5 melhores tratamentos com microagulhamento para o rosto

Autor: Thiago.
Categoria: Saúde Estética

Novas técnicas para beleza surgem a cada dia, mas ninguém pode negar que o microagulhamento chama a atenção de qualquer um, principalmente quando falamos de microagulhamento no rosto.

Esta técnica, ao mesmo tempo em que é muito procurada nas clínicas de estética, também gera muitas dúvidas. Afinal de contas, como que funciona o microagulhamento? Para o que é indicado? Quem pode aplicar? Microagulhamento no rosto dói? Mas vamos aos poucos.

Como o microagulhamento funciona?

A técnica de microagulhamento tem chamado atenção da mídia devido aos resultados surpreendentes. Mas saiba já que você não pode sair aplicando o microagulhamento sem antes realizar um curso sobre o assunto, com teoria e prática.

Agora vamos ao que interessa.

O microagulhamento é uma técnica que utiliza (como o nome já diz) microagulhas para realizar pequenas fissuras na pele.

O tamanho das agulhas pode variar de acordo com objetivo do tratamento, ou de profissional para profissional, pois apenas alguns profissionais podem aplicar algumas agulhas.

Classificação da intensidade da injúria provocada pelo microagulhamento, tratamentos e quem pode aplicar.

Característica do estímulo

Comprimento da agulha

Injúria leve

0,25 e 0,5mm – profissionais de estética, biomédicos, fisioterapeutas e médicos.

Efeito drug delivery, rugas finas, melhoria de brilho e textura, leve irregularidade da pele.

Injúria Moderada

1,0 e 1,5mm – fisioterapeutas, biomédicos e médicos.

Flacidez cutânea, rugas médias, rejuvenescimento global, queda capilar, hipercromias leves.

Injúria Profunda

2,0 e 3,0mm – médicos.

Cicatrizes onduladas e retráteis, estrias e rugas profundas, cicatrizes de queimadura .

Resumindo, o microagulhamento em si pode ser usado com dois objetivos: potencialização da produção de colágeno ou drug delivery.

Produção de colágeno

Principalmente quando é aplicado o microagulhamento no rosto, o objetivo pode ser elevar a produção de colágeno da pele. Assim, acontece a redução da flacidez, rugas e linhas de expressão.

O microagulhamento ocasiona uma microlesão. Quando a nossa pele sofre uma lesão, o organismo age para restabelecer o tecido danificado. E assim, um novo tecido é formado, rico em colágeno e elastina.

É indicado também para cicatrizes hipotróficas, ou seja, partes da pele que estão com menor quantia de tecido devido uma lesão. Um exemplo disso são as cicatrizes de acne.

Efeito drug delivery

O microagulhamento também pode ser aplicado com o objetivo de potencializar um tratamento, levando ativos até uma região mais profunda da derme. A tradução literal de drug delivery é “entrega de drogas” mas podemos traduzir para “entrega de ativos”. Ou seja, o microagulhamento leva os ativos para a cama da derme onde eles realmente agem, provocando resultados mais rápidos e eficientes.

O drug delivery pode ser utilizado para qualquer tratamento estético, inclusive combinado com a potencialização da produção de colágeno.

Como aplicar o microagulhamento

Hoje, o mercado oferece dois principais aparelhos para a aplicação da técnica de microagulhamento: o dermaroller e o dermapen. Os dois aparelhos podem ser utilizados para os mesmos propósitos.

Daqui a pouco, vamos falar mais sobre as diferenças entre cada um.

Os 5 melhores tratamentos com microagulhamento no rosto

Como já falamos, o microagulhamento utiliza a mesma técnica para objetivos diferentes: drug delivery ou colágeno. Mas isso não significa que o tratamento deva ser sempre o mesmo. Afinal de contas, tudo depende dos ativos carregados pelos cosméticos que serão aplicados no local de tratamento.

Conheça a seguir 5 dos melhores tratamentos que aplicam o microagulhamento no rosto.

Antes de iniciar qualquer tratamento, é vital que você realize uma boa limpeza pele. Lembre que o microagulhamento é invasivo, e não podemos permitir que impurezas invadam seus pequenos ferimentos, não é?

Tratamento para cicatrizes de acne com microagulhamento

Quem nunca apertou uma espinha quando era adolescente? É claro que não esperávamos que no lugar dela, uma cicatriz se formasse. Infelizmente, acontece. A boa notícia é que o microagulhamento pode ajudar a resolver esse problema.

Após a técnica do microagulhamento no local da cicatriz, você precisa escolher qual os ativos que podem ser interessantes para aplicar no local para o objetivo deste tratamento.

  • Ácido hialurônico.

Já conhecido por muitas de suas funções, esse ácido é uma molécula produzida naturalmente pelo nosso corpo. Por isso, ela é muito bem aceita pelo nosso organismo. O ácido hialurônico atua na hidratação, elasticidade e, no caso da cicatriz de acne, atua realizando preenchimento. Quando associado ao microagulhamento, apresenta resultados incríveis.

  • Fator de Crescimento Fibroblástico Básico

Os fatores de crescimento são substâncias que provocam o estímulo para causar maior proliferação celular. Podem ser aplicados em tratamentos de estrias, rejuvenescimento de pele, em momentos pós-operatórios ou, no nosso caso, em cicatrizes de acne.

O Fator de Crescimento Fibroblástico Básico (Nanofactor – b-FGF) estimula a recuperação tecidual através da ativação de novas células da derme, ideal para o tratamento de cicatrizes. Aliado a isso, também induz a produção de colágeno e elastina.

Quais cosméticos utilizar?

Para o tratamento de cicatrizes de acne utilizando a técnica de microagulhamento, você pode utilizar os seguintes cosméticos.

  • Serun Vitalizante

Este sérum é um antiage com ácido hialurônico, que pode ser utilizado para regeneração tecidual. Além disso, também carrega a vitamina C nanoencapsulada, sendo um potente antioxidante.

Quero saber mais sobre o Serun Vitalizante.

  • Gel Creme Skin Factor

Este gel com fatores de crescimento é ideal para o tratamento de cicatrizes, como as de acne. Também pode ser associado em tratamentos para estrias, rejuvenescimento, tratamentos capilares e em momentos pré e pós-operatórios.

Quero saber mais sobre o Gel Creme Skin Factor.

Tratamento para melasma com microagulhamento

As manchas no rosto podem surgir por diversos fatores, sendo o mais comum a exposição contínua à luz solar. Mas também podem aparecer durante a gestação devido aos hormônios, ou mesmo após uma inflamação na pele. E o microagulhamento pode ser o tratamento perfeito para resolver essa alteração inestética também. Basta escolher os melhores ativos.

  • Belides

Este ativo é um clareador natural muito eficaz, que é indicado para atuar antes, durante e depois da formação da melanina.

  • Alpha Arbutin

Um ativo com ação clareadora que atua inibindo a tirosinase, inibindo assim a formação da melanina.

  • Biofoetida

Um ativo poderoso, derivado de um extrato de uma planta rica em ácido ferúlico, um potente antioxidante capaz de inibir a formação de melanina, além de neutralizar os radicais livres gerados pelo sol, poluição, cigarros ou estresse.

Quais cosméticos utilizar?

Para o tratamento de melasma utilizando a técnica de microagulhamento, você pode utilizar o seguinte cosmético.

  • Ionto White Skin

O Ionto White Skin auxilia nos tratamentos de clareamento, com ação inibida da formação de melanina, sendo indicado então para o tratamento de peles com manchas.

O Ionto White Skin possui todos os ativos citados acima, e utilizando apenas ele, somado à técnica de microagulhamento, os resultados já serão incríveis.

Quero saber mais sobre o Ionto White Skin.

Tratamento para rejuvenescimento com microagulhamento

Quando envelhecemos, já é esperado o aparecimento de rugas e linhas de expressão. A produção de colágeno e elastina diminui, e a flacidez começa a aparecer.

  • Vitamina C

Provavelmente seja o ativo mais conhecido neste blog post, e não é sem motivos. A vitamina C é um poderoso antioxidante, que auxilia muito a prevenir e tratar o envelhecimento de pele. Com toda essa ação antioxidante, ela “sequestra” os radicais livres, retardando o envelhecimento precoce. A vitamina C ainda estimula a produção de colágeno.

  • Ácido hialurônico (de novo)

Sim, ele de novo. O ácido hialurônico possibilita uma série de tratamentos, de cicatrizes de acne, preenchimento, hidratação e rejuvenescimento. Então, você pode aplicar ele novamente aqui.

  • Fatores de Crescimento (e de novo)

Os fatores de crescimento já são bem conhecidos no mercado, por seus resultados principalmente sobre cicatrizes ou danos na pele, mas também podem ser utilizados para rejuvenescimento.

O b-FGF é um fator de crescimento que estimula fibroblastos, reduzindo o envelhecimento, linhas e rugas, ativando as novas células da pele.

  • Aminoácidos

Os aminoácidos, como o Hydroxyprolisilane CN, estimulam a biossíntese de colágeno, reduzindo consideravelmente a oxidação proveniente do envelhecimento da pele. Desse jeito, os aminoácidos melhoram a regeneração celular e a hidratação, mantendo a pele jovem e bonita.

  • DMAE

Também conhecido como dimetilaminoetanol, é um antioxidante produzido pelo nosso corpo, mas é encontrado em maior quantidade em peixes. Antes utilizado para recuperação de memória, hoje ele é utilizado em cremes anti-idade.

Ideal para proporcionar elasticidade, firmeza e tonicidade para a pele, cosméticos com DMAE são perfeitos para combater as linhas de expressão do rosto.

Quais cosméticos utilizar?

Quando o negócio é rejuvenescimento de pele, estamos falando principalmente sobre flacidez da pele, que perde a tonicidade com o tempo, formando rugas e linhas de expressão. Para um tratamento de rejuvenescimento de pele com microagulhamento, você pode utilizar:

  • Antiox

O Antiox é um sérum com função antioxidante. Seu principal diferencial é a vitamina C nanoencapsulada, sendo pura e concentrada. O Antiox não possui nenhuma adição de água, e possui uma composição 97,7% ativa, sendo altamente eficaz contra a oxidação diária da pele.

Quero saber mais sobre o Antiox.

  • 4D

Este sérum preechedor possui ácido hialurônico em 4 pesos moleculares diferentes. Qual a diferença que isso causa durante o tratamento de preenchimento de rugas? Assim, o preenchimento acontece em várias camadas da pele, preenchendo de dentro para fora.

Quero saber mais sobre o 4D.

  • Ionto Bio Factor

Este cosmético com fatores de crescimento possui o potencial de aumentar os níveis de colágeno e elastina da pele, sendo ideal para rejuvenescimento, entre outros protocolos, como procedimentos pré e pós-cirúrgicos.

Quero saber mais sobre o Ionto Bio Factor.

  • Serun Vitalizante

Já falamos sobre essa belezinha aqui, mas vamos reforçar: o Serun Vitalizante é um cosmético multifuncional, e também carrega aminoácidos que potencializam a biossíntese de colágeno.

Quero saber mais sobre o Serun Vitalizante.

  • Ionto DMAE Tenso Active

DMAE está entre os ativos mais potentes quando o problema é a flacidez, e o Ionto DMAE Tenso Active resolve justamente estes problemas: flacidez, rugas e linhas de expressão, proporcionando maior firmeza e tonicidade na pele.

Quero saber mais sobre o Ionto DMAE Tenso Active.

Tratamento para estrias no rosto com microagulhamento

Elas são raras, mas pode chegar o dia em que você se depara com uma cliente com estrias no rosto. Veja os melhores ativos para realizar esse tratamento.

  • DMAE

Sim, o DMAE pode ser utilizado na prevenção das estrias, o que é o ideal. E mesmo quando elas já estão presentes na pele, ele também pode ser um ativo chave.

  • Raffermine

Raffermine são frações de soja, muito semelhantes à pele, que estimulam a síntese do colágeno, aumentando a elasticidade e corrigindo falhas, como estrias.

  • Fatores de Crescimento

Como falamos, os fatores de crescimento são muito bem reconhecidos por sua ação contra cicatrizes. Bom, uma estria nada mais é do que uma cicatriz da pele que sofreu com excesso de estiramento. Portanto, os fatores de crescimento são uma boa pedida também contra as estrias.

Quais cosméticos utilizar?

Estrias incomodam muitas pessoas, e podem ser difíceis de tratar apenas com cosméticos. Por isso, utilizar o microagulhamento para levar os ativos até uma camada mais profunda da pele é uma boa forma de melhorar o aspecto dessas alterações inestéticas.

  • Tenso Active

O Tenso Active, apesar de ser um creme home care, pode muito bem ser utilizado pela profissional de estética. Este creme contém DMAE Nano Vetor e Raffermine, dois dos ativos mais poderosos contra estrias e flacidez da pele.

Quero saber mais sobre o Tenso Active.

  • Ionto Bio Skin

O Ionto Bio Skin oferece fatores de crescimento para a melhoria de cicatrizes, marcas na pele ou estrias em qualquer parte do corpo.

Quero saber mais sobre o Ionto Bio Skin.

  • Tratamento Capilar com Microagulhamento

A alopecia é muito relacionada aos homens, mas também pode acontecer em mulheres. Comumente associada à genética, também pode estar relacionada a fatores hormonais, estresse, idade, entre outros.

Conheça um tratamento com microagulhamento para alopecia

  • Nano T-Growth Hair

Este ativo é um blend de extratos vegetais, vitaminas e minerais, que juntos formam um aliado contra a queda de cabelo. Com extrato de alcaçuz, este composto conseguiu comprovar efeitos mais rápidos que o minoxidil, conhecido medicamente do mercado. E o melhor: sem os efeitos colaterais.

Quais cosméticos utilizar?

Quando o assunto é queda de cabelo, já ficamos atentos. Afinal, é uma característica que muda muito a nossa estética pessoal. Porém, escolhendo os cosméticos corretos, podemos reverter esse medo.

  • Linha Cap Therapy

Esta linha possui dois grandes produtos: o Cap Intense e o Cap Tonic.

Os dois possuem o Nano T-Growth Hair, aliado a fatores de crescimento, que buscam manter o fio forte e saudável.

Microagulhamento dói?

Uma dúvida muito comum antes de fazer o microagulhamento. Afinal de contas, microagulhamento dói?

A resposta nunca é certa. Basta nos perguntarmos: tatuagem dói?

A maioria deve responder que sim, mas mesmo assim, são níveis de dor diferentes para cada pessoa.

Com o microagulhamento, acontece a mesma coisa: enquanto uma pessoa pode sentir dor com agulhas 1,0mm, uma outra pessoa pode receber um tratamento com agulha 1,5mm e não sentir tanto desconforto.

De qualquer forma, profissionais liberados para aplicar microagulhamento com agulhas maiores possuem permissão para utilizarem anestésico tópico na pele da cliente. Afinal de contas, o conforto também conta na hora do atendimento.

Contraindicações do microagulhamento

Como todo tratamento invasivo, o microagulhamento não pode ser aplicado em alguns casos, como por exemplo:

  • Acne ativa
  • Herpes ativa
  • Psoríase
  • Doenças de pele
  • Diabetes não controlada

Devo passar o protetor solar após o microagulhamento?

Entre esteticistas e profissionais que realizam atendimentos de saúde estética, é comum pensar em aplicar o protetor solar na finalização do procedimento. Afinal de contas, protege a pele, e isso é bom.

Porém, nesse caso o indicado é não aplicar o protetor solar. Após o microagulhamento, a pele estará com os canais abertos, como um ferimento, mesmo que superficial. É preciso todo o cuidado com essas aberturas da pele, para não encadear um processo inflamatório. O recomendado é aplicar o filtro solar apenas após 24h da aplicação do microagulhamento.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias:

loading...

Faça parte do nosso canal do Youtube e tenha acesso a Conteúdos Exclusivos!

[fts_youtube vid_count=4 large_vid=yes large_vid_title=no large_vid_description=no thumbs_play_in_iframe=yes vids_in_row=4 omit_first_thumbnail=no space_between_videos=1px force_columns=no maxres_thumbnail_images=yes thumbs_wrap_color=#000 channel_id=UCr4uyXhrDvV6vqFRUd3_ovg]