultores.

    Faça parte do nosso canal do Youtube e tenha acesso a Conteúdos Exclusivos!

    [fts_youtube vid_count=4 large_vid=yes large_vid_title=no large_vid_description=no thumbs_play_in_iframe=yes vids_in_row=4 omit_first_thumbnail=no space_between_videos=1px force_columns=no maxres_thumbnail_images=yes thumbs_wrap_color=#000 channel_id=UCr4uyXhrDvV6vqFRUd3_ovg]